terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dicas para você poder conviver bem com a família dele

/ /


Numa família bem estruturada o indivíduo sente-se seguro e apoiado.
 
Em relação à solidariedade recebida em casa, é ensinado que dificilmente a encontrará em outra forma de convivência social. Trata-se do lugar onde nasce e se reforçam esperanças e valores.
Culturalmente a organização social nos faz aceitar que somente a nossa família é capaz de nos ensinar os passos para achar a “felicidade total” e que se nos afastarmos dela, “seremos punidos”. Por essa ótica, a “família boa” é aquela que cria o filho para que ele se sinta livre e capaz de alçar voo fora de seus laços e que esses devem ser gradativamente substituídos por sentimentos de afeto e não de dependência.

Família e relacionamento amoroso
Julgar a família do parceiro como sendo inferior à sua, demonstra insegurança e falta de respeito por uma maneira diferente (ou não tão diferente) de ser. É intolerância.
Temos que aceitar as diferenças, mas não devemos nos autoflagelar, se for penoso demais. A convivência com a família do parceiro deve acontecer de maneira harmoniosa e, no mínimo, educada. Se essa convivência não for agradável, o casal não deve insistir, nem sentir-se culpado. Afinal, os familiares são adultos e tiveram chance de fazerem suas escolhas também. O melhor é deixar quieto.
Culpa por sair de casa
Geralmente, quando um filho ou uma filha sai de casa para formar um novo lar, estabelece-se uma competição por parte de seus pais (só eles sabem o que os filhos gostam ou precisam) e uma culpa nos filhos (estão abandonando quem tudo sacrificou por eles).

Acordos
É importante que os parceiros estabeleçam acordos que satisfaçam ambos, sem imposições, mas como forma de conciliar e construir uma nova realidade. Ou seja, novas regras, uma nova visão que deve e pode ser adaptada. Na prática seria cada um dar o melhor de si no relacionamento, mostrar sua visão de mundo para ajudar o outro a ser feliz, evitar atitudes egoístas e estabelecer metas realistas juntos.
Conflito
O conflito é o processo que acontece entre duas ou mais partes e que reflete pensamentos e valores antagônicos (nem sempre) e no qual as pessoas reagem de maneira, muitas vezes, defensiva e agressiva. Existem forças antagônicas dentro da mesma pessoa que resultam em oposição entre dois sentimentos ou desejos contraditórios ou ainda um desejo (id) que se contrapõe à aprovação de sua censura moral (superego).
O conflito é inerente às relações humanas. É muito importante ser prudente com a maneira de lidar com isso, pois as consequências podem ser danosas sob vários aspectos: emocional, físico, econômico, etc.. Por isso, deve-se ter o cuidado para não criar situações irreversíveis como brigas com agressões verbais e físicas. Não se pode permitir que sentimentos como ódio, fúria, ciúmes nos guiem de maneira caótica e nos afastem de nosso verdadeiro objetivo: a construção afetiva de um novo lar.

Como conviver bem com a família dele (a):

1ª) Deve-se apostar numa convivência menos desgastante e mais amena sem deixar de respeitar as necessidades do outro;
2ª) Deve-se ser firme mostrar que interagir com a família do parceiro não significa anular seus valores. Saber respeitar a família do parceiro não significa que você concorde com tudo o que ela diz e faz, mas quando existe união entre o casal, o respeito pela família do parceiro deve ser mantido;
3º) Os problemas surgidos em relação à família de nosso parceiro não podem ser frutos de nossa intolerância ou de nosso sentimento de posse (e vice-versa);
4º) Cada parceiro deve pensar e perceber seu grau de intolerância em relação à família do outro, e se essa é realmente justificável;
5ª) Caso haja realmente uma incompatibilidade profunda, nunca exija que o parceiro deixe de conviver com a família dele. Fica a critério de cada um decidir visitar sua família num momento que considere importante. Há momentos que os casais devem viver suas vidas separadas e esse pode ser um deles.
6ª) Cuidado, nunca deixe-se levar pelas críticas por parte de sua família em relação ao seu parceiro. Não deixe que a sua família faça mal juízo dele. Você deve de modo imparcial e objetivo saber ouvir a sua família e o parceiro e não tomar partido sem refletir e questionar qual dos lados está sendo mais correto e coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook