domingo, 17 de março de 2013

Quando o ciúme é de fato justificável ou não?

/ /
Uma forma de controlar o ciúme é confiar nos próprios sentimentos e no sentimento do outro 
"Não alimente o ciúme além do que você possa dar conta. Ou seja, baseie-se no que sente e conhece do outro e não nas fantasias ou hipóteses formuladas a partir de inseguranças ou desconfianças"Quando se tem uma vida a dois e se ama verdadeiramente esse sentimento é inevitável.

Porém, ele é sempre um problema nos relacionamentos, seja quando inexiste ou é muito sutil, bem como quando é muito forte e excessivamente presente.

O ciúme é um tema difícil de ser abordado nos relacionamentos. Afinal, quando vem à tona é porque está trazendo conflitos à relação.

Então qual é o limiar entre o ciúme saudável e o doentio, ou entre o normal e exagerado? Eis a grande questão, pois esse limiar se estabelecerá conforme a personalidade de cada uma das partes do par, bem como na interação entre ambos no relacionamento.

Não estamos falando apenas de ter ou não ciúme, mas de como cada um é em relação a si mesmo e em relação ao outro. Quando falo do próprio indivíduo, falo de sua segurança, autoestima, autoconfiança e confiança no outro. Enfim, como ele se vê enquanto pessoa no mundo e no relacionamento.

Além disso, é importante avaliar se no relacionamento um ampara o sentimento de insegurança em relação ao outro ou alimenta esse sentimento.

Muitas vezes um cria situações, como manter contato com o (a) ex, e isso pode gerar insegurança no parceiro.

Quando o sentimento de ciúme é apenas um incômodo por uma situação corriqueira, como por exemplo, quando o par está num ambiente de trabalho envolto por pessoas do sexo oposto, e ele é manifestado, provavelmente não gerará o crescimento desse sentimento; desde que o outro se manifeste receptivo à fala do parceiro e transmita tranquilidade e segurança de que nada irá acontecer.

Porém, se o outro ignorar ou fizer pouco caso do sentimento alheio, poderá alimentar ou desencadear outros sentimentos como desconfiança, insegurança e fazer com que o ciúme cresça exponencialmente. Isso pode se tornar uma tortura para o ciumento, que, inseguro, passa a pressionar e perseguir cada passo do ser amado.

O ciúme positivo é aquele que manifestado, demonstra cuidado, zelo e amor pelo outro, o doentio é aquele que transforma a pessoa, tornando-a insegura, inconveniente e obsessiva, chegando mesmo a criar fatos que não existem e sem fundamento nenhum.

Não alimente o ciúme além do que você possa dar conta. Ou seja, baseie-se no que sente e conhece do outro e não nas fantasias ou hipóteses formuladas a partir de inseguranças ou desconfianças.

Amar é bom e faz bem para o relacionamento, portanto viva-o intensamente e confie nos seus sentimentos. Ame sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook