segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ingredientes mágicos para curtir a vida a dois

/ /
O casal se afina na área social, no sexo, nas ideias. Essa é a combinação ideal para que seu relacionamento entre em erupção, do tipo daquela que rola entre uma bala de menta e refrigerante de cola. Com a ajuda de especialistas em química de casal – psicólogos, psiquiatras e terapeutas sexuais –, listamos algumas reações que podem melhorar e esticar a vida do seu relacionamento.

Química intelectual

► O que é Você é desafiado a cada bate-papo, mas, ao mesmo tempo, percebe que vocês têm o mesmo ponto de vista e ambições.
► Por que é legal Esse tipo de compatibilidade garante que a relação tenha futuro. Isso por que cada encontro sempre agrega coisas boas. “Pesquisas mostram que casais que têm uma série de semelhanças, incluindo compatibilidade intelectual, acabam ficando juntos”, diz Helen Fisher, psicóloga americana e pesquisadora de sexo da Universidade Rutgers (EUA).
 Fique ligado Sabe aquela sensação de quando a sintonia está ajustada?  “Quando você sente que está aprendendo com sua parceira e que também ensinou algo, a química intelectual está perfeita”, diz Rose Villela, psicóloga e sexóloga de São Paulo. Você pode não entender o negócio que ela está coordenando, mas vai focar sua atenção para ouvi-la sobre o assunto. Enquanto isso, ela sacrifica uma saída no sábado à noite para assistir à sua série preferida, enquanto você, entre um carinho e outro, explica por que é tão legal aquele programa.
► Cultive a sintonia “Não tenha medo da discussão. Exponha seu lado, escute o dela, compartilhe argumentos, mas de forma pacífica. Quanto mais perguntas, mais chances de um se encantar com o outro”, diz Carlos Eduardo Carrion, psiquiatra de Porto Alegre e consultor da MH.

Química física

 O que é Já sentiu aquele “quero você agora!” assim que bateu o olho em uma mulher? Bingo, você foi fisgado.
 Por que é legal A atração física libera uma abundância hormonal que provoca uma reação arrebatadora. Alimentada principalmente pela testosterona, desperta seu desejo e ajuda você a reunir forças para se aproximar da garota. “Quando as partes mais inconscientes de dois corpos entram em acordo, a explosão sexual é certeira”, diz Carrion.
 Fique ligado Seu cérebro vai dar o alerta. “Quando você vê uma bela mulher, seu corpo aumenta a produção de ocitocina, vasopressina e dopamina – tudo como resposta a uma potencial oportunidade sexual”, diz Larry Young, psicólogo americano e coautor do livro A Química entre Nós (Ed. Best Seller, 305 págs.).

Química social

 O que é Vocês são uma dupla dinâmica quando estão só os dois. E, ao mesmo tempo, um casal divertido com quem as outras pessoas gostam de estar.
 Por que é legal “As relações sociais são importantes para ajudar a diminuir algumas tensões entre o casal, além de trazer experiências novas para dentro da vida a dois”, explica Rose.
 Fique ligado Como casal, vocês podem sair com amigos e todos se divertem. Ou, inversamente, é tranquilo passar um ou dois fins de semana sem eles.
 Cultive a sintonia Aprender a dosar momentos compartilhados com a turma e momentos do casal é fundamental para o futuro. “Mesmo com poucos meses de relacionamento, vocês devem priorizar a vida a dois, mas também é essencial alternar noites de filme e vinho com o bar do pessoal”, diz Carrion. “Socialize com amigos dela, chame-a para conhecer os seus. Ver sua parceira de outros pontos de vista e com outras companhias é vital para a saúde da relação”, completa o psiquiatra.

Química financeira

 O que é A conta bancária não precisa ser a mesma, mas os objetivos devem ser parecidos. Na hora de poupar ou gastar, vocês precisam olhar para o mesmo norte.
 Por que é legal O sucesso de um dá ânimo ao outro e “nada mais afrodisíaco do que um parceiro bem-sucedido”, diz Carrion. Por outro lado, o fracasso ou a falta de ambição podem detonar uma vida a dois.
 Fique ligado Vocês não se importam se é você ou ela quem assumiu a conta de luz do mês. Vocês podem concordar com a maioria das compras – ou, pelo menos, concordam em reconhecer que vocês têm diferentes estilos de gastos, de modo que ela não vai perguntar (e você não vai dizer) quanto realmente gastou naquela moto.
 Cultive a sintonia O primeiro passo para dar certo é o casal ter em mente que o dinheiro não rege a vida a dois. Opções de baixo custo, como jantar em casa ou ir a um show gratuito, mostram que a relação funciona bem. “Assim, você acaba percebendo se os objetivos são realmente os mesmos entre as duas partes do casal”, diz Rose.

Química na conversa

 O que é Vocês falam a mesma língua e têm em comum as mesmas referências culturais e piadas internas.
 Por que é legal Estudos mostram que casais em relações íntimas têm papo parecido, com palavras similares. Isso é chamado de correspondência de estilo de linguagem, e pode indicar o quanto vocês se gostam. “Mais: a base de qualquer relacionamento está na conversa. Um casal precisa saber se comunicar”, diz Rose.
 Fique ligado “Um termina a frase do outro corretamente”, indica James Pennebaker, psicólogo da Universidade do Texas em Austin (EUA), que estuda linguagem e relacionamentos. Discussões com “não foi isso que eu disse, você entendeu tudo errado!” não são raras.
 Cultive a sintonia No início do relacionamento dê a ela um apelido, crie intimidade. Durante as conversas, ouça em vez de ignorar quando ela conta sobre o dia dela. Faça perguntas, repita nomes, esteja envolvido na história. “Preste atenção nela e diga o que você pensa, o que faz você feliz. Não poupe palavras”, diz Carrion.

“CASAIS EM RELAÇÕES ÍNTIMAS TÊM PAPO PARECIDO, COM PALAVRAS SIMILARES”

Química no sexo

química - foto1
 O que é Se no encontro de vocês sai faísca e o único lugar onde o casal quer estar é a cama, então, sim, vocês foram além da mera química física para a sexual.
 Por que é legal Sem essa faísca, qualquer relacionamento se transforma em uma relação fraternal. Afinal, você não quer ter como namorada uma simples amiga, certo? O tesão é essencial em uma relação.
 Fique ligado Casais que não conseguem ficar sem se tocar e aquele desejo é perceptível 24 horas do dia. “Atração funciona como vício”, diz Young.
“A formação de um vínculo entre companheiros envolve a ativação do circuito de recompensa do cérebro, a mesma parte dele na qual a cocaína age. E o sexo libera os produtos químicos de ativação de recompensa que fazem com que ela queira mais você.” Em outras palavras, quanto mais sexo vocês fazem, mais vocês querem.
 Cultive a sintonia “Não tenha medo ou vergonha de experimentar atividades e experiências sensuais que possam trazer prazer, paixão e excitação a você”, diz Carrion. “Com o tempo, a química sexual diminui gradualmente, mas isso não significa que a relação estragou ou perdeu o brilho”, diz Justin Lehmiller, psicólogo social da Universidade Harvard (EUA). O antídoto é estar ciente desse efeito e lançar um forte ataque de inovação: novas posições, novos lugares, novos brinquedos…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook