quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como colocar limites nas crianças

/ /


Quando temos um filho acabam surgindo muitas responsabilidades e o que antes era mais fácil dava para oferecer mais coisas a criança, hoje em dia já está um pouco mais complicado, as coisas mudaram e o mundo está mais avançado, somos cobrados a todo o momento e por todas as partes pelo patrão, pela mãe, até pelos amigos, familiares e inclusive os filhos.
Educar um filho não é tão fácil quanto parece ainda mais se é o primeiro ou se ele está naquela fase da adolescência, que é um pouco mais complicado mesmo. Mas, existem algumas crianças que é muito difícil de lidar, não obedecem, só aprontam, não têm limites e nessa hora como os pais devem agir, o que fazer, como colocar limites?
O afeto é essencial na educação dos filhos, entretanto não podem esquecer que colocar limites é necessário, não pode deixar fazer o que quiser, e este é um dos grandes problemas na criação dos filhos, já que existe certa desorientação por parte dos pais em relação a autoridade que exercem, alguns acabam até se sentindo inseguros em proibir certas coisas.
Estabelecer limites pode até não ser uma tarefa fácil, mas é através desta atitude que os pais ensinarão aos filhos a respeitar os outros e a eles mesmos, reconhecendo ainda a diferença entre suas necessidades e suas vontades.
Você deve explicar a criança desde seus primeiros meses/anos que precisa aprender esperar sua vez, deve ensinar a compreender que precisa compartilhar, ser gentil e tolerante, por isso as regras devem ser claras, objetivas e acima de tudo devem ser mantidas com segurança e firmeza.
Geralmente quando a criança ouve um “Não” acaba tendo reações que você não esperava e, por isso acaba fazendo o que ela deseja, o que está errado. Devemos fazer aos filhos tudo o que está ao nosso alcance e mostrar a ele que você está dando o que pediu porque você teve condições em dar e que terá que ajudar, colocá-lo às vezes para ajudar nas tarefas do dia a dia é bom também, mas somente as vezes.
Os limites são para o bem da criança e quando acontece a falta de limites pode resultar em consequências negativas, sendo que a criança que não aceita regras certamente terá dificuldades para conviver com os outros quando crescer.
Quando os pais têm atitudes em querer agradá-lo não colocando limites estará prejudicando o desenvolvimento da capacidade de enfrentar dificuldade e suportar frustrações, geralmente quando os pais falam “Não” os filhos falam Por quê? E por direito eles têm que ter uma resposta, sendo importante responder o porquê não irá fazer o que ele quer, quando explica o porquê a criança tem mais facilidade em aceitar os limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook