quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Quais as conseqüências da solidão na nossa vida?

/ /



A procura incessante do outro como fator de felicidade nos leva a escolher “qualquer” pessoa para nos preencher. Esta má escolha, feita a qualquer preço, além de não nos fazer felizes, tende ao término e quando isso ocorre nos remete a uma solidão (carência) maior ainda do que antes do namoro ou casamento. As relações entre pessoas que têm solidão são dolorosas e frustrantes porque é o encontro de “dois mendigos”. Além da exploração mútua, estes relacionamentos se caracterizam pelo ciúme apego excessivo, controle, posse, cobrança do amor do outro. Na verdade, a solidão é uma incapacidade de amar. No amor procuramos alguém para partilhar com ela nosso afeto, nossa alegria, nossa construção de vida. Uma pessoa amorosa, mesmo que não esteja casada, leva uma vida rica e senti necessidade de alargar, cada vez mais, através das amizades, do crescimento, de sua contribuição do mundo. A auto-estima de quem tem muito amor no coração não é medida pelo amor do outro. “O seu valor vem da sua capacidade de amar e não pelo fato de ser amada”.
Quanto mais pobre for a nossa vida psicológica, mais solidão sentiremos, mesmo que estivermos com alguém. E quanto mais rica, mais amor e menos solidão, mesmo sozinhos. Essa insistência social de dar muito valor ao fato de estarmos casados ou namorando nos induz a um desleixo no valor de estarmos felizes. Talvez esse seja o motivo principal porque a maioria dos relacionamentos se deteriora. As pessoas ao se encontrarem, param de crescer emocionalmente, de desenvolver o próprio potencial, de incrementar o auto-amor, de procurar, enfim, os seus caminhos próprios para a felicidade.
Trocar de marido, de mulher, de namorado, não vai adiantar nada, enquanto acreditarmos que alguém pode nos fazer felizes ou acreditar que ser só é sinônimo de tristeza e fracasso. Ser feliz é algo pessoal, inalienável e intransferível. È uma batalha individual. E quando alguém consegue ser feliz, ainda que só, é maravilhoso querer alguém para compartilhar com ele da sua luz e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook