sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Quanto tempo depois do parto pode voltar a ter relações sexuais

/ /



Após o nascimento do bebê a maioria dos casais se pergunta: “quanto tempo depois do parto devemos esperar antes de voltar a namorar?”. Devido ao fato de o marido estar ansioso para retomar a vida sexual, deve-se tomar algumas medidas de precaução para que não haja problemas futuramente.
Não existe um período de tempo fixo, visto  que a recuperação é diferente de mulher para mulher, porém o tempo de espera deve ser compreendido entre 30 e 40 dias. “O interior do útero estará se refazendo das mudanças ocasionadas pela gravidez”, explica Eduardo Vieira da Motta, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Além disso, nessa fase, a penetração, além de dolorosa, aumenta o risco de a mulher desenvolver algum tipo de infecção no útero. “Mas interromper a relação sexual não significa interromper as carícias e o contato entre o casal”, alerta Margareth Mello dos Reis, psicóloga clínica e terapeuta sexual e de casais do Instituto H. Ellis, em São Paulo.
No caso das mães que optaram pelo parto cesariana, ou se houve a necessidade de efetuar uma incisão no períneo (região entre a vagina e o ânus), a chamada episiotomia, deve-se aguardar que a cicatrização dos pontos esteja completa porque, embora seja raro de acontecer, pode haver o rompimento dos pontos ou a inflamação do corte.
“E nos casos em que o uso do fórceps ou ventosas se fez necessário, o tempo de resguardo é diferente?”. Não, o tempo é exatamente o mesmo, de 30 a 40 dias, segundo os ginecologistas. Há também situações em que o bebê era grande demais, ou o parto foi demasiadamente longo. Quais as consequências e como revertê-las? O tônus muscular da região pélvica sofre uma redução, que pode ser revertida com exercícios locais, segundo a recomendação de ginecologistas e obstetras. Isso ajudará a retomar a vida sexual com o mesmo prazer de antes da gravidez.
Além desses fatores físicos, há os fatores psicológicos, que podem fazer com que a mulher perca o interesse pelo sexo, voltando sua atenção quase que exclusivamente para o filho que acabou de nascer. Para isso, basta saber trabalhar o lado emocional e psicológico, e estar consciente de suas necessidades e das de seu marido para voltarem a ter uma vida a dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook