sábado, 22 de fevereiro de 2014

4 dicas pra retomar um relacionamento que já acabou

/ /

1)     Relacionamento nenhum é abdicar da própria vida.

Relacionamento foi feito pra que duas pessoas exerçam a convivência e compartilhem suas vidas individuais numa criação bacana no dia a dia. A descoberta da interseção dos dois mundos e dos mundos além dos que os dois estão habituados é que faz a coisa toda girar. A gente já listou 8 erros óbvios que as pessoas cometem em relacionamentos e esse é um deles: achar que a vida do casal é a única vida possível pra ambos.
Se você deixa de fazer coisas que fazia antes, de cultivar laços que tinha com o mundo, você acaba perdendo sua identidade e para de agregar coisas novas ao relacionamento. E o que acontece quando se vive de velhas novidades? Bingo! Decepção. É o cenário perfeito pra rotina pegar os dois de jeito, quando as coisas não saem do comum e é sempre mais do mesmo. Mesmos lugares, mesmos filmes, mesmos assuntos, mesmos amigos. Tirando que relacionamentos assim geralmente são ciumentos e não admitem que novas pessoas sejam inseridas no cotidiano particular de cada um. Viver a vida do outro e abdicar da sua é a receita de bolo mais certa pro fracasso numa vida a dois.

2)     Desgaste emocional chega sempre quando a gente “enjoa” da velha novidade.

Quanto mais brigas motivadas por motivos cada vez mais bobos, maior o desgaste emocional. Os dois começam a considerar ofensivo e irritante qualquer coisa comum que o outro faça no dia a dia. Isso é consequência (também) do isolamento da vida a dois comunicado anteriormente pela leitora. Outro erro grande é achar que as coisas vão ser exatamente iguais ao início quando você acabou de conhecer/se apaixonar pela pessoa. É preciso maturidade pra reconhecer que o comportamento e tudo mais vai se adaptando e muda um pouco, que nem tudo será vibrante e animador como era no começo e que aceitar as manias irritantes do outro faz parte do balanceamento da equação que define se vale a pena ou não ficar junto. Se o lado bom for melhor que o ruim, é porque você ainda cultiva um sentimento bom de afeto pelo outro. Caso contrário, o desgaste do dia a dia vai levar ao término evidente.

3)     Se ainda há problemas a serem resolvidos, a volta deve ser evitada.

A gente explica: se duas pessoas terminaram por conta de um problema Y, passaram tempo longe um do outro e descobriram que se amam e que querem voltar, mas o problema Y continua ali… Qual a chance de que o problema Y volte a atormentar/incomodar a relação provocando um novo término? Muitas.
Por isso é necessário rever quais problemas foram as razões pro término e, se há chances de volta, solucionar esses problemas com muito diálogo (ou acompanhamento psicológico – a gente nunca sabe com quem tá lidando, né?!). O desgaste emocional pode ser curado, nesse caso, se ambos aceitarem suas partes de erro e entrarem num acordo de reparação – que não seja da boca pra fora. Caso contrário, os problemas vão continuar sendo fantasmas que incomodam durante a noite.

4)     Retomar uma vida a dois requer esforço, afeto e compromisso.

A leitora diz que o tratamento e comportamento do namoro foi retomado mesmo sem status atualizado. O carinho dos dois continua ali, mas parece que não há mais dedicação e compromisso pra retomar o relacionamento.
O que me parece é que ambos vivem numa daquelas saudades gostosas que nunca se acabam porque o outro tá sempre ali disponível. Ou que caíram num daqueles casos em que é necessário reconhecer que existe amor, sim. Foi amor tudo o que viveram. Mas que a relação em si acabou. A maturidade de reconhecer que um relacionamento é voluntário e isso implica em ações voluntárias (como dedicação, compromisso, esforço, tentativa e outros) é necessária pra passar por cima do mito de que o amor consegue sustentar sozinho duas vidas compartilhadas.
Conclusão: Ao que me parece, o guri não se sente disponível pra travar a batalha das ações voluntárias e tentar de novo. Uma conversa franca resolveria a questão e daí depende do acordo entre as partes sobre tentar de novo (revendo tudo o que foi falado acima) ou não.


http://entretodasascoisas.com.br/2013/10/11/4-dicas-pra-retomar-um-relacionamento/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook