sábado, 11 de maio de 2013

Usuário de crack pode sofrer maior neurodegeneração do que o de cocaína

/ /
O usuário de crack ao fumar uma pedra da droga, inala não apenas a cocaína, mas também uma substância derivada de sua pirólise (processo de decomposição pelo calor), um éster (composto orgânico) denominado metilecgonidina (AEME).

Essa substância provoca a morte de neurônios de um modo muito mais agressivo do que aquele observado quando o usuário cheira ou injeta a cocaína, como mostram estudos in vitro realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. O crack é a mistura da pasta bruta de cocaína, bicarbonato de sódio e água.
“Quando o usuário aquece a pedra de crack, ele acaba por inalar não apenas a cocaína, um alcaloide, mas também a AEME, um éster. Por isso, os danos são muito maiores, pois o usuário sofre os efeitos tanto da cocaína como da AEME”, explica a professora Tania Marcourakis do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF, responsável por uma linha de pesquisa sobre o tema.
Os pesquisadores realizaram estudos in vitro utilizando uma cultura primária de neurônios extraídos do hipocampo - região do encéfalo ligada à memória - de fetos de ratos. Os cientistas descobriram que nas amostras onde incubaram a AEME e a cocaína juntas, durante um período de 48 horas, houve pelo menos 50% mais mortes de neurônios, em comparação às amostras onde a cocaína e a AEME foram incubadas isoladamente na cultura primária de neurônios. Esses resultados indicam que o usuário de crack pode estar exposto a uma maior neurodegeneração em relação aos usuários de outras formas de uso de cocaína.

Imagem da cultura primária de hipocampo com 0 (A), 3 (B) e 7 (C) dias
Esse estudo foi realizado durante o mestrado do aluno Raphael Caio Tamborelli Garcia, Efeitos neurodegenerativos da metilecgonidina e da cocaína em cultura celular primária de hipocampo, apresentado em 2009 sob a orientação da professora Tania.
Atualmente, Garcia cursa doutorado “sanduiche” nos Estados Unidos onde investiga os efeitos da AEME no cérebro de ratos. “A pesquisa de doutorado tem o objetivo de verificar se a AEME é apenas neurotóxica ou se também contribui para a dependência ao crack”, explica a professora. A defesa deve ocorrer no próximo semestre.

Apoptose provocada pela incubação cocaína e AEME

Apoptose é a morte celular programada, onde ela morre e desaparece
Sabe-se que a fumaça que o usuário inala com a queima da pedra do crack é absorvida rapidamente pelo organismo, provocando do mesmo modo um efeito muito rápido. Então, quanto mais o usuário fuma, mais rápido é o efeito. E quanto mais ele fuma, mais ele quer fumar e mais rápido se torna dependente da droga.
Necrose e apoptose

Já o estudo de mestrado da aluna Livia Mendonça Munhoz Dati, Caracterização das vias de morte celular induzida pela metilecgonidina, produto da pirólise da cocaína, investigou por quais vias ocorria a morte dos neurônios: necrose ou apoptose. A necrose ocorre quando a célula inflama, incha e se rompe. Já a apoptose é a morte celular programada, onde ela morre e desaparece.
Os resultados mostraram que no caso da cocaína, ocorre a morte tanto via necrose como apoptose. A AEME provoca a morte das células via apoptose. Mas quando a cocaína e a AEME estão juntas, elas provocam tanto a apoptose como a necrose. A dissertação defendida em 2012, também foi realizada em cultura primária de células cerebrais de fetos de ratos.
Imagem da queima do crack: Wikimedia
Imagem da cultura de neurônios e da apoptose: cedidas pela professora Tania Marcourakis
Mais informações: e-mail tmarcour@usp.br com a professora Tania Marcourakis
Fonte: Agência USP de Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook