sexta-feira, 21 de junho de 2013

COMO SABER SE ESTOU GRÁVIDA?

/ /
Você teve relações sexuais desprotegidas e agora está cheia de dúvidas quanto a possibilidade de ter engravidado.
O que fazer agora?
Como saber se você está grávida?
Quanto tempo esperar para fazer um teste de gravidez?
Neste artigo vamos explicar como deve proceder toda mulher que desconfia que possa estar grávida.
Para o texto ficar mais fácil de compreender vamos redigi-lo em forma de perguntas e respostas.
Como saber se eu estou grávida?
Classicamente o diagnóstico de gravidez pode ser feito de duas maneiras:
  • Dosagem sanguínea ou urinária do hormônio hCG (Beta-hCG).
  • Ultrassonografia do útero.
Qualquer outro método diagnóstico que não os dois acima não pode ser considerado adequado.
O que é o hCG?
O hCG, também chamado de gonadotrofina coriônica humana, é um hormônio que começa a ser produzido assim que o embrião implanta-se no útero. Conforme a gravidez avança, níveis cada vez maiores de hCG vão sendo produzidos e lançados na circulação sanguínea da mãe, o que permite a sua detecção através de exames de sangue ou urina (parte do hormônio é filtrado pelos rins e excretado na urina). O Beta-hCG é uma fração da molécula hCG que também pode ser usada para doseamento. Tanto o hCG quanto o Beta-hCG podem ser usados para o diagnóstico de gravidez.
Posso confiar apenas nos sintomas para diagnosticar uma gravidez?
Não. Os sintomas típicos da gravidez, como atraso menstrual, enjoos, seios inchados, aumento do volume abdominal, desejos alimentares, etc. servem apenas como um alerta para a possibilidade de uma gestação em curso. Esse grupo de sinais e sintomas são inespecíficos e muitas mulheres que não estão grávidas podem apresentá-los.
Portanto, não se pode descartar nem confirmar uma gravidez apenas baseado nos sintomas.

Existe algum teste caseiro confiável para diagnosticar uma gravidez?
Não. Teste da fervura da urina, teste do cloro, da água sanitária, da agulha ou qualquer outra dica caseira não servem como alternativa para o diagnóstico da gravidez. Repetindo, os únicos métodos confiáveis são a dosagem sanguínea ou urinária do hCG ou a ultrassonografia.
Se eu estiver grávida e fizer um toque no meu útero posso sentir alguma coisa?
Não. O útero começa a se alterar na 4ª semana de gestação, mas é impossível que uma pessoa leiga seja capaz de identificar estas mudanças. Na verdade, nem mesmo quando o exame é feito por um médico é possível afirmar com certeza que há uma gravidez inicial em curso.
Tive relações desprotegidas ontem, já posso saber se engravidei?
Não. O hCG só começa a ser produzido quando o embrião se implanta no útero. Como o óvulo é fecundado nas trompas, ele ainda precisa viajar até o útero para que a gravidez realmente se estabeleça. Essa viagem dura em média 7 dias. E mesmo depois da implantação é preciso esperar mais alguns dias para que a quantidade de hCG produzida seja suficiente para ser detectada através de exames.
Outro dado relevante é que nem sempre a fecundação ocorre no dia da relação sexual. Os espermatozoides podem ficar vivos no aparelho reprodutor feminino por até 7 dias esperando o aparecimento do óvulo, o que significa que a fecundação pode ocorrer somente uma semana depois do ato sexual. Nestes casos, a implantação no útero só ocorre 14 dias depois da relação sexual
Portanto, se você está ansiosa, seja porque se descuidou e não usou um método contraceptivo ou porque deseja muito ter um filho, não adianta sair fazendo testes de gravidez intempestivamente, pois é preciso dar tempo para eles ficarem positivos.
Qual é o melhor exame de gravidez: sangue ou urina?
O exame de sangue é mais confiável que o de urina.
Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?
O sinal para se fazer o teste de gravidez é o atraso menstrual. As técnicas atuais de detecção do Beta-hCG permitem que o exame fique positivo com apenas 1 dia de atraso menstrual. Porém, como a concentração do hormônio ainda é muito baixa nesta fase é possível haver falso negativo, principalmente no teste de urina de farmácia, que é menos sensível que o teste sanguíneo feito em laboratórios.
Portanto, se você tem uma forte suspeita de estar grávida, mas o primeiro teste de gravidez foi negativo, espere mais 5 a 7 dias e repita-o. Os valores de hCG costumam dobrar a cada 2 dias; depois de 1 semana com certeza estarão bem elevados.
Posso fazer o teste de gravidez antes de ter atraso menstrual?
Não é o ideal, pois o risco de falso negativo é muito grande. Habitualmente, a menstruação surge 14 dias depois da ovulação; como o óvulo fecundado demora 1 semana para chegar no útero, se você fizer o exame antes da data esperada da menstruação, o embrião pode ter acabado de se implantar na parede uterina e a  produção de hCG pode ainda estar muito pequena, abaixo da capacidade do exame detectar.
O teste de gravidez de farmácia é confiável?
Sim, principalmente se feito com mais de um dia de atraso menstrual (
Qual o valor de hCG no exame de sangue que indica uma gravidez?
Na maioria dos laboratórios o hCG é considerado negativo quando o seu valor é menor que 5 mIU/ml.
Valores entre 5 e 25 mIU/ml são considerados indeterminados, podendo significar um falso positivo ou uma gravidez ainda muito recente. Nestes casos deve-se repetir o teste após 4 ou 5 dias para se ter certeza. Se for mesmo gravidez os valores vão ter triplicado ou quadruplicado neste curto intervalo.
Valores de hCG acima de 25 mIU/ml são positivos e indicam gravidez em curso.
Posso saber com quantas semanas de gravidez estou pelo valor do hCG?
Não. Os valores variam muito de mulher para mulher, não sendo possível estabelecer uma relação linear entre tempo de gravidez e valor do hCG. Para se estimar o tempo de gravidez usamos a data da última menstruação e a ultrassonografia fetal.
A ultrassonografia é capaz de detectar uma gravidez com quantas semanas?
A ultrassonografia transvaginal é capaz de detectar o embrião a partir da 4ª ou 5ª semana de gravidez, o que significa que com uma ou duas semana de atraso menstrual já pode ser possível identificar uma gestação inicial em curso.
Menstruei recentemente, mesmo assim acho que estou grávida. Posso fazer o teste?
Pode. Se você realmente menstruou não há chance de estar grávida. Porém, algumas mulheres apresentam um pequeno sangramento vaginal no momento da implantação do embrião no útero, o que pode ser confundido com uma menstruação fraca. Portanto, se a dúvida persiste, não custa fazer o teste.
Tive uma relação desprotegida, mas tomei a pílula do dia seguinte, preciso fazer o teste de gravidez?
A maioria das mulheres menstrua em torno de 1 semana após o uso da pílula do dia seguinte. Porém, em alguns casos, a menstruação pode demorar mais. Recomenda-se fazer o teste de gravidez se a menstruação não tiver aparecido após 3 semanas do uso da pílula 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook