terça-feira, 29 de maio de 2012

DIZER QUE O HOMEM TRAI PORQUE É DE SUA NATUREZA HOJE SOA ABSURDO

/ /



Li recentemente uma reportagem sobre infidelidade que me deixou intrigada. Os entrevistados, homens bem-sucedidos na faixa de 29 a 40 anos, eram praticamente unânimes ao afirmar que traição com o objetivo de variar o cardápio sexual não é traição. Disseram eles coisas como: “É um exercício de afirmação da autoestima. É da natureza masculina conquistar e demarcar território” ou “A relação com a esposa pode estar perfeita, e mesmo assim pode rolar sexo com alguém que deu mole”.
Não é de hoje que os homens se justificam com o argumento de que, se a natureza fez assim, é assim que tem de ser. O que me surpreende é o fato de tal argumento ainda prevalecer entre homens jovens e aparentemente modernos. Se essa justificativa fosse válida estaríamos todos até hoje pelados e comendo com as mãos. Afinal, a natureza não nos fez adeptos do terno e gravata ou do garfo e faca.
No passado, quando a sociedade era mais, digamos, “quadrada”, justificar as traições desse jeito até fazia sentido, pois quem dissesse o contrário corria o risco de ser considerado menos macho. A infidelidade não era considerada um erro, mas um fato que deveria ser aceito com naturalidade.
A sociedade atual, porém, não é nada homogênea, nem dita regras tão rígidas. O padrão de conduta hoje dominante é o individualismo, cada um faz e pensa o que quer sem precisar se explicar — desde que siga a lei, obviamente. Por isso, hoje faz mais sentido entender a infidelidade como um direito das pessoas, uma escolha que pode ser feita igualmente por homens e mulheres.
O argumento naturalista peca por desconsiderar que somos dotados de reflexão crítica, qualidade que nos distingue dos outros bichos. Somos capazes de pensar e analisar nossas ações e pensamentos, validando-os ou não. É por meio da reflexão e da análise que descobrimos como nosso inconsciente nos sabota e nos mantém escravos de condicionamentos e autoenganos. Mas somos capazes de trabalhar para romper esses condicionamentos. Um exemplo: suponha leitor que um homem trai a esposa e é descoberto. Ela ameaça deixá-lo. Ele não quer perdê-la, se arrepende e decide não repetir o feito. Entretanto, diante de uma nova oportunidade de sedução, deixa-se levar (leia-se “obedece a seus condicionamentos genéticos e culturais”) e, mesmo sentindo culpa, é infiel novamente. A esposa, então, rompe a relação.
Diante da perda ele pode justificar-se para ela, para si e para o mundo com o argumento de que não podia ter agido diferente, pois os homens não foram feitos para ser monogâmicos. Mas, se for zeloso de sua integridade e coerência, vai se questionar: “Afinal, o que estou fazendo comigo mesmo? Se eu quero uma coisa, por que faço  outra? O que este conflito revela a meu respeito? Qual é o sentido que quero dar a minha vida?
Ao exigir de si mesmo uma explicação, ele denota maturidade e crença na evolução. Toma as rédeas da sua vida. Muitas vezes isso é tão difícil que se faz necessário buscar ajuda, mas vale a pena.
Ao final, não importa se ele decidirá ser monogâmico ou polígamo, desde que se sinta inteiro e confiável para si mesmo. Sua autoestima não precisará ser afirmada, e o único território que terá de conquistar e demarcar será o território que compõe seu mundo interno.
Em breve voltaremos ao tema infidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook