quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Quase todo mundo já ouviu falar sobre HPV, mas quantos realmente sabem do que se trata?

/ /
O HPV, que é a sigla de Human Papiloma Vírus, vive na pele e nas mucosas genitais tais como vulva, vagina, colo de útero, e é transmitido nas relações sexuais.
No homem ele pode se manifestar por verrugas no pênis ou de maneira microscópica. É fundamental que todo homem visite o urologista regularmente, onde pode fazer um exame chamado peniscopia, capaz de mostrar áreas suspeitas do papiloma, ou o teste de biologia molecular (exame de material colhido do pênis para pesquisar a presença do DNA do HPV), definir a presença ou não de infecção por HPV.
Na mulher o Papiloma Virus ou Human Papiloma Vírus pode se alojar tanto no colo do útero como na vagina e na vulva, onde causa a doença chamada condiloma genital ou popularmente conhecida no Brasil como "crista de galo". Na vagina e no colo do útero ele normalmente se apresenta com lesões microscópicas que só podem ser descobertas através do exame de papanicolau ou a coloscopia, . e o diagnóstico de certeza é feito através de biópsia da área suspeita. Existem também exames que identificam o tipo do vírus e se os mesmos são cancerígenos.
O tratamento do HPV é por destruição química ou física das lesões, sempre indicado e realizado por médico especialista
Existe uma outra forma, que é microscópica, que aparece no pênis, vagina e colo de útero.
Como é a transmissão? - Por contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. E, segundo estudos, 50 a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectados por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Porém, a maioria das infecções são transitórias. Na maioria das vezes, o sistema imune consegue combater de maneira eficiente esta infecção, alcançando a cura, com eliminação completa do vírus, principalmente entre as pessoas mais jovens. Qualquer pessoa infectada com HPV desenvolve anticorpos que poderão ser detectados no organismo, mas nem sempre serão capazes de eliminar os vírus.
Em que locais do corpo são encontrados os HPV? - As infecções clínicas mais comuns ocorrem nas regiões genitais como vulva, ânus e pênis. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago. Já as infecções sub-clínicas são encontradas no colo do útero. De fundamental importância é a constatação de que o desenvolvimento de qualquer tipo de lesão clínica ou subclínica em outras regiões do corpo, que não genital, é bastante raro.
Como são essas infecções?
As infecções clínicas mais comuns na região genital são as verrugas genitais ou condilomas acuminados, popularmente conhecidas como "crista de galo". A imagem ao lado é de uma vagina infestada por "crista de galo".
Já as lesões sub-clínicas não apresentam qualquer sintomatologia, podendo progredir para o câncer do colo do útero caso não sejam tratadas precocemente.
Quais os tipos de HPV com risco de câncer? - Os HPV são classificados como de baixo e de alto risco de câncer. Assim, os HPV de tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade, apesar de serem encontrados em pequena proporção de tumores malignos. Os vírus de alto risco (HPV tipos 16, 18, 31, 33, 45, 58 e outros) têm probabilidade maior de persistir e estar associados a lesões pré-cancerígenas. E nem todos se transformam em um tumor maligno.
Como se prevenir dos HPV? - O uso da camisinha diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual (apesar de não evitar totalmente) e por isso é recomendado o seu uso em qualquer tipo de relação sexual, mesmo naquela entre casais estáveis
Quais os riscos da infecção em mulheres grávidas?A ocorrência durante a concepção não implica obrigatoriamente numa má formação do feto nem impede o parto vaginal (parto normal). A via de parto (normal ou cesariana) deverá ser determinada pelo médico após a análise individual de cada caso.
Existe alguma vacina contra o HPV? - Sim, já existem vacinas no mercado, liberadas pela Anvisa, que devem ser tomadas em 3 doses, que previnem contra vários tipos de infecção por HPV, principalmente os tipos 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais, e contra os tipos 16 e 18, de alto risco de câncer do colo do útero e presentes em 70% dos casos. A ação da vacina é por meio da estimulação da produção de anticorpos contra cada subtipo de HPV. Portanto, a proteção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.
A vacina será oferecida gratuitamente no Brasil? - Apesar da gravidade, ainda não houve aprovação do Governo Federal para que ela seja incorporada ao calendário anual de imunização. Um dos fatores que parecem pesar mais é o alto custo de cada dose.
Maiores informações no site www.inca.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook