terça-feira, 6 de maio de 2014

Você é Dependente de Alguém?

/ /



O ciúme e a desconfiança chegam de mansinho, como se fossem formas de mostrar interesse e desejo pela outra pessoa. Porém, com o passar do tempo, essas atitudes podem se tornar obsessivas e prejudicar o casal. O amor pode, sim, virar uma doença. É o amor patológico. 
A dependência um do outro excessivos, além da desconfiança, são algumas das atitudes que demonstram um relacionamento não estar em harmonia. “O medo de perder, de se sentir rejeitado, inferior e desamparado são os principais medos associados à obsessão nas relações afetivas”.
É por conta disso que essas pessoas começam a tentar controlar o parceiro.
O amor patológico não é amor. No amor saudável existe o sentimento de afeto pelo outro e o respeito a si mesmo. “No amor patológico o que vemos é a codependência, ou seja, a dependência do outro para suprir necessidades emocionais internas. Quando isso não acontece, a obsessão surge, assim como a depressão, entre outros problemas emocionais”.
As recomendações  para que um relacionamento não chegue a esse ponto podem ajudar muitos casais. “Tentar sempre ser independente, buscar o próprio ‘eixo’, limites na relação e outros suportes como família, profissão e amigos são formas de obter a certeza de que a vida continua mesmo sem o relacionamento e que dá para ser feliz. Aprender a não se submeter à violência também é muito importante”.
Se você tem um relacionamento com essas características, sendo a obsessiva ou com um parceiro assim, é preciso analisar e ter uma conversa a dois. “O casal precisa se tratar para entender o que é normal e o que é patológico e buscar suprir e avaliar as suas necessidades, sem depender de outra pessoa”.  Há, ainda, grupos anônimos como o Mulheres que Amam Demais (MADA), Dependentes de Amor e Sexo Anônimos (DASA) e Codependentes Anônimos (CODA) que podem atuar como um tratamento paralelo.
“Tire o foco da vida do outro e coloque em si mesmo. Inicie uma jornada de autoconhecimento, se valorize e a partir daí estabeleça seus desejos e limites. Não tente controlar o outro, somente a si mesmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook