terça-feira, 4 de março de 2014

Todo homem trai? A fidelidade é impossível?

/ /
Meninas, vocês sabem que uma mesa de bar é sempre um palco.
Correm ali, sobre o pano, entre os copos, o saleiro, o paliteiro e as porções, as maiores sagas, as grandes odisseias.
Há sempre um início, um meio e um ápice. Depois, a conta.
Vejam vocês, então, que dia desses, numa dessas mesas, um grupo de amigos se reuniu.
Homens e mulheres.
A conversa, andando no ritmo da birita, que corria alegre, foi acelerando e, ao acelerar, mudou. Da farra, da galhofa e da blague, uma nuvenzinha de emoções começou a ameaçar aquele horizonte cheio de bandejas e garçons. Os rumos da conversa ganhavam contornos de drama e de grandes verdades.
Um rapaz amigo, que vinha calibrado por umas cinco canecas de chope, pediu a palavra – o que, vocês sabem, num bar quer dizer o seguinte: ele começou a falar mais alto do que a concorrência fraternal.
Ele queria contar seu caso. Soava toda uma urgência no pastoso de sua voz; voz que, forrada de canjebrina, ganhou um impulso de proclamação.
Disse ele:
- Traí! Traí sim!
Bateu na mesa e prosseguiu:
- Não sei por quê. Mas traí! E agora é essa lama, essa lama… Saí de casa, ela não fala mais comigo, a família dela me odeia, os amigos, uma merda completa…
Fez-se, obviamente, o silêncio em derredor.
Engraçado o homem diante da grande confissão, meninas.
Diante da grande confusão, a gente fica solene. Fica encolhido. Escreve até “derredor” querendo dizer “em volta”.
ENTÃO, A PERGUNTA: VOCÊ JÁ TRAIU?
Diante da grande confissão pública, há como que um corte no tempo. Como se diante de uma dor especial, de um momento especial, a gente precisasse de tempo ou de desculpa para evaporar. Como se precisássemos dizer alguma coisa, qualquer coisa, que resolvesse a questão diante de nós. Ou esperar que alguém diga.
Enquanto nosso cérebro percorre o vácuo, em busca dessa palavra salvadora ou de um voluntário, faz-se o silêncio constrangedor.
O rapaz, diante do silêncio, prossegui:
- … uma merda completa. É! É! Não sei por que fiz isso, mas fiz, me pegaram, e agora é isso: uma merda completa. Mas também… A verdade é que ninguém presta, eu não presto, mas quem aqui não deu uma dessas? Ou não pensou em fazer isso? Vai lá… Digam aí. Quem?
Ah, meninas, o silêncio desfez-se em negativas. Uns disseram que não era bem assim, outros pediram calma, uns perguntaram se o rapaz estava bem, uns seguiram em silêncio.
O rapaz amigo engatou uma marcha de verdades e confissões, meninas. Ele ainda queria dizer mais.
E disse mais:
- O que separa isso que eu fiz daquilo que todo mundo fez ou faz? Hein? Sabe o que eu acho? Eu acho que não é possível ser fiel. Que fidelidade é a maior das invenções. Impossível ser fiel! Impossível! Todo homem trai, todo homem traiu, todo homem vai trair. E não pensem que somos os únicos! Ah, não pensem não… Vocês mulheres…
O rapaz distribuiu o indicador pela mesa:
- … vocês mulheres também não tão nada atrás. É só mais dissimulado. Vocês vejam que um colega lá do trabalho ficou meses em depressão porque no dia seguinte em que a namorada pediu a ele um tempo, ou sei lá o que, foi vista aos beijos numa festa cheia de amigos dele… E aí? Ela tá errada? Sei lá. Sim ou não? Sei que ele ficou arranhando o fundo do poço.
E ainda havia um chorinho de desabafo:
- Por que a gente não assume logo que essa conversinha de namoro, casamento, relacionamento é só um jeito de a gente se enganar? Que a partir do momento em que a coisa começa, é uma questão de tempo até que acabe. Ou não é? Por que a gente não aprende logo que deveria curtir enquanto dura, mas sem esse drama todo de que o normal é durar pra sempre? Por que é que a gente promete que vai ser pra sempre? Por que é que a gente espera que seja para sempre? Diz aí quem só namorou uma vez? Hein? Se todo mundo j;a namorou mais de uma vez, taí, tá provado! Porque quando começa, a gente acredita que vai ser eterno, que desta vez penduramos as chuteiras. Mas não é! Quem aqui já namorou mais de uma vez, tomou ou deu um fora, sabe que o amor é inviável! Vai acabar! E vai acabar como? Em merda! Em traição, quase sempre… Ah, viu… Que diabos. Quem aqui já não terminou um relacionamento? É só isso que eu quero saber. Quem aqui não traiu ou acha impossível isso acontecer? Hein…? Hein…?

A RAZÃO DO AMOR
Ah, meninas, do silêncio brotou um lindo e dolorido caos de vozes e opiniões e agressões. Houve quem ouvisse. Houve quem rebatesse. Houve quem brigasse. Houve quem deixasse sua parte da conta e se recolhesse, rumo a não sei quais ruminações.
Enfim, meninas. Disse tudo isso o rapaz e eu fiquei a pensar.
Há alguma razão nisso que ele diz.
Me parece mesmo que há lógica.
E que, de fato, o amor não anda fácil.
Faço as contas. Percebo toda uma infinidade de ex-casais se encontrando, se evitando, se odiando. Eu diria até que existe uma quantidade maior de defuntos amorosos e ex-casais do que namorados e casados felizes e duradouros e de mãos dadas no parque.
Sei disso tudo.
Sabemos todos.
Ah, meninas. Há, sim, alguma razão no que ele diz.
Mas foi aí que me veio o estalo.
O amor nunca foi lógico. Nunca foi fácil. Nunca foi nada. E nunca foi um só.
O amor é tanta coisa.
O AMOR ENTRE OS COPOS
Na mesa, me pediram uma opinião.
E a minha opinião foi:
Você tá certo, tá certíssimo, e porque tá certo, tá certíssimo, tá errado.
Eu sei lá que raios é o certo. Eu não faço ideia se trair ou não trair é uma opção.
Eu mal conheço quinze pessoas profundamente. E mesmo com essas quinze pessoas, aprendo tanto, me surpreendo tanto.
O fato de um amor que se anunciava eterno um dia acabar em briga ou traição, prova muitas coisas. Não sei quais coisas. Mas sei de uma: prova que o amor é uma completa maluquice. E que é maior do que a gente.
E que estamos fadados a amar.

FAZER O QUÊ?
Faço um carinho agora e à distância nesse meu amigo que bebeu e falou demais.
E só posso lhe dizer o seguinte: não adianta. Não adianta. Vai passar, vai passar.
Você pode tentar, pode acreditar, pode planejar controlar o amor.
Vai apanhar sempre.
Mas é paulada que se toma sorrindo. Às vezes, chorando.
Prevejo abaixo alguém dizendo: “falou, falou e não disse nada, hein. Afinal, João, não enrola: a pergunta é: todo homem trai?”
Eu direi: sim, todo homem trai, e não, nem todo homem trai.
Se trair for algo físico, eu direi que nem todo homem trai. Conheço alguns que antes de cogitar o ato hediondo, pulam fora. Assim como conheço outros que traem para ter o impulso de pular fora.
Mas vejam que complexo e que bonito: conheço um homem que com aquela moça, foi uma flor de fidelidade. Um dia, a flor murchou, eles terminaram sei lá por qual motivo, e a vida correu até que ele conhecesse outra e, com esta outra, ele aí sim tivesse um impulso de pular a cerca. E mais: diante do impulso, ele não ficou só no impulso.
Fiel com uma, infiel com outra.
Meninas, no homem e na mulher cabem 512 homens e 512 mulheres.
E porque cabem multidões na gente, o amor ideal é sempre possível a cada renascimento.
A cada fim, um choro. A cada início, um riso.
Fora isso, eu disse aí pra cima e digo de novo aqui ao lado: o amor é maior do que a gente. Ou esse mesmo amigo aí de cima, que agora sofre tanto porque traiu, que agora não vê luz, que é todo trevas e traição, que se pune, com todo o direito e com todo o dever, esse amigo, um dia, com o correr do tempo e da vida, diante de um sorriso especial, de um calor no coração, de um encontro na esquina, esse amigo, diante do inesperado, ele não só voltará a rir como, no mais íntimo, não voltará a acreditar que agora vai, que agora sim? Não?
Pois eu digo que ele vai.
E quando for, quando o amor lhe capturar novamente, ele acreditará em tudo, em tudo!
E sorrirá.
Ah, meninas.
Nem todo homem trai.
E todo homem trai.
O amor é assim.
Não ter resposta é toda a resposta possível.
Há tão pouco a fazer diante do amor.


2 comentários:

  1. Homem nenhum presta nao é fiel mas fazer oq nos mulheres vamos morrer esperando pelo homem perfeito? Nao neh. ... Sab pq??? Pq ele nao existe,,,,, ficaa dica...."

    ResponderExcluir
  2. Entrar em um relacionamente é facil, dificil é sair dele, então vem a traição.

    ResponderExcluir

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook