quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A divisão das tarefas domésticas é um dos dramas diários da vida conjugal

/ /


Uma sala empoeirada pode não ser só uma sala empoeirada. Para os casais mais jovens, dividir as tarefas domésticas significa que mulheres e maridos têm de deixar para trás antigos ideais sobre as mulheres como donas de casa perfeitas.
O mais importante é conversar sobre suas expectativas, sobre o que gostam e o que não gostam, seus padrões e suas limitações de tempo ao dividir as responsabilidades das tarefas domésticas. Pesquisadores da Universidade de Minnesota que acompanharam 21.501 casais descobriram que 49% estavam preocupados com a divisão injusta do trabalho em casa; 44% não estavam à vontade dividindo o trabalho de acordo com os papéis tradicionais e preferiam escolher as tarefas com base nos interesses.
A chave do sucesso: nos casais mais felizes, maridos mulheres viam sua combinação como igualitária. Nos menos felizes, ambos viam seus papéis como tradicionais. Eis como chegar a uma divisão satisfatória do trabalho.
1 - Dividam responsabilidades, e não apenas tarefas – e desista do controle se a tarefa não for sua. Se lavar a roupa, passar o aspirador ou fazer compras é seu trabalho, cabe a você fazê-lo regularmente – sem precisar ser lembrado. É muito freqüente, segundo os especialistas, que as mulheres mantenham o poder de programar o trabalho doméstico e que os maridos se vejam como ajudantes, não os executivos encarregados das tarefas. Experimente o sistema de honra.
 2 - Relacione todas as tarefas domésticas e fixe sua lista em um local visível. Sugira que ambos façam o que puderem. Após uma semana, mais ou menos, reúnam-se novamente e vejam se a divisão parece eqüitativa – e revejam os itens que ambos evitaram. Ninguém quer levar latas e garrafas ao centro de reciclagem nem aspirar a escada? Alternem ou façam um trato. Guarde uma cópia da tabela de tarefas no computador, para que uma nova possa ser impressa e exibida toda semana – assim, você tem a satisfação de toda vez riscar um item concluído.
3 - Trabalhem juntos. Transformar o trabalho de uma pessoa numa tarefa de duas pode ajudar a motivar o parceiro que normalmente não é responsável por lavar lençóis ou cortar a grama. Dividam a tarefa e vocês terão tempo para conversar enquanto as mãos estiverem ocupadas. Tire partido dos seus pontos fortes. Dividir o trabalho por áreas de expertise é um bom começo – desde que ambos sintam que o resultado é satisfatório.
4 - Faça uma tabela de tarefas. Limpar o chão do banheiro e da cozinha, aspirar o pó e levar o lixo para fora também são tarefas divididas igualmente. Não censure, não engula a raiva nem faça greve de sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook