sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Como estimular o corpo para fazer o desejo surgir?

/ /



Aprender a descobrir as sensações que esse corpo pode proporcionar, aprendendo a se tocar, a se gostar, percebendo e estimulando as sensações. O primeiro passo é se autodeterminar a viver essa busca.
Falar de desejo em uma relação a dois implica em sentir desejo um pelo outro e prazer em estar junto com o outro.
Por isso, ativar o desejo a dois implica em necessariamente se dispor a estar junto, a iniciar a relação com toques carícias e beijos.
Mas sem vontade?
É importante perceber que essa visão romantizada de que temos que ter vontade para fazer coisas é uma ilusão. As pessoas se levantam pela manhã, mas na maioria das vezes gostariam de dormir um pouco mais. Um grande número de pessoas aprende a tirar prazer de atividades físicas, mas não tem um desejo ardente por começar.
Química do beijo
O estímulo corporal deve conter beijos. Não estamos falando de selinhos.
Quando duas pessoas se beijam ocorre a "química do beijo", a troca de substâncias que estimula modificações corporais, os batimentos cardíacos podem aumentar de 70 para 150. Substâncias como a fenietilamina que está ligada a sensações de amor, ou a dopamina que tem relação com a emoção amorosa, as endorfinas que são as drogas ligadas ao prazer; tudo isso começa a ser acordado no corpo. Junto disso, as carícias, beijos e mordiscadas ajudam a despertar o corpo para sensações eróticas.
Essa autodeterminação visa estimular esses comportamentos para que a subjetividade do prazer erotizado e do desejo de estar juntos seja associado ao desejo sexual e desencadeie, gradativamente, um aumento natural do desejo sexual e relacional com a parceria. Trata-se de um processo de resgate ou até de construção de cumplicidade e eroticidade do casal.
Para que esse resgate erótico aconteça, é necessário uma interdependência de aspectos subjetivos de autorizar-se a sentir desejo por sexo, o que implica em resignificar conceitos previamente internalizados de repressão sexual, culpa ou medo e aprender a associar desejo-sexo-erotismo em um eixo relacional possível de ser vivido.
Se o desejo sexual esta diminuído por aquela pessoa – mas continua existindo por outras pessoas (reais ou virtuais) se faz necessário avaliar as mágoas, raivas e até se o comportamento de não desejar - boicotar o desejo que aproxima do outro -. é uma forma de punição a essa pessoa-parceira ou de autoproteção. Se houver a sensação de vulnerabilidade que possa ser destrutiva à relação, ou se algum desses fatores for identificado, a ajuda terapêutica se faz imprescindível.
Uma postura de cumplicidade, criatividade e interesse pelo outro poderá permitir não só o resgate do desejo, mas sua permanência num contexto prazeroso e comprometido com contínuas descobertas.
A atração e o desejo sexual poderão ser mantidos em uma atividade sexual em que os parceiros irão conseguir aprender também a ter prazer dando prazer. Assim o desejo de um potencializa o desejo do outro e a probabilidade desse desejo involuir ficará reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook