sábado, 12 de julho de 2014

Depressão

/ /




A depressão é uma doença que compromete seu corpo como um todo: sua capacidade de pensar, executar tarefas, comer e até dormir. Não é um "baixo astral". A pessoa deprimida não consegue simplesmente reagir e se livrar dos sintomas incapacitantes.


A depressão maior envolve muitos sintomas e inibem bastante a capacidade da pessoa, sua ação e seu humor. A depressão menor, chamada de distimia, envolve sintomas crônicos e prolongados. Não são tão incapacitantes como a depressão maior, no entanto, a pessoa com distimia também pode desenvolver uma depressão maior.

O distúrbio bipolar antigamente chamado de doença maníaca depressiva , caracterizada por períodos de depressão e outros de mania.

Existe tratamento para todas formas de depressão. Alguns exemplos:

Lilian perdeu a mãe repentinamente. A tristeza e o luto não amenizaram com o passar do tempo. Após dois anos, ela continuava muito triste. Começou a sentir fortes dores de cabeça e de estômago. Não tinha vontade de trabalhar e as atividades anteriormente consideradas como prazerosas( passeios, barzinhos, cinema) perderam o encanto. Lilian sentia muito desânimo. Na parte da manhã, a indisposição era maior. Preocupada com o agravamento das indisposições procurou um médico. Os sintomas físicos, as dores, faziam parte do quadro depressivo. Começou uma psicoterapia e tomou antidepressivos. As melhoras vieram em quatro semanas. Três meses depois, estava praticamente curada.

Às vezes, a pessoa com depressão, é chamada de preguiçosa. Os amigos conselham: "Saia de casa!Reaja!" Isso não resolve! Dependendo do quadro depressivo a pessoa não consegue reagir sozinha. O pensamento está confuso, o humor triste e pensamentos negativos. É muito importante o apoio da família. Ela pode ajudar bastante o deprimido. Não deve forçar a barra ou insistir muito em saídas ou passeios. No entanto, aos poucos, a família pode incentivar a pessoa a fazer pequenas tarefas e não se isolar totalmente das outras pessoas.

A família deve estimular o deprimido a cumprir o tratamento médico e tomar a medicação. Alguns deprimidos desenvolvem síndrome do pânico e podem ter medo de tudo. Tem a crise de pânico. E, com isso, tem medo até de tomar a medicação e morrerem. Nesse contexto, entra o apoio do médico, do terapeuta , da família e do cônjuge se houver. Explicar que o desconforto da depressão ameniza com o tratamento medicamentoso adequado. 







Sintomas de depressão

- Tristeza permanente, ansiedade ou sensação de vazio.
- Sentimento de culpa e inutilidade.
- Perda de interesse em atividades que anteriormente causavam prazer, incluindo a atividade sexual.
- Insônia
- Perda de apetite ou de pêso ou excesso de apetite e ganho de pêso.
- Fadiga, desânimo.
- Idéias de morte, ou suicídio, tentativa de suicídio.
- Irritabilidade, inquietação.
- Dificuldade para concentração.
- Sintomas físicos e persistentes que não respondem a tratamento: Ex- dores de cabeça, distúrbios da digestão.

Mania:

- Euforia inadequada.
- Irritabilidade inadequada
- Insônia grave
- Tagarelice
- Aumento do interesse sexual
- Redução do senso crítico
- Comportamento social inadequado.
- Pensamentos desconexos ou muito rápidos.
- Idéias de grandeza.

Nem todas as pessoas com depressão apresentam todos os sintomas relacionados acima. Algumas poucos, outras muito. A causa da depressão pode ser herdada, de geração a geração, constituição biológica e estress. Um luto, separação conjugal, baixa auto-estima, desemprego, etc, podem desencadear uma depressão em pessoas predispostas. Um ambiente estressante pode também desencadear depressão.

Depressão e tristeza são coisas diferentes. Pessoa triste nem sempre significa que está com depressão. A tristeza é normal em algumas fases ou acontecimentos de nossa vida. O que caracteriza a depressão é a gravidade dos sintomas e a interferência deles na capacidade mental, física e emocional da pessoa. A depressão diminui a qualidade de vida da pessoa e é incapacitante. A tristeza é uma emoção normal devido a um acontecimento na vida da pessoa. Ela passa e, mesmo triste, a pessoa consegue executar as tarefas do dia a dia.

Se você suspeita de que esteja com sintomas de depressão procure ajuda profissional.

Há vários tipos de tratamento. O medicamentoso é com remédios antidepressivos e ansiolíticos. A pessoa pode se tratar também através da Psicoterapia associada com Antidepressivos. Geralmente, a melhora vem em torno de 3 a 4 semanas.

Algumas pessoas procuram também tratamentos alternativos como: reiki, cromoterapia e até grupo de orações. O tratamento alternativo também é válido. O tratamento espiritual também. No entanto, em alguns casos a pessoa precisa de uma associação desses tratamentos: o tratamento através da medicina convencional, a Psicoterapia e o espiritual( orações, grupos de apoio e técnicas alternativas)

A pessoa tem que procurar um tratamento e jamais se tratar por conta própria. Ou então nada fazer achando que a doença some por si só.

Algumas pessoas, em certas épocas da vida, tem alguns sintomas leves de depressão, causados talvez pelo estress e pressão dos obstáculos. Muitos amenizam sem um tratamento médico, apenas com Psicoterapia ou então a procura de lazer ou alguma distração.

A pessoa deprimida não deve interromper seu remédio apenas, porque começou a se sentir melhor. Só o profissional saberá o momento adequado da diminuição do medicamento. Ela deve conversar com o profissional sobre as dúvidas, o tratamento e os possíveis efeitos colaterais do medicamento.

Nesses momentos difíceis, a família, o cônjuge ou a pessoa amada podem colaborar bastante.

Se você está com depressão não aceite seus pensamentos negativos. Fazem parte do quadro depressivo e após a continuidade do tratamento eles desaparecerão. Não force seu organismo e sua mente. Respeite o ritmo do seu organismo e nada force. Procure a companhia de amigos. Procure não se isolar muito. Não pense que a depressão vai passar de uma hora para outra. Tenha fé em Deus e muita confiança em seu médico. Não espere demais de si mesmo(a). Com a continuação do seu tratamento, aos poucos seu humor e disposição voltarão ao normal.

Certos casos de depressão grave podem necessitar de internação em hospital psiquiátrico. Se você se sente deprimida e está grávida, procure o quanto antes um profissional. Há tratamento também para seu caso. Não tome medicamentos indicados por pessoas leigas ou amigas. Sua intenção pode ser boa, mas é nociva a auto-medicação por sugestão seja lá de quem for. Só um profissional capacitado para tal poderá indicar o tratamento adequado.

Uma vida saudável com bons pensamentos, exercícios físicos, lazer e otimismo podem evitar a reincidência da depressão.



Bibliografia consultada: Instituto Nacional de Saúde Mental, EUA.( Traduzido para a Sociedade Brasileira de Psiquiatria Clínica.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook