Embora muita gente ainda não se dê por conta, mas a forma como nos sentimos em relação a nós mesmos pode influenciar enormemente todos os aspectos de nossa vida. Acredite, inclusive nossas respostas a tudo que acontece no dia a dia são determinadas pela forma como nos vemos, em outras palavras, a nossaautoestima é a resposta para os nossos sucessos e fracassos.
Antes de mais nada, é preciso entender que a autoestima tem dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal. A autoestima é a soma da autoconfiança com o autorrespeito e acaba por refletir na forma como lidamos com os problemas e defendemos e respeitamos nossos direitos.
Geralmente, qualquer transtorno psicológico, fora os de ordem biológica, está relacionado a baixa autoestima, tanto ansiedade, depressão, deficiência na escola ou no trabalho, medo do sucesso, abuso de álcool ou drogas, problemas sexuais, imaturidade emocional, suicídio, etc…
Acredite, não devemos ser tão rigorosos com nós mesmos, pois de todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante como aquele que fazemos de nós, já que é fundamental termos uma autoestima positiva para conseguir uma vida satisfatória.
Quem tem uma autoestima elevada se sente competente e merecedor, ao contrário de quem tem uma autoestima baixa, que se sente inadequado à vida, desajustado como pessoa. Quando não acreditamos em nós mesmos, acabamos por prejudicar nosso trabalho, nossos relacionamentos e sequer conseguimos superar problemas. Porém, a boa notícia é que a autoestima pode ser desenvolvida ou readquirida.
Para isso, é preciso reassumir a capacidade de desenvolver a autoconfiança e o autorrespeito saudável, que é inerente a nossa natureza, pois o fato de estarmos vivos já é o bastante, ou deveria ser, para nos garantir o direito de lutar pela felicidade.
É preciso lembrar que temos o direito de ser feliz, de ter uma vida digna, pois somos importantes e merecedores. Nunca permita que nada, nem ninguém, lhe diga o contrário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias
Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no
email dicasderelacionamento@hotmail.com
Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.
A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.
Volte sempre: Déia Fargnoli