segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dicas infalíveis para uma relação pacífica com ex!

/ /



Lidar com relações passadas costuma ser um desafio para a grande maioria. Muitos não sabem ao certo como se comportar na presença de um ex-companheiro, como lidar com as emoções ou como evitar o estranhamento de um encontro. 
Sob certos aspectos existe a possibilidade de algum controle, como saber se preservar, se retirar de cena na hora certa, enquanto sob outros não há muito o que fazer, apenas desenvolver um autocontrole para suas emoções. 

Todos, na vida adulta, têm histórias para contar sobre relacionamentos acabados, sobre um passado amoroso que não está em branco e a força do impacto que esse passado tem na vida de cada um dependerá de uma série de fatores, como elos que ainda conectam - filhos, financeiro, família - ou simplesmente emocional. 
Regras que amenizem inteiramente o desconforto de um encontro não existem, mas existem meios que contribuem para o bem estar geral: 

Maturidade- Saber lidar com a perda é o primeiro caminho para estabelecer uma boa relação, quando necessária, com seu ex. Sempre haverá um lado mais sofrido com o final, mas aceitá-lo com maturidade ajudará a lidar melhor e consequentemente a conviver melhor com o desfecho da relação. 

Limites na Relação- Apesar de toda intimidade que tiveram um dia, no momento da ruptura acontece uma mudança nas regras da relação e essa mesma intimidade sofre transformações. Beijar, abraçar, certos carinhos já não cabem mais quando se encontrarem e isso ocorre por diversas razões, uma delas seria o fato de que esses mesmos gestos fazem mal àquele que sofre mais, criam uma ilusão de um retorno possível (que sabemos nem sempre ser), deixa o mais frágil aprisionado e talvez ainda mais vulnerável. Se estiver em um novo namoro pode também incomodar o companheiro, deixá-lo inseguro e correr o risco de iniciar uma crise. Ex é ex, sendo necessário saber transformar a relação. 

Não é mais o seu melhor amigo- A mesma pessoa com quem um dia trocou confidências e compartilhou o mais íntimo do seu mundo interno é agora alguém que está fora e por mais difícil que seja, deve ser vivido dessa forma. Se um namoro terminou não há como continuar sendo o seu confidente, seu grande parceiro. Será sempre alguém com quem teve um passado e que por isso estará sempre presente na sua história, mas de uma nova forma e é necessário encontrar essa nova forma, aprender a viver sem ele e se apoiar em outros vínculos. Apesar de te conhecer muito bem já não terá mais espaço para continuar compartilhando a sua vida pessoa, ainda mais se um novo companheiro está em cena. 

Não pode ser um fantasma- Muitos temem a idéia do ex, como algo que assusta e assombra, mas isso dependerá exclusivamente de cada um e da lente de aumento que usam para enxergar esse "fantasma". Quanto maior a força concedida à essa imagem, maior ela será. Muitas vezes torna-se alguém tão idealizado que nenhum outro conseguirá ser forte ou interessante o suficiente para substituí-lo e o ex torna-se um rival imbatível. Essa postura aprisiona e impede de perceber relações em potencial que podem estar ao seu redor. 

Apenas uma recordação- Trabalhar o seu mundo interno de forma que consiga elaborar o final, ainda que tenha sido sofrido, para que realmente se prepare e prepare o terreno para um novo relacionamento. Guardar mágoas eternas apenas impede de seguir adiante e torna-se prisioneiro do passado. Se houve o final então é importante trabalhar para aceitá-lo (ainda que leve um tempo) de forma que o ex seja apenas uma lembrança desse passado. Não precisa chegar ao ponto de se tornar uma ótima ou boa lembrança, se isso for impossível, e sabemos ser para muitos, basta que fique no lugar certo e que as mágoas sejam desfeitas para que consiga se sentir forte novamente para seguir adiante e construir uma próxima relação. Inúmeras são as pessoas que paralisam suas vidas e responsabilizam o ex por isso. Se houve a ruptura é porque chegaram no limite do que era possível para o casal. 

Respeitar e valorizar sua nova vida/etapa- Apesar das dores e do sofrimento, cuidou do seu mundo interno e seguiu adiante. É fundamental então que viva o presente e não deixe o passado interferir e desfazer todo o trabalho que teve para chegar até esse novo ponto. Uma nova relação, novas possibilidades, novas experiências para serem vividas e conhecidas, então cuide para que não seja contaminada pelo que passou. Fundamental respeitar sua força por ter conseguido transformar a história e valorizar suas escolhas atuais, sabendo que é possível aprender com cada experiência e que nessa nova oportunidade conseguirá ser diferente, agir diferente e continuar transformando e melhorando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook