quarta-feira, 5 de junho de 2013

Síndrome do Alcoolismo Fetal é causada pela ingestão de álcool na gravidez

/ /

Não há uma quantidade segura de álcool que possa ser ingerida durante a gravidez, mas o risco do surgimento da síndrome aumenta dependendo da fase da gestação
A Síndrome do Alcoolismo Fetal – SAF é o conjunto de sinais e sintomas causados pelo consumo de álcool pelas mulheres grávidas. A SAF é caracterizada por retardo do crescimento e alterações neurológicas ou dos traços faciais do feto. “A mãe que ingere álcool durante a gravidez o transmite para o feto através das trocas de nutrientes na placenta. Não há uma quantidade segura de álcool que possa ser ingerido durante a gestação, mas dependendo da fase da gravidez, pode aumentar o risco de surgimento da síndrome, sendo pior nos primeiros três meses, quando se inicia a formação dos órgãos”, afirma o neurologista Dr. José Luiz Dias Gherpelli.
As consequências do álcool no organismo do bebê podem ser de leve a grave. Quando algumas áreas do cérebro são afetadas pela ingestão de álcool durante a gravidez, a criança pode ter má coordenação motora, retardo mental, dificuldade de aprendizado e de relacionamento.
As alterações faciais ajudam no diagnóstico, mas elas podem ser encontradas isoladamente em outras síndromes. “A criança que possui a SAF pode apresentar lábios superiores mais finos, nariz curto, orelhas sem paralelismo e fissuras palpebrais”, diz o neurologista, que ainda reforça que essas alterações não são muito importantes, uma vez que elas não causam uma limitação funcional do indivíduo.
Segundo estudo da organização não-governamental The National Organization Fetal Alcohol Syndrome, a SAF afeta cerca de 40 mil crianças por ano em todo o mundo, mais do que a Síndrome de Down, distrofia muscular e espinha bífida somadas. A única forma segura de prevenção da Síndrome do Alcoolismo Fetal é não ingerir álcool durante a gravidez.
Não há um tratamento específico para a SAF, mas os familiares devem tomar algumas atitudes a fim de evitar as complicações sociais e psicológicas. “É importante que a criança tenha acompanhamento psicológico ou fisioterápico especializado e também uma rotina estável”, conclui Gherpelli.
Fonte: Dr. José Luiz Dias Gherpelli, neurologista

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook