terça-feira, 29 de maio de 2012

SEPARAÇÃO ASSUSTA, MAS PODE ABRIR ESPAÇO PARA NOVA HISTÓRIA DE AMOR

/ /


Melhor assim/ a gente já não se entendia muito bem...”, diz a música Separação, de José Augusto  e Paulo Sérgio Valle , gravada por Simone . Mas nem toda separação é assimilada com essa tranquilidade. Mesmo que a infelicidade paire sobre a vida do casal, mesmo que se saiba que é “melhor assim”, a decisão de romper nunca é fácil. Significa perder a identidade que por longo período passou a ser do casal,  criada a partir do que foi planejado e sonhado junto. Ainda que se tenha consciência de que separar-se é o melhor para os dois, o medo e a expectativa a respeito do que vem pela frente assustam. A dificuldade de assumir a própria fragilidade nesse momento é tão grande que muitos homens e mulheres tendem a adiar a decisão. Alegam que estão preocupados com os filhos, com o parceiro ou com problemas relacionados à divisão dos bens, à logística da vida, que irá sofrer mudanças. No fundo, têm apenas medo.
Em geral a separação não vem abruptamente, como uma trovoada nos grandes temporais. Ela se dá em etapas, mais ou menos assim:
  • Percebe-se um esfriamento na relação, um distanciamento afetivo de uma ou de ambas as partes. Quando um estica os braços, o outro já não está mais lá.
  • Começa a separação física. Um dos dois passa a dormir em outro quarto ou na sala, às vezes com desculpas como a de que trabalhou até tarde, de que não quer atrapalhar o sono do outro. Ou então continuam dormindo juntos, mas separados por um muro invisível. O carinho e o afeto dão lugar a um sentimento de rejeição, acaba o desejo.
  • Um dos dois sai de casa.

  • Consolida-se a separação familiar e social quando parentes e amigos ficam sabendo.
Estudos calculam que da decisão à ação as pessoas levam de seis meses a dois anos. É preciso cortar todos os fios e elos, estancar a hemorragia que aos poucos enfraqueceu a relação. Os que amam sofrem mais ainda, sentem que “morrem” duas vezes: na vida construída conjuntamente e na vida futura da pessoa amada. E, como mecanismo de sobrevivência, têm de matar o outro dentro de si.
Quando entrou uma terceira pessoa na relação, é comum que se tente culpá-la: “Se não fosse ela/ ele, teríamos uma chance”. Bobagem. Ninguém acaba com o que não existe mais. O amor não precisa de chances para sobreviver, ele apenas existe. O que acaba com ele são as diferenças inconciliáveis, a falta de parceria e diálogo, as visões contrárias de mundo. No desespero, quando o fato se consuma, aqueles que não se conformam buscam desesperadamente uma solução, como uma criança atrás de um vidro de cola para colar o brinquedo quebrado. Com isso, só conseguem adiar o recomeço. Para ambos.
O que fazer, então? Antes de mais nada, conscientizar-se de que para ser feliz não se pode depender da pessoa amada — ou de qualquer outra pessoa; entender que insistir em ficar com alguém que já se afastou só leva a mais sofrimento; admitir que o amor não sobrevive de migalhas e que, quando se adia uma decisão como essa, adia-se a própria vida, as próprias chances de iniciar uma nova história de amor. Feito isso, é sacudir a poeira e ir buscar a vida plena. Porque quem experimentou a felicidade de uma união verdadeira e completa não irá se contentar em viver outra pela metade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook