segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A retomada da vida após o luto

/ /
Prezadas(os) Leitoras e Leitores, acabei de conhecer o site do Dr. Roberto Girola, e a partir de hoje as notícias e textos dele farão parte do dia a dia de vocês também, é um Psicanalista e Terapeuta Familiar muito sensato, amei ler tudo sobre ele e gostaria de compartilhar com todos.


O que caracteriza o desfecho saudável do processo do luto é a possibilidade de poder retomar o curso de nossa vida. No caso da pessoa falecida ocupar um lugar especial por ser objeto de um vínculo amoroso intenso, o processo costuma ser mais demorado e penoso.
Como expliquei em um artigo recentemente publicado (Do amor ao ódio), o vínculo amoroso é inconscientemente vivido como uma relação de amor e ódio, o que gera sentimentos ambivalentes.
 A morte de um ente querido costuma ser encarada pelo inconsciente como uma agressão e, paradoxalmente, gera raiva, como se quem morreu fosse culpado de ter nos deixado. A raiva gera culpa, uma culpa que, por sua vez, vai se somando à culpa de não ter amado o bastante quem morreu quando ainda estava em vida, acompanhada de uma sensação que algo mais poderíamos ter feito, inclusive para evitar sua morte.
Isto explica por que podem surgir sentimentos do tipo apontado na pergunta. Neste caso, deixar disponível para outra mulher o lugar que a esposa ocupava pode parecer um ato de traição. Trata-se de um engano, pois o lugar real que cada pessoa ocupa em nossa vida, diferente daquele criado pela nossa fantasia, é único e não pode ser substituído. Isto não impede que, quando nos abrimos para viver uma nova experiência amorosa, surja a sensação de que estamos traindo e apagando a memória de quem amamos anteriormente, com quem continuamos a manter uma relação não mais real e sim idealizada.
Na realidade não há substituição e sim uma experiência diferente, que não vai apagar a primeira. Cada relação introduz elementos novos, novas possibilidades de vivenciar aspectos compartilhados da realidade, diferentes, como são diferentes as pessoas que, ao se unir, criam novos mundos.
Caso isto não aconteça, a nova relação será vivida à sombra da experiência anterior, como uma vã tentativa de reconstituir o que foi perdido, trazendo mágoa e decepção para ambos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook