sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Por que ler?

/ /





Como falar sobre sobre um dos maiores instrumentos da raça humana? Como descrever esse processo de informação e de imersão tão agradável e, ao mesmo tempo, tão pouco valorizado pela nossa sociedade? A leitura - como todos deveriam saber - é fundamental. É triste, inclusive, ver tantos programas e propagandas na televisão (e em outros meios) valorizarem muitos outros aspectos da vida, alguns nem assim tão nobres, enquanto deixam de lado justamente a "questão do ler".

Para se entregar aos livros, aos textos e às poesias, naturalmente, existem muitas razões - e os motivos que nos levam à leitura são tão misteriosos quanto os que nos impelem à escrita e à criação. Pode ser que precisemos ler por obrigação, afinal, queremos passar naquele concurso, não é mesmo? É preciso ler, é preciso estudar, é preciso se informar para crescer pessoal e profissionalmente - disso todos sabem, embora muitos prefiram ignorar. Mas por que não ler somente para conhecer o mundo, para saber mais sobre cada coisa, cada lugar, cada pessoa? Por que não ler somente para matar a curiosidade? É justamente o ato de interagir com o mundo através dos textos, de absorver o conhecimento cunhado por outros, que permite que a humanidade cresça. É pela leitura que homem se forma, pois ler é também manter contato, com aquilo que foi lido e com aquele que escreveu.

E nos arremete então a magia dos livros de literatura, das grandes obras e dos grandes personagens. Como é bom viajar, conhecer lugares novos, quer eles façam parte de nosso "mundo real" ou não. A leitura é um processo catártico, nos permite vivenciar emoções novas e nos faz lidar melhor com aquelas que nós temos, com aqueles problemas intrínsecos ao nosso ser. Quem nunca se identificou com um personagem? Quem nunca leu um texto literário que lhe trouxesse crescimento pessoal, que lhe fizesse encarar o mundo sobre uma nova perspectiva? A leitura nos toca, faz-nos refletir e ponderar. Outras vezes, pode até não ser assim tão radical, mas ainda assim nos serve como um momento de paz, de tranqüilidade, aqueles segundos em que estamos somente nós e os personagens, na intimidade de nossas casas, dialogando.

A leitura, por fim, é mudança; e talvez seja justamente por isso que seja tão pouco valorizada. Muitos temem aquilo que é novo, paralisam diante de novas experiências. E nesse mundo em que é preferível que as pessoas não se rebelem, não ponderem sobre a terrível situação social e econômica a que a maioria está submetida, é "melhor mesmo" que a "questão do ler" seja colocada de lado. Não há motivo para alimentarem a reflexão.

A leitura é um caminho. Ou melhor, a leitura é o caminho. E não deixem que outros os convençam do contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook