domingo, 3 de fevereiro de 2013

Você está se sentindo pressionada a Casar?

/ /



Antigamente, num período bem tradicional da história, o casamento era um acontecimento simples, natural e esperado. Não era permeado por dúvidas, angústias ou grandes questionamentos. Fazia parte da vida e era recebido por todos como mais um passo da vida do casal. 

O mundo mudou e com ele as tradições, os hábitos, os valores, a mentalidade, as escolhas e o casamento passou também por transformações. O homem não é mais o mesmo, assim como a mulher também não é, como consequência, casar é um verbo que vem sendo redefinido. 

O que é casamento? Qual sua melhor configuração? Quando ele deve acontecer? Se ele deve acontecer? E algumas outras perguntas passam a ser respondidas por cada um, cada pessoa terá sua própria ideia sobre casamento, ele já não é mais um assunto igualmente acordado entre todos. 

Entretanto, em meio a grandes transformações, para certas pessoas o casamento conserva seu aspecto original, quase ingênuo e tradicional. Muitas mulheres nutrem o desejo pelo casamento, não abrem mão do sonho de ter um companheiro para a vida e construir com ele uma família. Na contramão surgem homens cada vez mais avessos a essa ideia, relutantes e temerosos em fazer uma escolha que mudará para sempre suas vidas. Já não existe mais certo ou errado, melhor ou pior, expectativa social ou pressão que interfira numa escolha. O casamento é e será cada vez mais uma decisão particular e da dupla e a forma como o conduzirão, o modelo, o enquadre será um resultado da vivência do casal. 

Agora, isso tudo se estamos falando de uma dupla saudável emocionalmente, porque na contramão existem dois perfis complicados, as mulheres que pressionam demais e os homens que fogem em pânico. Vamos falar das mulheres e podemos deixar os homens para um próximo artigo. 

A maioria das mulheres nutre o desejo pelo casamento, mas enquanto algumas deixam a vida tomar o seu curso, outras se tornam angustiadas e inquietas quando percebem que o tempo está passando e o seu sonho demorando a se realizar. São mulheres que se tornam tão obsessivas com a ideia de casar que passam a ter sua existência comprometida, assim como comprometem suas relações. A vida gira enfim em torno dessa meta e não importa o quanto sejam inteligentes e boas profissionais, competentes no que fazem, elogiadas e admiradas, não se sentem felizes ou plenas se o casamento não tiver sido consumado. 

Essas mulheres provocam em seus companheiros um profundo incômodo e desconforto, desconsideram o que o outro sente, seus desejos e expectativas com relação ao relacionamento, impondo seus planos e projetos para o casal. 

Os homens ficam sem saber como agir, o que dizer, como demonstrar que talvez seus planos sejam diferentes ou apenas num tempo diferente dos delas. Difícil sair dessa situação sem correr o risco de magoar a companheira, porque pode ser que o que se tem a dizer não é o que ela quer ouvir. Se o homem não está enrolando ou apenas passando o tempo e está feliz e nutre igualmente o desejo de construir uma relação sólida e a longo prazo, então o melhor é conversar sobre o assunto. Fingir que ele não existe ou que não percebe a pressão apenas a deixará mais angustiada e os dois sofrerão. Converse, compartilhe o que sente, diga o que espera para sua vida e que estão no caminho para um vínculo cada vez mais profundo, mas que precisa ser construído no tempo e não na urgência. 

Homens e mulheres precisam desde o início saber que estar junto é uma escolha, jamais uma imposição e que escolher estar com alguém implica em uma série de desafios e acima de tudo em ter respeito, em considerar o outro, se ouvirem e não fazer do outro um simples depósito de sonhos e expectativas.

Na pressa em querer definir a relação, algumas mulheres atropelam quem se tem ao lado, recorrem a chantagens, discutem, impõem, sofrem mais do que precisam. Nada disso mudará o que o companheiro quer ou sente. Um casal casa quando está pronto e no ponto certo e esse momento é uma comunhão de fatores provenientes dos dois lados, de uma construção, de um caminho percorrido juntos, nunca unilateral, o ensaio para a parceria começa agora para que possa ser praticado sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook