quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CIÚMES – TÉCNICA PARA DIMINUIR

/ /
A imagem do ciúme é de um animal com garras aduncas, com garras afiadas, pronto para agarrar a presa. Não é uma imagem muito bonita, muito menos uma imagem de amor. Esta é a imagem. Mas como podemos definir o ciúme? E mais: como podemos superar o ciúme?
Pensar que a outra pessoa com quem me relaciono é minha – é o que define o ciúme. O ciúme é posse, baseia-se na ideia de que (ele ou ela) é (meu ou minha). Ora, a outra pessoa não é sua. A outra pessoa é outra pessoa, não é um objeto que você pode ter, como você tem um quarto, um celular, um computador…
Mas pensamos:
Este celular é meu.
Este quarto é meu.
Este computador é meu.
Este é meu namorado.
Esta é minha namorada.
Eu fico vendo quantos relacionamentos bons, que poderiam durar a vida toda e com felicidade, acabam por esta ideia e este sentimento de posse.
Afinal: você possui seu namorado? Você possui a sua namorada?
Se você morrer, a pessoa não estará no seu testamento, como poderá estar seu carro ou casa… ou seja, a outra pessoa não é sua!
E como acabar com este sentimento? Com estas ideias?
Para algumas pessoas pode até não ser fácil acabar com o próprio ciúme. Para estas talvez seja necessário realizar uma psicoterapia com um psicólogo ou psicóloga de confiança.
Para as outras pode-se começar a ter consciência destes fatores citados acima.
“Pessoas independentes de ti” – como nos diz Fernando Pessoa. Sim, os outros são pessoas independentes de mim, também com sonhos, desejos, sentimentos, vontades…
Outra característica do ciúme é querer controlar. (Também baseia-se na ideia de que a outra pessoa é minha posse, então – como um cachorro domesticado – tem que agir como eu quero).
Podemos influenciar sim o comportamento das outras pessoas. Algumas linhas da psicologia americana, como o behaviorismo, estudam as formas e métodos para se fazer isso. O uso pode ser fantástico como ajudar autistas a desenvolver a fala (influenciando o comportamento verbal deles).
Mas, em última instância, não é possível controlar totalmente o outro. Existe uma dimensão que torna justamente isto impossível. É que cada um de nós possui um mundo interno – o que os behavioristas chamam de comportamento (verbal) encoberto.
Sim, veja uma pessoa na sua frente, em silêncio. Como você vai controlar o que ela está pensando (em silêncio)? Como você vai saber o que ela está pensando, sentindo, desejando?
Sim, não dá para saber. Não dá para controlar, não é mesmo?
Então, como acabar com esta vontade de controlar o comportamento do seu namorado ou de sua namorada?
Se você não pode controlar o que ela pensa ou sente (muito menos do que você poderia controlar o que ela faz ou deixa de fazer)… como acabar com esta característica do ciúme?
Simples: lembre-se desta frase: “Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar”….
Ao invés de criar a imagem das garras que agarram um objeto qualquer, crie para o seu amor a possibilidade de voar, de ser livre, de pensar e sentir como um ser humano real (e não como um objeto que é posse sua), e…assim… se a pessoa voltar, terá motivos para voltar…e voltar…e voltar…

2 comentários:

  1. Olá!
    Acredito que o ciume apenas se torna uma doença psicológica quando a pessoa não aceita que o outro pode ter comportamentos duvidosos. Mas quando o outro lado percebe e se tem verdadeiro amor, com certeza irá cooperar em tratamentos, diálogo e evitar situações que possam fazer o relacionamento pegar fogo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Estou levando seu link para o blog, achei uma gracinha.
    depois confere.
    Beijo

    ResponderExcluir

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook