sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O anticoncepcional pode falhar se for tomado de forma descontínua

/ /
Através dos contatos no site www.drgalletta.com.br, vimos muitas dúvidas sobre o uso correto da pílula anticoncepcional. Entre elas, pessoas que interrompem o uso e não sabem como retomar a medicação, outras que fazem uso prolongado da mesma pílula e não sabem como fazer para engravidar e outras ainda que, tendo interrompido o uso de forma inesperada, não sabem se podem ficar ou não grávidas numa relação sem proteção. Por essas e outras questões reincidentes, o Dr. Marco Aurélio Galletta, um dos responsáveis pela Obstetrícia do Hospital das Clínicas e diretor da Cligam – Clinica Dr. Galletta de Atenção à Mulher, volta falar sobre o tema.
De acordo com Dr. Galletta, a pílula anticoncepcional deve ser tomada conforme a cartela, iniciando com a pílula correspondente ao dia da semana. Isso porque, vem escrito no verso da cartela os dias da semana, para facilitar o uso e tornar mais claro um possível esquecimento.
Há mais de 50 tipos diferentes de pílula. Por isso, para ele é importante que o próprio médico explique à paciente como tomar aquele tipo específico de pílula, numa consulta médica. A maior parte das pílulas tem 21 comprimidos, mas há também aquelas com 24 e as com 28 comprimidos. A maior parte tem pílulas todas iguais, mas há alguns tipos que têm composição diferente de acordo com o dia do mês. Por isso, não se deve trocar uma pílula por outra.
Segundo Dr. Galletta, a maior causa de falha do método e, portanto, de gravidez, é o esquecimento de uma ou mais pílulas. “Quando a pílula é interrompida repentinamente, o organismo da mulher reage, fazendo uma ovulação “rebote”, como resposta a falta momentânea do hormônio no sangue dela. Assim, é muito importante não esquecer nenhum dia”, diz ele. No entanto, se houver esquecimento, a pílula em questão deverá ser tomada assim que se perceba a falha, tomando a pílula seguinte no horário previsto. Se o atraso for maior do que 24 horas, a cartela deverá ser retomada de onde parou, mas mesmo assim o risco de gravidez se faz presente e a mulher deverá deixar de ter relações sexuais ou então deverá ter relação protegida por preservativo (camisinha) pelos próximos 7 dias. Se o atraso for maior do que 48 horas, o médico deverá ser procurado e talvez seja até melhor parar com tudo e esperar a menstruação vir, para então reiniciar nova cartela.
A primeira cartela de pílula anticoncepcional deverá ser iniciada entre o 1º. e o 3º. dias da menstruação. Daí para frente a menstruação não terá mais influência, e as cartelas seguintes deverão ser iniciadas sempre após 7 dias de pausa (isso no caso da pílula com 21 comprimidos). Exceção a isso será se a menstruação não vier. Neste caso, o médico deverá ser consultado, para que se afaste uma gravidez antes de reiniciar o uso do anticoncepcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook