quarta-feira, 23 de abril de 2014

Aprenda a ser mais responsável

/ /
Compreenda que a responsabilidade é conquistada. Não é algo que você ganha. Se alguém hesitar em lhe dar responsabilidade adicional, isso provavelmente ocorrerá pelo fato de você não se importar com as responsabilidades que já possui. Você pode pensar: “Mas as responsabilidades que tenho são tão idiotas/chatas/estúpidas/etc., e se eu receber mais desafios, certamente os levarei mais à sério”. Porém, isso é característica de pessoas irresponsáveis. Elas fazem coisas desde que elas sejam desafiantes, divertidas e novas. Quando esses fatores desaparecem, elas perdem o interesse.
  • Independentemente de estar no trabalho, na escola ou em um time desportivo, você precisa provar que pode lidar com problemas menores.
2
Pare de dar desculpas. Em qualquer situação, há muitos fatores que não conseguimos controlar. Pessoas irresponsáveis tendem a jogar a culpa em outros fatores e vocalizá-los como desculpas. Sempre que você der uma desculpa, é como dizer: “Eu não sou responsável por isso, pois...”. Na verdade, tudo o que você estará dizendo é: “Eu não sou responsável”. Preste atenção à maneira com a qual você fala e pensa: você vive dando desculpas? Desculpas surgem de diferentes formas e tamanhos, mas as mais comuns são “Eu ia/faria, mas...”.
  • Da próxima vez que você se pegar dando desculpas, mude suas palavras. Admita o “porquê” de você não ter terminado sua tarefa. Você foi muito folgado, estava cansado, ou apenas sentiu vontade de fazer algo mais divertido? Tudo bem admitir. De fato, é melhor admitir os verdadeiros motivos por trás da irresponsabilidade antes de seguir em frente.
3
Admita seus erros. Conseguir tirar os melhores aspectos de um erro é um ato duplo de responsabilidade. Isso transforma um tempo antes desperdiçado em uma experiência valiosa e renovadora. Também permitirá que você não gaste tempo futuramente, pois a experiência não lhe deixará cometer o mesmo erro duas vezes. Se você nunca ficou irritado por algo que tenha feito de errado, como aprender com isso? Um dos segredos para aceitar a responsabilidade é conseguir dizer: “Eu realmente fiz besteira aqui. E não voltarei a fazê-lo”.
  • Da próxima vez que você se enxergar em situação parecida, lembre-se do que fez de errado da última vez e certifique-se de que não deseja seguir novamente por tal caminho.


  1. 4
    Pare de culpar os outros pelos seus problemas. Outra maneira de aceitar a responsabilidade é deixar de colocar a culpa em todos ao seu redor. Continue dizendo a si mesmo que você falhou na prova de matemática por não ter estudado, e não pelo fato de seu professor o odiar. Você traiu seu namorado pelo fato de desejar fazer isso, e não pelo fato de ele não estar dando atenção o bastante. Você chegou atrasado ao trabalho porque não saiu de casa cedo o bastante, e não por conta do trânsito horrível. Culpar os outros em vez de admitir a culpa não apenas lhe transformará em alguém mais vingativo, como também lhe tirará a habilidade de mudar a vida para melhor.
    • Claro, a vida não é justa. Infelizmente, algumas pessoas têm de encarar paradas mais duras que as outras. Você pode culpar seus pais por eles não o amarem o suficiente e por terem lhe levado ao mau caminho – porém, você não conseguirá mudar o curso de sua vida enquanto não for responsável pelas próprias ações. É preciso tentar mudar.
  1. 5
    Pare de reclamar. Reclamar é outro hábito inútil de pessoas irresponsáveis. Se você não fizer nada além de reclamar sobre seu chefe, sobre o clima ou sobre os preços ridiculamente altos dos cafés na lanchonete mais próxima, não será possível chegar muito longe. Reclamar é outra maneira de culpar o mundo pelos seus problemas em vez de tomar a iniciativa e descobrir o que é possível mudar. Você pode não conseguir mudar o preço do café naquela lanchonete, mas poderá comprar a própria cafeteira e poupar gastos com o lanche da manhã.
    • Sempre que você abrir sua boca para reclamar, pare e diga algo positivo. Você ficará maravilhado com a mudança de perspectiva que isso causa.
  2. 6
    Pare de se fazer de vítima. O mundo não quer pegar você. Se quiser começar a ser responsável, pare de pensar que todos querem vê-lo falhar ou se envergonhar. O policial não lhe concedeu aquela multa de trânsito por estar determinado a puni-lo – ele fez isso porque você desobedeceu a lei. Seu chefe não lhe negou aquele aumento por querer vê-lo falhar: ele fez isso pela sua atuação fraca nos últimos meses, ou pelo fato de a empresa não poder pagar.
    • Se você sempre se faz de vítima, não conseguirá ser respeitado. Se ninguém respeitá-lo, você não chegará muito longe quando tentar ser responsável.
  1. 7
    Aceite o que você não pode controlar. Ainda que seja importante aceitar a responsabilidade pelas suas ações, é igualmente importante compreender que há algumas coisas na vida que simplesmente fogem do nosso controle. Você não pode ser responsável pelo alcoolismo de seu melhor amigo, e nem pode ser responsável pela falha de toda a sua empresa. Você não pode ser responsável pelo colega de quarto irresponsável que não pagou o aluguel de maneira apropriada.
    • Foque nas coisas que você “pode” controlar e não tente consertar todos os problemas do mundo. Caso contrário, você só conseguirá ter uma dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook