quarta-feira, 28 de maio de 2014

Transar sem camisinha ou não? DST e AIDS

/ /
Onde já  leram mais de 500 mil pessoas, percebi a quantidade de adolescentes que transam sem camisinha. Umas pra provar o namorado que ama, outras por irresponsabilidade. O desespero vem depois. 
Se você sabe que transar sem camisinha pode engravidar e também  transmitir uma Doença Sexualmente Transmissível, por que  faz? Por quê permite?
Cabe a você dizer: SEM CAMISINHA NÃO. A decisão é sua!
Desde quando transar sem camisinha é prova de amor? Isso e prova de morte.  Quando uma pessoa é infectada pelo vírus HIV, significa que ela é soropositiva.  A aids é o estágio avançado da doença que ataca o sistema imune (imunitário ou imunológico) e só se manifesta após o vírus ser incubado pelo organismo. “Esse processo pode demorar anos, varia de pessoa para pessoa e também depende do fato de a pessoa estar sendo medicada ou não”.Você pode ficar com virus no seu corpo por 5 , 10 anos e só descobrir depois. Mesmo não desenvolvendo a aids, todo soropositivo carrega o vírus em seu corpo e pode transmiti-lo a outras pessoas.  Então, ainda vai transar sem camisinha?



Conheça as Doenças Sexualmente Transmissíveis

   O que são Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST?
   
   São doenças contagiosas, ou seja, passam de uma pessoa para outra, através da relação sexual. A pessoa portadora de DST pode não sentir nada (ver sintomas) mas, pode passar a doença para seu parceiro. A maioria das DST tem cura. É importante procurar um médico. Os postos de saúde estão preparados para tratá-las. 
   
   Medicamentos e camisinhas são fornecidos gratuitamente nos postos. Usando a camisinha, você se protege das DST. Se você tem algum sintoma de DST, avise logo à pessoa ou às pessoas com quem você transou. Por falar nisso, quanto mais você tiver relações sexuais com parceiros diferentes, sem camisinha, mais chance você tem de pegar uma DST.
   
   Os principais inimigos da saúde sexual são invisíveis. São os micróbios (vírus, fungos e bactérias). Eles aproveitam a relação sexual para passar de uma pessoa para outra. Com o remédio certo os micróbios morrem e as pessoas saram. Mas é melhor que eles nem entrem no seu corpo. Use sempre camisinha.
   
   A maioria das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) não apresentam sintomas fortes nas mulheres, quando estão no início. Isso porque o órgão sexual da mulher é para dentro, enquanto que o do homem é para fora. Por isso, as mulheres precisam fazer exames com o ginecologista, pelo menos uma vez por ano. Se a mulher tem um corrimento (secreção vaginal) que não dá coceira, não tem cheiro, é transparente e em pouca quantidade, não é doença. Ao observar qualquer alteração, é bom perguntar ao médico o que está acontecendo.
    
    
   Sintomas da Hepatite B 
    
   Em geral, a pessoa não parece estar doente, mas pode passar a doença usando as mesmas seringas com outras pessoas, ou passá-la, quando tem relações sexuais. Essa doença pode causar cirrose e câncer no fígado. Embora algumas pessoas não tenham sintomas, quando eles aparecem podem ser: cansaço, náuseas, vômitos, mal-estar, dor no corpo, dor de cabeça, febre baixa e urina cor de coca-cola.
   
    
   Sintomas do Cancro Mole
    
   Os sintomas são feridas dolorosas, com pus, que aparecem na cabeça do pênis e na parte externa do órgão sexual da mulher (chamada vulva). Tem que tratar logo, pois caso as feridas toquem outras partes do corpo, novas feridas aparecem no local. O Cancro Mole, também chamado de “cavalo”, é mais freqüente nos homens.
   
    
   Sintomas da Candidíase 
    
   A Candidíase é uma infecção da vagina e vulva da mulher, causada por um fungo que habita a mucosa vaginal e digestiva, e que cresce quando o meio se torna favorável. Neste sentido, a relação sexual pode não ser a principal forma de transmissão. Os sintomas são muita coceira nos órgãos sexuais (pênis ou vagina) que ficam bem vermelhos. Arde muito para fazer xixi. Na mulher, a doença provoca um corrimento branco, que nem leite azedo e, pode dar até infecção urinária, com dores fortes. Tem que tratar logo, senão atinge as partes internas do corpo.
    
    
   Sintomas do Condiloma Acuminado
    
   No começo, aparecem uma ou duas verrugas nos órgãos sexuais ou em volta do ânus. Se não tratar, as verrugas crescem e se espalham. Se a doença avançar muito, pode precisar até de operação. Nas mulheres grávidas, a doença pode formar tumores, porque se desenvolve mais rapidamente. Atenção: com o tratamento as verrugas desaparecem, mas o vírus causador do Condiloma Acuminado permanece no corpo.
   
    
   Sintomas da Gonorréia
    
   O sinal é um corrimento amarelado ou esverdeado, ou até mesmo um pouco de sangue, que sai do pênis, vagina ou do ânus. Isso aparece de 2 a 8 dias depois da relação sexual. Se não tratar logo, a pessoa pode ficar estéril (incapaz de ter filhos). Sem tratamento, a doença pode afetar o sistema nervoso, os ossos e o coração. Na mulher, é mais difícil perceber os sintomas. Por isso, ela deve procurar um ginecologista, sempre que sentir alguma coisa diferente em seu corpo ou, pelo menos, uma vez por ano.
    
    
   Sintomas do Herpes Genital 
    
   Muita ardência e dor no local, com pequenas bolhas agrupadas no pênis ou na vagina. Não se deve coçar, porque a bolha vira ferida. Pode aparecer corrimento e dificuldade para urinar. Atenção: as bolhas somem com o tratamento, mas o vírus fica sempre no seu corpo.
    
    
   Sintomas do Linfogranuloma 
    
   Essa doença começa com uma feridinha no pênis ou na vagina, que depois desaparece. Depois, surgem ínguas nas virilhas, que incham até abrir, soltando pus. Quem tem relação sexual anal, pode sentir dor para fazer cocô.
   
   
   Sintomas da Sífilis
    
   Primeiro aparece uma feridinha no pênis ou na vagina, sem dor nem pus, alguns dias depois da relação sexual (Cancro Duro). A ferida some com o tempo e a pessoa pensa que está curada. Por isso, a Sífilis é uma doença complicada. Meses depois, surgem manchas pelo corpo, até na sola do pé e na palma da mão. Essas manchas também somem, mas a Sífilis continua no sangue. Se não for tratada logo, pode causar cegueira, paralisia, doença nervosa, problemas do coração e até a morte.
   
   A mulher grávida deve fazer exame de sangue logo no começo da gravidez. Se ela tiver Sífilis, a doença pode provocar o aborto ou passar para o bebê, causando doença grave ou a sua morte. Outros sintomas da Sífilis são verrugas na região genital, feridas na boca, ínguas no corpo, febre e dores nas juntas, além de queda de cabelos.
   
   
   Sintomas da Tricomoníase 
    
   O sintoma é um corrimento amarelo-esverdeado com mau cheiro. Dói para ter relações sexuais. Os órgãos genitais coçam muito e fica ruim para fazer xixi. Mais da metade das mulheres portadoras de Tricomoníase vaginal não têm sintomas.
    
    
   Sintomas das Uretrites 
    
   No homem, a uretrite dá um corrimento com muco, às vezes abundante, e vontade de fazer xixi toda hora. Arde muito para urinar. A mulher também pode sentir ardência ao urinar mas, às vezes, não sente nada. Os sintomas aparecem de 8 a 10 dias depois da relação sexual.
   
   ATENÇÃO: Se você perceber qualquer coisa errada com seu corpo, procure logo um médico! As doenças aparecem de forma parecida, mas só o médico poderá dizer a doença que você tem, por isso não tome remédios sem consultar um médico. As DST (exceto a AIDS) são fáceis de serem curadas. Você não precisa ter vergonha de procurar o médico ou de contar ao seu parceiro ou à sua parceira sobre a doença. 
    

 Não importa o quanto ele é charmoso ou gostosão, sua saúde está em primeiro lugar e a camisinha é um item fundamental na hora do sexo.

Não aceite essas desculpas:



"Prevenir a gravidez é responsabilidade da mulher"
Esta é uma desculpa antiga, mas não passa de uma besteira, uma vez 
que é preciso duas pessoas para se fazer um filho ou para espalhar vírus 
de HIV ou outras doenças. Se ele tem o hábito de usar camisinha, mas 
resolve parar de uma hora para outra, ele está pedindo que você assuma 
o risco. Insista e, se for o caso, procure usar camisinhas diferentes 
e inovadoras para estimular o uso.

"Não existe camisinha que sirva em mim"
Sim, existem homens que fazem este tipo de reclamação, enquanto 
muitas mulheres não percebem que é preciso sim estar atenta ao 
tamanho na hora da compra. No entanto, essa desculpa não 
é justificável, uma vez que o mercado de preservativos oferece uma 
enorme variedade de tamanhos, cores e sabores.

"O sexo é muito melhor sem camisinha"
Talvez essa desculpa reflita um interesse genuíno do homem em fazer 
com que os dois se sintam bem durante a relação, ou ainda pode 
ser um mero pretexto para não ter que usar a camisinha. No entanto, 
pensar em sífilis, gonorreia e herpes é algo ainda mais importante do 
que pensar na sensação. A desculpa não é válida porque o sexo pode 
até ser melhor com a camisinha, uma vez que ambos se sentirão 
seguros de que não pegaram doenças ou enfrentarão uma gravidez. 
O ideal é pensar na camisinha como um simples acessório. Muitas delas 
possuem formas e texturas que podem até mesmo aumentar a lubrificação 
e o prazer para ambos.

"Camisinhas têm cheiro e gosto"
Essa é uma desculpa muito antiga. O cheiro forte de látex de fato 
foi uma reclamação muito relevante por muitos anos , e, com isso, a 
indústria dos preservativos ouviu os consumidores. Atualmente, 
existem inclusive algumas linhas que têm gostos e cheiros 
especialmente para combater essa impressão negativa.

"Confia em mim"
Cuidado, essa frase lidera a lista de desculpas. E infelizmente é 
a mais comum de todas. Lembre-se que usar a camisinha mostra 
que ambos estão preocupados com si próprios, e também com o 
parceiro. Fazer sexo sem ela não significa que o casal irá construir intimidade. 
Ao contrário: é algo que pode ocorrer como resultado de uma confiança já 
conquistada. Saber que o seu parceiro não quer uma gravidez indesejada, 
ou transmitir uma doença, é o primeiro passo para se construir a intimidade 
entre os dois. Não ceda. O resultado disso será um sexo seguro e com muito 
prazer.



O que não dá é pra cair no conto “não consigo transar com camisinha”. Nessa hora, responda: “então, desculpe. Não vai transar comigo”. Certamente ele vai rever sua opinião.
O melhor é não abrir nenhuma exceção. Até porque, se ele não souber como é transar sem camisinha, nunca vai saber fazer qualquer comparação. Certo?
É a sua saúde e sua segurança que está em jogo. Não abra para negociação. Se o cara for legal e responsável, vai pensar duas vezes e concordar com você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook