sábado, 11 de agosto de 2012

Em relacionamentos onde já existe a presença de crianças, o homem também precisa entender o seu lugar diante dos filhos dela.

/ /

Ao conhecer uma mulher que já é mãe, o homem deve estar consciente que além de assumir o namoro ou casamento, também estará assumindo o papel de padrasto dos filhos de sua namorada ou esposa.
Num primeiro momento, quando o conhecimento sobre o outro ainda é superficial ou mesmo despretensioso, o fato da mulher ter filhos não tem relevância, porém, quando a relação começa a evoluir, o homem, mais racional, tende a colocar na balança os prós e os contras desta relação.
No entanto, quando o envolvimento acontece e o sentimento aflora, o homem não vai desperdiçar uma companheira interessante e madura, só porque ela já é mãe. Na verdade, o homem está mesmo é à procura de alguém que realmente valha a pena e que corresponda aos seus valores.
Assumir um namoro ou entrar em um casamento envolve uma série de questões além do casal, e a mais relevante é a família. O homem, antes de se permitir viver esse relacionamento, deve analisar se a relação entre sua parceira e os filhos é respeitosa, firme e regrada para que ele tenha certeza que as suas escolhas não resultarão em problemas futuros.
É importante que ele perceba a rotina, o convívio e as problemáticas pré-existentes daquela família, porque quando assumir o namoro ou casamento ele fará parte de tudo aquilo e vai viver cada situação. Portanto, se é uma família com problemas de convivência, ele com certeza terá problemas no seu dia-a-dia, e se for o caso contrário, a relação tende a ser tranquila e harmoniosa.
É muito comum que o homem tenha certa insegurança no momento de assumir o papel de padrasto, e o maior dilema é o de como se portar diante dos enteados para criar um laço de amizade e uma relação de sucesso. Por isso, as dicas são:
Construa um relacionamento saudável entre padrastos e enteados.

- Cada um no seu lugar:
Entenda que não existe um segundo pai e que ninguém deve substituir esse papel único. Não espere ser chamado ou considerado como pai, e nem permita isso, porque esse lugar já tem dono, você deve querer sim ser considerado como um grande amigo, o marido da mãe, um brother. É muito importante que essa hierarquia seja respeitada para o bom funcionamento da família.

- Controle o ciúme:
É muito frequente aparecer ciúmes de todos os tipos: do amor, do tempo de dedicação, da atenção, do carinho e da admiração dispensada ao outro. Esse sentimento pode aparecer em qualquer 

 das partes, padrasto, mãe ou filhos. Ele gera concorrência, disputa que pode ser algo oculto a princípio, mas tende a aparecer, pois a insegurança e o medo de perder geram conflitos, ameaças, intrigas, comportamentos de revolta, chantagens emocionais entre outros.
É desses conflitos que saem discussões como: "você não é meu pai e não manda em mim", "eu não gosto de você" ou "você é um chato", nesse momento é importante reconhecer que todos têm o seu lugar e importância. Portanto, tome também o seu lugar e reconheça a sua importância.

- Respeite os espaços de cada um:
A construção de uma relação saudável não depende só de você, depende também dos filhos da sua esposa/namorada e dela também. A mulher nesse momento tem o importante papel de mediar à relação entre você e seus filhos para que você respeite o espaço deles e eles respeitem o seu.

- Não queira educá-los:
É necessário ter a consciência de que os filhos não são seus, portanto, você pode e deve apenas auxiliar na educação observando os comportamentos, as atitudes e sempre manter-se neutro, sem expressar opiniões e passar por cima da autoridade da mãe frente aos filhos.
É importante você expor seu ponto de vista para sua parceira como forma de contribuição, sem impor ou exigir atitudes dela. Cabe a ela decidir e escolher a forma mais segura de se colocar para os filhos para que possa obter resultados positivos na criação deles.

- Acerte as regras:
O padrasto também pode ajudar a esposa a criar as regras básicas de convivência para que cada membro da família possa ter a privacidade garantida, sua intimidade preservada e um convívio saudável, desde o começo da relação, evitando problemas futuros.

- Respeite para ser respeitado:
A fórmula para fazer dessa relação um sucesso é o respeito. Se cada um respeitar o espaço e a importância do outro o convívio será harmonioso e com certeza vai nascer laços de admiração e até de amor entre as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook