terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A panela nossa de cada dia

/ /





Quem nunca participou de uma “panela” que atire a primeira pedra. Para aqueles que não sabe o que é a chamada “panela” eu vou explicar, é um grupo de pessoas que se isolam dos restantes a qual pode ser praticada na escola, no trabalho, entre outros ambientes geradores de aglomeração.

Como tudo no mundo existe um lado bom e outro ruim a “panela” não poderia ficar de fora. O bom é que através dela temos a sensação de segurança onde todos que a integram estão sempre procurando o melhor e de forma igual entre eles, já o ruim é que o isolamento praticado sobre os restantes dos colegas seja no trabalho, na escola, gera a antipatia daqueles que estão fora desse grupo. 

Podemos imaginar o que vem dessa antipatia não é? Quem pensou em fofocas, intrigas, calunias e difamações acertaram, esses são alguns dos atos de provocação pessoal praticado. Aqueles que foram excluídos da “panela” começam a falar mal das pessoas que a compõem e esse grupo também dá início aos ataques, contando casos que muitas vezes não passam de uma grande mentira como, por exemplo, um suposto caso amoroso entre colegas de trabalho no qual se envolve o chefe e a funcionária. 

Na escola a “panela” pode ser vista quando o professor realiza uma atividade em que é necessário separar a sala por meio de grupos, esses ciclos na maioria das vezes são compostos pelas mesmas pessoas durante todo o período escolar, ou seja, aqueles que se identificaram mais, que fizeram amizades desde o início do ano letivo dificilmente se juntam ao restante dos colegas para discutirem sobre o exercício proposto em aula. 

Será que a “panela” pode ser comparada a uma atitude preconceituosa, onde determinado grupo se isola devido a sua posição financeira, religiosa, política ou até mesmo racial? 

Podemos citar também os chamados Guetos como uma espécie de “panela”, o cara que curte rock não gosta de pagodeiro e vice-versa, aquele que é fascinado pelo reggae detesta música eletrônica e daí por diante. 

Aqui vai um conselho para quem participa de “panela”, procure não se isolar do restante das pessoas faça amizade com todos na medida do possível, pois aquele que você imagina ser um inimigo pode amanhã se tornar o seu melhor amigo por toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook