quinta-feira, 3 de maio de 2012

A mulher de hoje está de bem com sua vida afetiva e sexual?

/ /


Pensar que mulheres bem-sucedidas, decididas e independentes financeiramente estão sempre felizes e satisfeitas ou que elas têm menos problemas afetivos e sexuais é um grande engano.

Essas mulheres foram à luta, encararam o mundo, que durante muito tempo foi de domínio masculino.

As mulheres hoje estudam mais. Nas escolas, nas faculdades e nos cursos de pós-graduação são maioria. Isso traz para elas um poder competitivo maior. Esse sabor de 'eu também posso’ é algo novo. Elas se deliciam em poder estudar, desfrutar do corpo, da sua sexualidade, viajar e consumir.

Esse poder traz para elas sensações diferentes, de um lado o prazer da conquista e da autoestima valorizada. Por outro, o receio de perder ou de não dar conta de continuar crescendo. E aí aparece o conflito mais frequente, viver ou não viver a maternidade?

O medo de perder oportunidades, de perder o ritmo no embalo do crescimento, de perder o tempo no relógio biológico, de perder seu parceiro que manifesta o desejo de ser pai, tudo isso se junta num conflito só. Isso porque o modelo de maternidade vivenciado por muitas mulheres ainda é de maternagem solitária (cuidar, amamentar, passar noites em claro...), no sentido que a criança depende muito dela nos primeiros cinco anos de vida.

Outro conflito é a dificuldade em encontrar um parceiro amoroso que conviva bem com essa mulher poderosa, que faz suas próprias escolhas e as custeia sem pedir ou depender do outro.

Essa mulher também está mais exigente com relação aos homens, ela busca parceiros que não se acomodem na vida, que queiram crescer também; busca companheiros que tenham afinidades, que curtam sair, ir a shows, teatros ou que adorem um filme a dois.
Mito do amor romântico
Ela espera um companheiro galante, gentil, sedutor e romântico. Trata-se do mito do amor romântico, ele alimenta ainda hoje o imaginário e o desejo feminino. Mas como o nível de exigência da mulher cresceu, só um ‘amor e uma cabana’ não a gratifica.
Tem sido freqüente o grande número de mulheres bem-sucedidas que opta por viver sozinha ou por manter relacionamentos à distância (cada um na sua casa) para evitar frustrações no dia a dia.

Essa mulher é feliz? Essa é uma discussão muito filosófica. Ela pode garantir entusiasmo e garra com a vida e todas as suas conquistas, isso não pode significar não depender de nada ou de alguém para sentir-se feliz. Momentos felizes e prazerosos podem ser desfrutados com diferentes pessoas e em diferentes situações (pessoais, profissionais, sexuais) sem ter que significar uma vida solitária ou a negação da maternidade para aquelas que a desejarem. Mas essa tem sido a grande dificuldade dessa nova mulher guerreira, viver o prazer de suas conquistas em todas as áreas de sua vida.
Homem inseguro

Por outro lado, muitos homens ficam inseguros com essa mulher, uns perdem a ereção por temer o seu poder, outros guardam rancor por não se sentirem valorizados tanto quanto ou mais que ela em relação à vida profissional.

Para evitar esses medos, conflitos e mágoas, é preciso mais união; aprender a sonharem juntos respeitando o espaço profissional de cada e crescer com satisfação. Só assim esse casal vai conseguir fazer concessões, negociar o cuidado da casa, dos filhos, estimular o crescimento do outro, sem competir ou achar que o outro é egoísta.

Essa é uma longa caminhada entre homem e mulher. Uma busca sem desvalorizar ou desconsiderar o projeto individual.
Só assim ambos não se sentirão ameaçados para desfrutar e construir juntos uma vida a dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook