quinta-feira, 3 de maio de 2012

Como evitar a ansiedade para não falhar na 'hora h'?

/ /


Primeiro é compreender como você sente no seu corpo isso que chamamos de ansiedade. Geralmente a ansiedade é uma reação que antecede momentos que de algum modo percebemos como ameaçadores, mesmo que esses momentos não necessariamente sejam uma ameaça em si. Sintomas comuns na ansiedade são: impaciência, irritação, medo, boca seca, suor excessivo, tensão, sensação de vazio, coração batendo rápido, irritação, aperto no estômago...
Em linhas gerais, costumo dizer que ansiedade é uma tentativa vã de antecipar o futuro para o momento presente. O problema reside no fato de que tentar "antecipar o futuro" não garante que as coisas aconteçam do jeito que pretendemos. O pior é que deixamos de aproveitar o melhor que o momento presente pode proporcionar. Na ansiedade a pessoa não se permite deixar levar pelas sensações prazerosas das carícias, dos beijos, abraços. Mesmo porque a prioridade é o "como será" o momento posterior, e não o "como está sendo" o momento presente. O resultado de tudo isso é a frustração.
Importante não confundir o "antecipar o futuro" com planejamento. Por exemplo, não há problema em você combinar um passeio, um jantar romântico, uma viagem... "Antecipar o futuro" é não saber usufruir prazerosamente aquilo que se planejou. Em outras palavras, é não aproveitar o "estar sendo".
Muitas vezes a pessoa que apresenta ansiedade cai em um ciclo vicioso, pois ela antecede o fracasso mesmo que o fracasso não tenha ocorrido. Isso restringe qualquer possibilidade de sucesso. O resultado é a frustração e o fortalecimento da idéia distorcida do não consigo.
Ansiedade e prazer não combinam. Vivemos em um momento histórico onde estão presentes competição, individualismo, estresse, agitação... É como se investíssemos mais no aparente do que naquilo que faz sentido para a nossa existência. O amor, o sexo, é algo que está em nós, mas parece que queremos mais e mais: "tenho que ser o melhor na cama", "minha parceira(o) vai se satisfazer?", "será que eu terei um bom desempenho?"...
A ansiedade pode ser amenizada com qualquer atividade que facilite a consciência de corpo. A atividade física, principalmente a modalidade aeróbica (caminhada, corrida, ginástica...), pode ser uma alternativa. Se a dificuldade persistir, é indicado procurar um/a psicoterapeuta para identificar as causas da ansiedade. Por ora, confie no passo-a-passo, invista nas sensações prazerosas que acontecem no aqui-e-agora. Reduzindo a exigência consigo mesmo, e desenvolvendo mais consciência do aqui-e-agora, pode estar certo de que estará criando possibilidades para a melhoria do seu prazer e o da sua parceira.
Atenção! As respostas desta coluna não substitue uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook