quarta-feira, 11 de julho de 2012

Muito se fala que se deve ter uma boa autoestima ou estar bem consigo mesma (o) para viver bem um relacionamento.

/ /


Mas na prática o que isso representa ou como se busca essa condição? Para responder essas questões, é preciso entender o papel da autoestima.

A autoestima diz respeito a como nos vemos e nos sentimos diante do mundo, reconhecendo nossos valores, princípios, personalidade, fraquezas... Enfim, como nos reconhecemos enquanto indivíduo e como interagimos com tudo que nos cerca: pessoas, trabalho, situações, etc.

Nossos comportamentos, postura de vida e atitudes são vividos de forma única e adquirem um significado particular para cada um de nós com a influência da nossa personalidade e da autoestima.

Uma pessoa com boa autoestima em geral está equilibrada, se vê e se posiciona de uma forma que acredita ser a melhor e sente-se bem com seu momento presente. Enfim, a pessoa vive de forma harmoniosa e prazerosa, sem grandes conflitos.

No relacionamento não é diferente, pois ele só poderá ser bem vivido na medida em que se esteja bem consigo mesma, com o outro e com a vida a dois. O relacionamento deve ter um sentido e ser prazeroso para ambos.

Mas não basta querer ou esperar que ele aconteça assim. Muitas vezes o relacionamento precisa passar por ajustes e entendimentos para que se possa acertar as arestas e chegar a um ponto de equilíbrio, para que ambos se sintam satisfeitos em relação aos seus desejos e expectativas.

A autoestima é importante na medida em que cada uma das partes se sinta bem com o que vive no relacionamento e transmita ao outro esse sentimento. Assim o bem-estar de um nutre o mesmo sentimento no outro, como uma fonte inesgotável de troca, prazer e intimidade. Isso faz crescer a autoestima conjugal, ou seja, o bem-estar e a realização de ambos enquanto casal.

Portanto, cuidar da autoestima é um processo permanente e importante para a vida e para o relacionamento a dois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook