quarta-feira, 23 de abril de 2014

Desenvolvendo Habilidades e Hábitos Responsáveis

/ /
  1. 1
    Pratique a autodisciplina. Se você quiser ser responsável, será preciso praticar a autodisciplina. Isso não significa que você precise ter uma ética de trabalho de um cientista de foguetes ou a rotina de um cadete militar. Isso apenas significa que você precisa saber como e quando agir responsavelmente, sem deixar de lado tarefas importantes para favorecer a diversão. Para ser autodisciplinado, você precisará estabelecer objetivos e realizá-los sem se distrair.
    • Faça uma lista de afazeres administráveis diariamente e tente completar o máximo de tarefas que puder.
    • Recompense-se por completar tarefas difíceis ao sair de casa para se divertir. Não pare de se divertir apenas para ser disciplinado.
    • Lembre-se do final do jogo para se manter motivado. Claro, estudar para a prova de biologia não é divertido – porém, pense em como você se sentirá bem quando conseguir ter boas notas na sala de aula – e como isso lhe ajudará no seu objetivo de se tornar um doutor.
  2. 2
    Aprenda a lidar com as coisas difíceis. Se você quiser ser verdadeiramente responsável, precisará saber como lidar com todas as mudanças da vida, e não apenas com a obtenção de uma boa nota na prova de matemática. Isso significa saber como se comportar quando a tragédia e a dificuldade surgem. Você terá de ser responsável diante de notícias devastadoras, mantendo a calma e sendo um sistema de apoio para pessoas que precisam de sua ajuda.
    • E mesmo que a situação não seja devastadora, mas realmente estressante (como a falha em um grande projeto de trabalho), você terá de aprender como resistir perante tal situação complicada.
    • Aprender a lidar com as coisas difíceis exige prática. Você não conseguirá lidar com uma situação difícil na sua primeira tentativa. Porém, enquanto você se desenvolve como pessoa, aprenderá a permanecer calmo e a pensar racionalmente em meio à crise.
  3. 3
    Realize tarefas múltiplas como um campeão. Conseguir realizar tarefas múltiplas é outra habilidade crucial de uma pessoa responsável. Se você quiser ser verdadeiramente responsável, será preciso lidar com tudo o que vier na sua direção. Ser responsável significa cuidar dos filhos, ter sucesso no trabalho e se lembrar de pagar as próprias contas antes de elas vencerem. Ainda que não consiga fazer tudo de uma vez só, você não pode negligenciar completamente uma tarefa em favor de outra.
    • No que tange realizar múltiplas tarefas, é importante estabelecer suas prioridades. Lembre-se de que é mais importante pagar suas contas do que marcar um horário com o cabeleireiro, na maioria dos casos.
  4. 4
    Aprenda a se dedicar. Ainda que você não deva se dedicar a alguém ou a algo por um motivo qualquer, seu medo de se dedicar não pode ser grande o suficiente para impedir-lhe de fazer mais de uma aula de yoga por achar que ela é “coisa demais”. Dedicar-se a algo, seja o trabalho ou a escola ou a um relacionamento saudável, lhe ajudará a aprender a cuidar de algo por si mesmo, e a desenvolver hábitos e rotinas saudáveis em relação a tal coisa.
    • Estudos demonstram, por exemplo, que atletas escolares realmente se dão melhor na escola. A dedicação ao esporte lhes ajuda a desenvolver uma rotina diária responsável que contribui para a obtenção de boas notas.
  5. 5
    Aprenda a administrar seu dinheiro. Administrar o dinheiro é outra qualidade importante de uma pessoa responsável. Caso você viva gastando pagamento após pagamento ou esteja imaginando aonde seu dinheiro vai parar mensalmente, será preciso sentar, analisar suas contas e criar uma lista indicando todas as coisas que realmente não precisam de um investimento. Ser responsável pelas suas finanças lhe ajuda a planejar antecipadamente. Você aprenderá a gastar moderadamente e deixará de ser impulsivo.
    • Planeje um orçamento mensal para “diversão”. Digamos que você possa gastar R$700.00 com diversão mensalmente. Mantenha isso em mente sempre que você sair para comer, comprar ingressos para shows ou sair com os amigos. Se esse dinheiro acabar antes final do mês, você precisará planejar diferentes maneiras de se divertir por um tempo.
  6. 6
    Seja consistente. Sua responsabilidade não significará muito se ela for constituída por tentativa e erro. Se você quiser ser responsável, será preciso encontrar uma rotina que funcione e se dedicar a ela. Não estude por dez horas seguidas para depois desistir de estudar por três semanas. Em vez disso, passe uma hora ou duas por dia olhando o material do curso. Não ligue imediatamente para aquele amigo que precisa de ajuda para depois deixar o celular desligado por semanas: em vez disso, ligue para ele dentro de um ou dois dias, se isso realmente for importante.
    • Ser responsável lhe fará estabelecer uma rotina que lhe ajudará a completar tarefas.
  7. 7
    Seja confiável. Ser responsável é ser uma pessoa que inspira confiança. Você tem um problema caso as pessoas não queiram sua ajuda por acharem que você as deixará para trás; por você se esquecer de ajudar; ou por você não ser o tipo de pessoa confiável. Trabalhe para ser fiel à sua palavra. Seja uma pessoa na qual os outros possam confiar.
    • Se quiser que as pessoas lhe levem a sério e lhe enxerguem como alguém responsável, você precisará realizar tarefas quando prometer fazê-las e aparecer quando confirmar presença em algum evento. Faça com que os outros pensem que você é alguém que faz o que diz.
  8. 8
    Aceite o feedback seriamente. Ser responsável é estar aberto a críticas e reconhecer quando alguém deu um feedback válido que lhe ajuda a melhorar como pessoa. Se quiser ser responsável na escola, escute seus professores quando eles lhe disserem onde você precisa melhorar. Se você quiser ser responsável no trabalho, escute seus superiores quando eles mencionarem áreas que precisam ser melhoradas. Se seus amigos mencionarem uma falha que você possa abordar de maneira razoável, não os xingue por achar que não há erro nenhum a ser consertado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook