terça-feira, 1 de abril de 2014

Sobre pessoas que falam sem pensar, por impulso.

/ /
Por que as pessoas agem assim?

As pessoas que falam por impulso agem guiadas pela emoção e são extremamente ansiosas. "São pessoas imaturas emocionalmente, que agem sem pensar nas consequências e não sabem ouvir, só querem falar".

A explicação para esse comportamento pode estar na educação que essas pessoas receberam na infância. "É provável que essa era a forma que a pessoa tinha de responder ao conflito, e quem a educou não mostrou as consequências do comportamento. Ela acabou aprendendo que essa era a forma de se expressar".


A atitude de falar o que não deve pode prejudicar os relacionamentos pessoais, na vida amorosa também. 

"Se a pessoa não sabe controlar a raiva ou outras emoções, discutindo sempre, ela poderá gerar problemas com a parceira(o)"

Uma de suas características é a incapacidade para ouvir. 


Como mudar?
Algumas dicas podem colaborar para tornar essa atitude menos frequente. O primeiro passo é reconhecer a fala impulsiva. "Se a pessoa percebe que tem esse comportamento, isso já é importante, porque, assumindo a responsabilidade, ela não vai colocar a culpa na parceira(o).

Depois disso, é necessário observar em quais situações e com quais pessoas a fala por impulso ocorre, se é apenas em momentos de estresse ou de raiva. Com o autoconhecimento, será possível controlar mais as emoções.

"Mas controlar não é reprimir a emoção. Tem de sair da situação. Se está com raiva ou ansioso, tem de respirar, ir tomar um café, para parar, pensar e ouvir para ver qual a colocação mais adequada a se fazer, porque quem fala por impulso não pensa antes".

Isso é um treinamento e deve ser feito toda vez que essas situações forem notadas pela pessoa. "Se ele não consegue mudar sozinho, aí deve buscar uma ajuda profissional",uma terapia por exemplo.



Renato Cardoso escreveu :

Pensar antes de falar é uma rara habilidade. Nem todos têm e mesmo quem tem às vezes esquece de usar. Por que falamos sem pensar nas consequências?

Porque estamos frustrados por alguma coisa. Porque sentimos raiva. Porque queremos preencher o vazio. Porque queremos ser engraçados. Porque queremos chamar atenção. Porque queremos dar o troco. Porque queremos tirar uma reação da outra pessoa. Porque somos pobres na comunicação. Porque, na verdade, somos egoístas.
Egoístas e às vezes fracos diante de nossas emoções. Daí, a sabedoria e a inteligência dão as mãos e vão passear.
O que podemos fazer para evitar falar sem pensar?
Pensar mais nos outros, menos em nós, e praticar o domínio de nossas emoções.
Por outro lado, o que podemos fazer quando alguém nos fala palavras que machucam?
Curiosamente, a mesma solução se aplica: pensar menos em nós, mais na outra pessoa, e dominar nossas emoções.
Em vez de deixarmos aquelas palavras nos ferirem, podemos focar na outra pessoa e tentar entender por que ela falou aquilo. Compreendê-la. Dar um desconto para seu momento de fraqueza. Tentar descobrir o que ela realmente quis dizer mas falhou na escolha das palavras. E focar nisso.
É sábio pensar antes de falar. É inteligente saber reagir quando alguém lhe fala antes de pensar.

Um comentário:

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook