sexta-feira, 4 de maio de 2012

A confiança é o solo fértil necessário para um relacionamento florescer

/ /
 


Mas porque é tão difícil confiar? Porque aprendemos a ser co-dependentes desde criança. Dependermos da atenção e aprovação dos outros. Não aprendemos a nos aceitar e nos amar pelo que  somos, validando e honrando nossos sentimentos, opiniões e  necessidades,  independente do outro. Aliás, acreditamos que não somos nada sem o outro.  Atribuímos a culpa a nós mesmos por não termos tido todo o carinho e atenção desde a nossa infância, por sermos falhos e ficamos tentando ser uma outra pessoa para ver se passamos a merecer amor, muitas vezes  agradando o outro, mesmo que isto custe ser desonestos conosco mesmo. Acabamos não sendo  coerentes com o que pensamos e acreditamos como adultos, agimos dominados pela carência da criança emocional para não nos sentirmos a solidão, fazemos de tudo para não sermos abandonados.  Então  nos submetemos , nos anulamos, esperando em troca  o amor e  o reconhecimento. E o outro está fazendo o mesmo conosco e ambos  nos tornamos dois mendigos suplicando por atenção. Mas o vazio é tão  grande que ninguém será capaz de preencher. Ninguém pode nos salvar de nossas feridas emocionais de infância, a não ser nós mesmos.  Aprendemos que  confiar não é  seguro. Que se permanecermos na desconfiança,  não ficamos expostos e  vulneráveis. Aí nos tornamos inseguros,  ciumentos,  possessivos e/ou escravos das carências e necessidades emocionais  do outro, ora nos sentindo culpados, errados, ora sentindo raiva, vontade nos vingar do outro. Associamos o amor à dor, sofrimento, abuso,  abandono, traição, rejeição e/ou sufocamento. Mas a verdadeira confiança que precisamos reestabelecer esta dentro de nós mesmos. Precisamos acreditar que realmente somos importantes, especiais, dignos de amor e atenção, capazes de colocar limites quando necessário, de honrar sempre em primeiro lugar o que pensamos, sentimos e  os nossos desejos sem depender da aprovação de ninguém. Nos sentirmos seguros que jamais permitiremos que nada e ninguém tire o que pertence a nós: a nossa dignidade, integridade, amor pessoal e auto-aceitação. A nossa felicidade em sermos nós mesmos tem que estar acima de tudo. Só assim poderemos aprender a confiar e confiança é o começo de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook