segunda-feira, 27 de abril de 2015

O que fazer quando a depressão está afetando seus relacionamentos

/ /
  • A depressão é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades e pode ter consequências em todas as áreas, tanto profissionais quanto pessoais, incluindo os relacionamentos.
    Segundo Xavier Amador, "um casamento em que um dos parceiros está com depressão, tem nove vezes mais propensão de acabar, do que um onde não exista a depressão".
    A depressão deve-se a muitos fatores, entre eles fatores genéticos, neuroquímicos, sociais, ambientais e psicológicos, como estilo de vida, acontecimentos vitais, decepções, estresse, entre outros.
    A seguir, serão mostrados alguns dos sintomas da depressão.
    • Mudanças de humor;
    • afeta os padrões de sono;
    • perda ou ganho de apetite;
    • falta de motivação;
    • perde-se a vontade de viver;
    • sensação de impotência e frustração;
    • baixa autoestima;
    • sente-se sem valor;
    • entre outros.
    A pessoa que sofre de depressão, além de tudo pode ter dificuldade em relacionamentos, sendo que ele/ela fica sem vontades e interesses, assim não se relacionando com mais ninguém, ou podendo ter problemas no atual relacionamento, podendo levar o parceiro a buscar a separação. Tais problemas estarão sendo listados a seguir:
    1. Brigas constantes. Devido aos picos de humor, é mais comum que os casais tenham brigas e desentendimentos, principalmente se o parceiro não-depressivo não tiver paciência e/ou conhecimento sobre os sintomas da doença.
    2. O parceiro sente-se indesejado. Quando a depressão estiver na fase da falta de vontade, o parceiro pode pensar que você não tem mais interesse nele, ou o está traindo, e que não o ama mais. Isso pode levar à infelicidade, brigas e até à separação.
    3. Busca por novas companhias. Também pela falta de vontade, você para de acompanhar seu parceiro, sendo assim ele tende a buscar novas companhias e o relacionamento tende a esfriar.
    Mas tudo isso pode ser solucionado, ou até mesmo evitado, porém para isso é necessária a colaboração dos dois. Veja:
  • Apoie seu parceiro

    É comum que, pelas mudanças de humor, você não goste de algo que seu parceiro pediu e brigue, ou até faça, mas vire os olhos ou algo do tipo, e isso deve ser evitado. Se ficar irritado respire fundo, mas não demonstre a raiva, e ajude e apoie seu parceiro.
  • Busque ajuda profissional

    Se você sofre de depressão, é indispensável que tenha ajuda profissional. Não hesite em buscar um psicólogo, terapeuta ou analista para tratar do seu problema. Se o casal já estiver passando por dificuldades, é aconselhável também que procurem por terapias de casais.
  • Tenham como base a conversa

    Pode ser que você não consiga se controlar alguma vez, mas assim que _"voltar ao normal"_explique que esse momento de tristeza ou estresse foi pela depressão. Sempre diga o que pensa e o que sente, e peça para que seu parceiro faça o mesmo, assim viverão em harmonia.
  • Deixe o parceiro ciente de sua doença

    Esconder é a pior coisa que se pode fazer, só piorará tudo. Conte que sofre de depressão e fale também os problemas e sintomas que ela traz (como nervosismo, medo, estresse ou tristeza excessiva, entre outros).
  • Invista no positivismo

    Tente ter sempre bom humor e pensamento positivo em todas as áreas da sua vida. Sempre sorrindo, sua felicidade até contagiará os outros, inclusive seu parceiro.
  • Tenha fé

    A fé é essencial. Mesmo que as coisas ao redor se abalem, seu relacionamento com Deus não vai se abalar. Todos devem crer em alguma religião, e quem tem fé sempre terá mais paz e mais felicidade interior.
    A depressão é uma doença difícil, tanto para a pessoa quanto para quem está em volta. Ela pode afetar seus relacionamentos, mas você pode evitar isso. Siga essas dicas e tenha uma vida e um relacionamento saudável e feliz.
http://familia.com.br/





Precisa de ajuda? Está com problemas de Relacionamento? 
Informações sobre consulta online e presencial. Quanto custa e como funciona. Envie nos um e-mail para dicasderelacionamento@hotmail.com
Déia Fargnoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook