sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Como Lidar com a Rejeição

/ /
Qualquer tipo de rejeição, independente de ser amor, seu trabalho, amigos, a proposta de um livro, ou qualquer outra coisa, não é algo que deva afetar a sua felicidade. A rejeição não é algo bom e às vezes é impossível de entender, mas não deve ser algo que tire a sua alegria de viver. A realidade da vida é que a rejeição formará parte dela - haverá ocasiões quando a sua candidatura a um emprego, o seu convite para sair, ou as suas ideias de mudança serão rejeitados por alguém, em algum lugar. É saudável aceitar que a rejeição é parte da vida e entender que o que realmente importa é encontrar um caminho para se recobrar e tentar de novo.






Tenha um período adequado para sofrer. Se você se sentirá chateado por conta da rejeição, seja por ter o seu manuscrito rejeitado, uma ideia rejeitada no trabalho, ou ser rejeitado por uma parceira em potencial. Você pode ficar chateado com isso, e, na verdade, é saudável pra você tirar um tempo para processar a situação e sofrer.
  • Reserve um tempo para processar a rejeição. Por exemplo: se você puder tirar o resto do dia de folga, faça isso. Ou, se você planejava sair a noite, em vez disso fique em casa e veja um filme. Saia para caminhar depois de receber uma carta de rejeição, ou permita-se saborear aquele bolo de chocolate.
  • Certifique-se de não exagerar e passar dias e mais dias trancafiado em casa mergulhado no sofrimento. Isso só fará você se sentir pior a longo prazo.

Fale com um amigo de confiança. Bem, não é pra você alugar o ombro dele e ficar reclamando da sua rejeição aos quatro cantos. Isso só vai mostrar para as pessoas (sua editora em potencial, aquela garota que você está interessado, seu chefe) que você é chorão e dramático e que não consegue lidar com a vida. Então chame um amigo/membro da família em quem possa confiar e converse com ele.
  • O amigo que você quer é aquele que te fala a verdade na cara. Ele pode ajudar você a descobrir o que deu errado (se algo deu errado; às vezes não há nada que você possa mudar e você deve deixar a coisa do jeito que está). Ele também pode ficar de olho no seu período de sofrimento pra você não cair na depressão.
  • Evite entrar em qualquer rede social para soltar o verbo. A internet nunca esquece e quando se está tentando conseguir aquele emprego dos sonhos, o seu empregador pode checar sua história na internet e ver que você não lida bem com a rejeição. Não importa o quão chateado ou com raiva você esteja, não faça isso.
  • Não reclame demais. Mais uma vez, você não quer chafurdar na rejeição, do contrário você vai entrar em um estado de fúria, ou depressão. Não comece a falar da sua rejeição toda vez que falar com seu amigo. Se você achar que está exagerando, certifique-se de perguntar a ele "Eu estou mergulhando demais nessa coisa de rejeição?" Se ele disser que sim, aja de acordo.

Aceite a rejeição logo no começo. Quanto mais cedo você aceitar a rejeição e tentar seguir em frente, mais fácil será pra você. Isso também significa que você não vai deixar as rejeições futuras te deixarem pra baixo.
  • Por exemplo: se você não conseguiu aquele emprego que você queria, dê-se um tempo para ficar triste com isso e depois deixe pra lá. É hora de começar a procurar outra coisa, ou examinar o que talvez você possa mudar par ao futuro. É bom ter em mente que quando uma coisa não funciona, a outra irá funcionar e geralmente de um jeito que você não esperava.

Não leve a rejeição para o lado pessoal. Lembre-se de que ela não diz nada sobre ninguém. Ser rejeitado é parte da vida e não um ataque pessoal. Seja qual for o motivo da editora, a garota, seu chefe, não estar interessado(a) naquela coisa em particular.
  • A rejeição não é sua culpa, em si. A outra pessoa (ou pessoas) está rejeitando algo que não funcionou para ela. Ela rejeitou o pedido, não você.
  • Lembre-se, a pessoa não pode lhe rejeitar enquanto indivíduo, porque ela não lhe conhece. Mesmo que você tenha tido alguns encontros com ela, isso não significa que ela saiba tudo sobre você e que portanto esteja lhe rejeitando enquanto pessoa. Ela está rejeitando uma situação que não funcionou para ela.
  • Por exemplo: você chamou para sair aquela garota que você gosta muito, e ela disse "não". Isso significa que você não vale nada? Isso significa que ninguém jamais vai querer sair com você? Não, claro que não. Ela simplesmente não está interessada no pedido (seja qual for o motivo; ela pode estar num relacionamento, pode não estar interessada em ficar com ninguém, etc.).

Faça outra coisa. Você precisa tirar sua mente da rejeição depois de passar um tempo processando ela. Não volte a trabalhar em qualquer coisa na qual você tenha sido rejeitado, porque você ainda estará com a cabeça na rejeição. Você precisa de um pouco de espaço e tempo dela.
  • Por exemplo: digamos que você tenha enviado um manuscrito de um romance para uma editora e foi rejeitado. Depois de ficar triste por um tempo, siga para uma história diferente, ou tente escrever algo diferente (tente escrever poesias, ou contos).
  • Fazer algo divertido pode ser uma ótima maneira esquecer da rejeição e ajudar você a encontrar outro foco. Saia para dançar, comprar aquele novo livro que você queria, faça uma viagem de fim de semana para a praia com um amigo.
  • Você não pode deixar que a rejeição pare a sua vida, porque você vai ter muitas delas enquanto viver (assim como todo mundo tem). Ao seguir em frente com a sua vida e fazer outras coisas, você não está deixando a rejeição arruinar sua vida.


Encare a rejeição de maneira diferente. Lembrando que a rejeição não tem nada a ver com a pessoa, é hora de ver a rejeição por outro ângulo. Pessoas que falam sobre "ser rejeitado" costumam se sentirem piores com a rejeição, do que aquelas que a enxergam por outro ângulo que a concentra na situação propriamente dita, não nelas
  • Por exemplo: se você chamar alguém para sair e ela disser não, em vez de dizer "ela me rejeitou", diga "Ela disse não". Dessa forma você não está mostrando a rejeição como algo ruim sobre você (a pessoa não está lhe rejeitando, ela só está dizendo não a uma proposta que lhe foi feita).
  • Alguns outros exemplos de ver a rejeição de outra forma são: "a amizade se distanciou" (em vez de dizer que um amigo lhe rejeitou), "Eu não consegui o emprego" (em vez de "eles me rejeitaram"), "nós tínhamos prioridades diferentes" (em vez de "ele me rejeitou").
  • Uma das melhores para se usar é "não funcionou", porque isso tira a culpa de você e da outra pessoa.

Saiba quando parar. Quando algo não funciona, isso não significa que você deva desistir, mas é importante reconhecer a hora de desistir e seguir em frente. Muitas vezes, não abrir mão, na verdade significa sair daquela posição em particular, mas tentar novamente de uma maneira mais geral.
  • Por exemplo, se você chamou alguém pra sair e a pessoa disse que não, não desistir significa não desistir da ideia de encontrar o amor. Siga em frente (em vez de ficar implorando por uma chance), mas não desista de chamar outras pessoas.
  • Outro exemplo: se seu manuscrito foi rejeitado por uma editora, é bom parar e refletir no que não deu certo pra ela, mas você deve continuar tentando com outras editoras e agentes.
  • Lembre-se sempre, você não tem direito absoluto a uma resposta positiva. Já que a sua existência não é invalidada por ser rejeitado, não saia por aí culpando outra pessoa pela rejeição.


Não deixe que isso controle seu futuro. A rejeição, como dito antes, é parte da sua vida. Tentar evitá-la, ou mergulhar nela só vai te deixar infeliz. Você precisa poder aceitar que as coisas nem sempre funcionam do jeito que nós queremos e que não tem problema nisso! Só porque uma coisa não funcionou, não significa que você é um fracasso, ou que nada jamais irá funcionar.
  • Cada caso é um caso. Mesmo que um cara tenha dito não para um encontro, isso não significa que um outro cara no qual você tem interesse também dirá não. Agora, se você começar a acreditar que sempre sofrerá a rejeição, irá! Você sempre abrirá caminho para o fracasso.
  • Continue caminhando. Mergulhar nas rejeições passadas vai fazer com que você fique preso ao passado e não aproveite o presente. Por exemplo: se você continuar pensando nas vezes em que foi rejeitado num emprego, você vai ter problemas em mandar currículos e procurar empresas diferentes.
Use a rejeição para crescer. Às vezes a rejeição pode ser um sinal importante do universo e pode ajudar você a melhorar sua vida. A editora pode ter rejeitado seu manuscrito porque você ainda precisa melhorar sua escrita (o livro pode não estar pronto pra publicação ainda, mas isso não significa que ele jamais estará!).
  • Se você puder, peça para a pessoa que lhe rejeitou para lhe dar algum feedback do porquê ela não estava interessada. Por exemplo: talvez o seu currículo não estivesse tão bom e em vez de se precipitar e sair dizendo que ninguém vai lhe contratar, pergunte o que você pode fazer para melhorar. A empresa pode não lhe responder, mas se ela responder, você terá uma valiosa informação que poderá usar na sua próxima tentativa.
  • Em um relacionamento, você pode perguntar por que a pessoa não está interessada em ficar com você, mas pode ser algo simples como "Eu só não te vejo dessa forma". Não há nada que você possa fazer para mudar a opinião da pessoa, então a lição aqui é como lidar adequadamente com esse desinteresse e como se manter positivo sobre o potencial de um relacionamento romântico na sua vida (mesmo que não seja com essa pessoa!).

Pare de mergulhar na rejeição. É hora de deixá-la ir. Você já se deu tempo de ficar triste, já falou sobre isso com um amigo em quem você confia, você aprendeu com isso tudo o que podia e agora é hora de deixar isso pra trás. Quanto mais você mergulhar nisso, maior a rejeição se tornará e mais você sentirá jamais vai ter sucesso.
  • Se você se ver completamente incapaz de deixar a rejeição de lado, você precisará procurar ajuda profissional. Às vezes os padrões de pensamento ("Eu não sou bom o bastante", etc) ficam enraizados em sua psique e cada rejeição só fortalece isso. Um bom profissional pode ajudar você a sair dessa.
Lembre-se de que você pode dizer "não". Pode ser difícil pra muitas pessoas, especialmente para as mulheres, mas você não tem a obrigação de dizer "sim" para algo que não quer. Claro que existem exceções; quando a aeromoça manda você sentar, você senta.
  • Se alguém lhe chamar para sair e você não quiser, diga de maneira direta que simplesmente não está interessado.
  • Se seu amigo realmente quiser fazer uma viagem que você não quer ir/não tem como pagar, o mundo não vai acabar se você disser não!

Seja direto. Uma das melhores maneiras de se rejeitar uma proposta é ser tão direto quanto possível. Não fique fazendo rodeios. Ser direto não significa ser grosso, embora algumas pessoas entendam assim. Não tem uma forma de rejeitar a proposta de alguém (do que seja: um encontro, um manuscrito, um emprego) sem causar um pouco de dor.
  • Por exemplo: alguém chama você pra sair e você não está interessado. Diga "Estou lisonjeado, mas não me sinto do mesmo modo que você." Se a pessoa não entender, seja um pouco agressivo e diga de maneira absolutamente clara "Eu não estou e nem vou estar interessado e o fato de que você não me deixa em paz está fazendo com que seja ainda mais improvável que eu me interesse."
  • No segundo exemplo acima, quando seu amigo propor uma viagem diga, "Obrigado por pensar em mim! Eu realmente não tenho como pagar por férias, nem mesmo por um fim de semana. Talvez da próxima". Dessa maneira você não vai cortar a possibilidade de uma viagem no futuro, mas você diz diretamente ao seu amigo que você não quer ir sem dizer "talvez" e coisas assim.

Dê motivos específicos. Embora você não deva explicação a ninguém, pode ajudar a pessoa que está sendo rejeitada se você falar especificamente porque não está interessado. Se houver alguma área que precise de melhorias (especialmente em coisas como um manuscrito, ou currículo) você pode mencionar essas coisas que poderiam ser melhoradas.
  • Em um relacionamento, basta dizer que você não está interessado e que não se sente da mesma forma que a outra pessoa. Se ela pressionar você pedindo mais motivos, diga a ela que a atração e o amor não são coisas as quais você tenha controle e que ela precisa aceitar que você não tem interesse.
  • Se você estiver rejeitando o poema de alguém da sua revista (e tiver tempo), explique o motivo do poema não funcionar pra você (estrutura do poema, clichês, etc). Você não precisa dizer que estava horrível, mas pode dizer que o poema precisa de um pouco mais de trabalho antes de ser publicável.

Faça isso rapidamente. Ao rejeitar o mais rápido possível, você não está deixando que as emoções se acumulem e se envenenem. É como tirar um band-aid (usando um clichê). Dentro do menor período de tempo possível, explique para a pessoa que a proposta (a viagem com um amigo, namorar com alguém, o manuscrito de alguém, etc.) não dá certo pra você.
  • Quanto mais rápido você fizer isso, mais rápido a pessoa poderá superar isso e usará a experiência para melhorar.




  • Encontre uma forma de relaxar depois de uma rejeição. Algumas pessoas se voltam para a fé, outras preferem banhos quentes e meditação. Encontre formas de arejar sua mente, superar os sentimentos ruins e restaurar o seu equilíbrio.
  • Se alguém rejeitar o seu amor, isso não significa que você deva se sentir mal. Só significa que a pessoa não sente a mesma atração. E você não pode alterar isso.
  • A maior parte da aceitação e conquista tem a ver com trabalho duro. Às vezes não estamos tão dispostos a admitir para nós mesmos que ainda temos mais trabalho para fazer antes de sermos são perfeitos o quanto precisamos ser. Fique entusiasmado com suas chances, mas também seja realista de que ainda é preciso um pouco mais de aprendizado e experiência. Concentre-se em entender o que aconteceu, em vez de ficar preso a rejeição.
  • Só porque alguém disse não a seja lá o que for que você esteja tentando fazer a pessoa dizer sim, não significa que ela não veja algo bom em você, então em vez de se concentrar no não, se livre disso e concentre a atenção naquilo que você tem de bom.
  • Procure ajuda profissional se você continua se sentindo deprimido depois da rejeição. Não procure conforto no álcool, ou em drogas, mesmo que eles pareçam lhe ajudar a curto-prazo. A longo-prazo, essas podem ser forças extremamente destrutivas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook