segunda-feira, 21 de julho de 2014

É difícil preservar um relacionamento quando se tem filhos de outra união?

/ /


Agora, os tempos mudaram e a a sociedade familiar também. São: "os meus, os seus, os nossos"(filhos).

Solução mágica para a situação? Não adianta fingir que tudo está bem, colocando panos quentes. E, nem sempre, punir um mau comportamento pode resolver o conflito. "Olha, se você tratar mal meu namorado, corto o vídeo game." Nada como uma conversa séria e franca. Insista no diálogo. Eles precisam sentir que são amados, apreciados e ouvidos em suas queixas. Você não pode obrigar sua filha a gostar do namorado, mas poderá com o diálogo, descobrir a causa da dificuldade no relacionamento dos dois: ciúme, raiva, desinteresse dele ou outras dificuldades? Muitos sentimentos podem estar a nível inconsciente.

Se você se separou e começou um novo relacionamento converse com seus filhos. Esteja preparado para o ciúme. O ideal é ser sempre sincero com as crianças ou filhos adolescentes. Às vezes, os filhos aceitam melhor a namorada do pai do que o namorado da mãe. Para os filhos, a mãe é somente mãe: imaculada e sagrada. No início do relacionamento, seu namorado ou namorada farão tudo para cativar seus filhos. No entanto, com a convivência as dificuldades poderão aparecer como: ciúme, raiva, e medo. "Este homem vai tirar nossa mãe de nós." "Ih, a namorada do meu pai é muito chata." "O filho do namorado da minha mãe é um chato". "As crianças da minha namoradas são mimadas e terríveis. Será que vou agüentar?"Ou então: "Estou grávida do meu novo marido. Será que ele vai tratar melhor este filho do que os meus do primeiro casamento?"

Casos mais graves como de um adolescente que tentou o suicídio quando soube que a mãe começou um namoro com um rapaz bem mais jovem preocupam. A mulher encontrou uma saída provisória. Encontrava com o namorado às escondidas para preservar o filho adolescente. Não é a solução ideal. Seria necessário investigar as causas inconscientes do comportamento do rapaz. O namoro não sobreviveu muito tempo a essa pressão. Agora, esta mulher madura superou o problema e o filho faz um tratamento psicoterápico.

Cada casal deve encontrar a solução apropriada quando as dificuldades aparecerem. Alguns casais escolhem a opção de morar em casas separadas para preservar os filhos. Outros não. A convivência se mostra pacífica e as arestas são aparadas.O que deve contar é a realidade e não as falsas expectativas. 

O casal deve separar os problemas externos da convivência entre o casal. Saber o que um deve esperar do outro. Será que seu namorado deseja um envolvimento maior com seus filhos? Será que a sua segunda esposa tem o direito de interferir na educação dos seus filhos? Tudo tem que ser bem conversado entre o casal, afim de amenizar a frustração.

Um relacionamento sério envolve responsabilidade e comprometimento. Não é somente o seu namorado ou segundo marido. Ele vem com toda sua história de vida, sucessos, filhos, pais e a família. O que o casal não pode permitir é que as dificuldades sufoquem ou destruam o relacionamento. Antes do casal tomar qualquer decisão mais séria como o casamento ou morar juntos, conversar muito a respeito. O relacionamento tem que estar bom para ambos. E isso envolve um convívio harmonioso e forte o bastante para superar as dificuldades normais de convívio entre os filhos ou a família do casal. 

Lembre-se! Qualquer sentimento falso de proteção ou de amizade cairá por terra um dia. Se você chamar a atenção da sua enteada, poderá perder a mãe dela. Esteja ciente do seu verdadeiro papel dentro deste relacionamento. Vá com calma! Não tente interferir na relação mãe x filho se não for consultado antes. Em alguns momentos, uma aproximação forçada poderá ser confundida com intromissão. E nem sempre, a cara emburrada de um adolescente reflete realmente o que ele está sentindo por dentro. Nem sempre é desamor ou raiva . Pode ser: "Mãe, preciso de sua atenção! Esse homem vai tirar você de mim! Tenho medo!"

Os laços da família ainda podem ser reforçados mesmo depois de uma separação ou divórcio. Os pais tem estar sempre próximos aos filhos, dispostos a ouvi-los, compreendê-los. A disciplina também entra nesta questão. Os filhos se sentirão mais seguros. A família, no século XXI, está diferente, mas ainda é uma família. Família de mãe com dois filhos. Família de pai com duas filhas. Ou mesmo, uma família formada pelos filhos do primeiro casamento com os do segundo casamento. 

Existe a possibilidade de uma convivência pacífica e harmoniosa. Observe e escolha bem a pessoa com quem você vai se relacionar. Afinal, você tem filhos e eles são preciosos! No entanto, eles também tem que saber que você continuará mãe deles ou o pai amoroso, mesmo tendo um namorado ou namorada. Um relacionamento maduro nem sempre é um mar de rosas. Pense: "Eu tenho filhos e os amo. A pessoa que quiser ficar comigo terá também que conviver com meus filhos. Será que vai gostar deles? Aceitá-los? E, meus filhos, aceitarão o novo namorado ou namorada?" Vá devagar. Viva um dia de cada vez. Se acha que a relação ainda está insegura, espere um pouco para apresentar seus "lindos pacotinhos".Crianças pequenas são carentes e podem ver naquele namorado ou namorada a figura de "um novo pai" ou "nova mãe."

O ser humano tem uma grande capacidade de se adaptar a situações novas. Em casos mais sérios onde o conflito é grave ou muito problemático, procure ajuda profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook