quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sofre por amor?

/ /


Relacionamentos dolorosos em que um dos parceiros provoca sofrimento no outro, através de grosserias, traições, desprezos, indiferenças é bem freqüente. E o que sofre a consequência disso não consegue se livrar do relacionamento, muito embora racionalmente veja a necessidade disso. E se submete e sofre em nome do amor. Existem duas maneiras de estruturarmos nosso tempo e nossos relacionamentos. Através de brincadeira ou através do “jogo”. A diferença entre os dois é que, quando me relaciono através da brincadeira não há quem ganha ou quem perde. Todos ganham em alegria, prazer e paz. E quando nos relacionamos através do “jogo”, sempre existe quem ganha e quem perde. Como fomos treinados para a competição, a disputa, a posse, a dominação e o controle do outro, jogamos constantemente nos nossos relacionamentos e isso produz, evidentemente, muita dor, angústia, tristeza.
Construir uma relação afetivo-sexual significativa, capaz de nos impulsionar para uma vida cada vez mais feliz, mais rica, mais abundante é aumentar nossa consciência dos jogos que fazemos nas nossas relações e inibir essa forma desastrosa de nos relacionarmos.
Existem inúmeros jogos nas transações amorosas. O mais cruel e destrutivo deles é um jogo, a que tenho chamado de o jogo do abandono. O medo nuclear de cada um de nós é o medo do desprezo, do abandono, da perda do amor do outro. Essa é a nossa ferida principal do ponto de vista psicológico. Nesse jogo, aumenta-se no parceiro o medo de ser abandonado, através de ameaças, indiferenças, términos, silêncios torturadores, traições, provocando intensa dor, insegurança, ciúme no parceiro. E para que? Para controlar. Para ter o outro sob domínio. Para ter o outro nas mãos.
Existem pessoas que amam e há pessoas incapazes de amar. Pessoas amorosas não querem o sofrimento das outras pessoas, não provocam a dor nos outros e são extremamente cuidadosos com as feridas emocionais do outro. Pessoas incapazes de amar têm em geral, na vida uma história de abandonos infantis, de maus tratos e abusos por parte dos adultos. São pessoas com acentuado grau de inferioridade, auto-estima baixa e são insensíveis ao sofrimento alheio, sendo por isto capazes de provocar dor naqueles a quem dizem amar. E o que nos confunde, neste caso, é que essas pessoas, apesar de lhes faltar amor no coração, gostam de estar com as outras pelo prazer que obtêm disso. Aí achamos que elas nos amam, porque nos procuram, nos elogiam mantêm relacionamento sexual, beijam, dá presentes, etc.
E por que nos submetemos a pessoas cruéis? Por que a dificuldade em nos separarmos de pessoas que adquirem segurança através da nossa insegurança? Há dois motivos psicológicos para querermos estar com alguém. Primeiramente, o amor. É bom estar com pessoas que nos fazem sentir bem, com quem sentimos prazer, alegria, felicidade. Pessoas com as quais nos sentimos “folgados” interiormente e nutridos. É bom brincar com elas. O outro motivo que nos faz apegar a alguém é o MEDO: medo da solidão, de não termos alguém, medo de perder o amor dele, medo do abandono, medo de não casarmos. É quando não toleramos a idéia da separação. E aí, quando mais nos atemorizam mais lutamos por elas, mais nos submetemos e mais sofremos.
Dessa forma, com nossa submissão e subserviência alimentamos o jogo do desprezo. Meu lado sadio quer terminar o relacionamento e meu lado adoecido quer permanecer em um relacionamento que jamais me levará à felicidade. Sofrer a perda para ressuscitar depois é melhor que sofrer, sem fim, a falta de amor do outro. Às vezes a separação é a única forma de me amar e por conseqüência ser feliz. Namorar, casar, estar junto, mas nunca a qualquer preço. “Morreu, o nosso amor morreu, mas, cá pra nós, antes ele do que eu.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook