terça-feira, 11 de novembro de 2014

As causas mais comuns para os desentendimentos dos casais são:

/ /

- Comportamentos inadequados por parte de um dos parceiros, como por exemplo abuso de drogas ou álcool, comportamento violento, etc.
- Traição por uma das partes.
- Dificuldade em expressar descontentamento, o que acaba sendo feito de forma a iniciar uma discussão, ao invés de resolver um problema.
- Situações que foge ao controle das partes como, perda financeira, morte na família, etc.
- Mudanças positivas mas que não estão sendo bem elaboradas como por exemplo, mudança para uma nova casa, promoção ou aumento salarial de uma das partes, etc.
- Crescimento pessoal de uma das partes não acompanhada pela outra, como por exemplo a conclusão de um curso, a inserção em novo grupo social, etc.

Traição

A traição é a situação de crise no casal que mais provoca dor e decepção. Não há uma só pessoa que possa dizer estar preparada para uma noticia referente à traição. Por mais que desconfie, por mais que o marido (ou esposa, namorada, etc) tenha dado sinais, ninguém segura com tranquilidade a informação de estar sendo traído. O ser humano simplesmente não foi feito para dividir afeto romântico. Nós dividimos o afeto do amigos, do filho, até de parceiros apenas sexuais algumas pessoas conseguem dividir com tranqüilidade, mas o amor que une duas pessoas com a finalidade de formar uma família e manter uma vida de união não faz parte do tipo de afeto que dividiremos.
A melhor forma de reagir é: respire, pense e só depois fale alguma coisa. O problema será piorado caso a parte traída seja impulsiva e der vazão a toda sua raiva. Em primeiro lugar entenda o que está acontecendo - isso não significa que você o desculpará, mas entender o porque da traição ajudará a se situar melhor. A culpa da traição é apenas de quem traiu. Já ouvi muito as duas partes e é comum o traidor considerar seu ato responsabilidade da outra parte. Talvez ele considere que se sua esposa (ou marido) "esfriou", trabalha demais ou seja lá qual tenha sido a situação que fragilizou o relacionamento do casal, ele tenha o direito de manter outro relacionamento. Não, não tem o direito. O incrível é que muitas vezes a parte traída se sente culpada, chega a passar horas, dias e semanas pensando no que errou. Mesmo que tenha errado, ninguém é perfeito, mas é muito injusto culpar a vítima. Cada um é dono de seus atos. As duas partes podem, e devem, avaliar o quanto desejam retomar este relacionamento ou se esta crise significa o fim da relação. Não há respostas prontas, qualquer decisão é uma boa decisão - o pior é não fazer nada e sofrer continuamente com o remoer do ocorrido. A parte traída tenderá a ter sentimentos confusos, pois não quer perder a pessoa que pensava ter ao seu lado. A parte que traiu tende a considerar que "nunca mais trairá novamente", mas muitas vezes esta é uma promessa feita sem muita consistência, pois se houve a traição o gatilho deste ato deve ser eliminado ou ele retornará ao comportamento que muitas vezes ele mesmo condena.  O psicólogo é mais do que bem vindo para ser intermediador de uma nova comunicação necessária a este casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook