domingo, 6 de abril de 2014

Como agir com alguém que está te "Ignorando"

/ /


Alguém está te dando um gelo, mas você não sabe por que? É alguém que geralmente conversa bastante com você e que agora está evitando ao máximo falar contigo? Isso pode ser doloroso, frustrante e deixar você confuso. Este artigo te ensina a confrontar a pessoa que está te ignorando, mas sem piorar as coisas.

1
Tenha certeza de que você não está sendo paranóico(a). Às vezes a culpa nem é sua. Talvez ele ou ela esteja mais calado porque alguém em sua família está doente ou essa pessoa está passando por problemas pessoais. Neste caso, você não deve levar para o lado pessoal. Talvez seja melhor se afastar um pouco e dar um pouco de espaço a pessoa. Entretanto, afastar-se dos amigos pode ser um sinal de depressão, então às vezes tudo o que o seu amigo precisa é que você esteja lá por ele. Mas se você perceber que a pessoa apenas está agindo de forma calada com você, mas não com os outros, então você pode ter um motivo com o qual se preocupar.

2
Observe se isso é um padrão. Essa pessoa já fez isso antes? Ele ou ela tenta controlar ou "punir" você de outras formas? Se sim, pergunte-se se essa é uma amizade que você quer manter.

3
Questione o seu próprio comportamento. Quando foi que o silêncio entre vocês começou? O que aconteceu no dia ou nos dias antes do comportamente da pessoa muda? Será que você fez ou falou algo que não devia? Tente entender o que pode ter causado o silêncio. Limite as possibilidades e pense no que você pode fazer para remediar a situação.


Confronte A Pessoa


1
Ensaie antes o que você irá dizer. Você quer sentir que disse o que precisava dizer, então planeje antes. É fácil ficar nervoso ou defensivo, ou falar da forma errada se você não estiver preparado. Feche seus olhos e imagine-se sozinho com a pessoa e diga em voz alta o que você quer dizer. Ouça como as suas palavras soam e ajuste até mesmo a sua entonação se preciso.

2
Fale com a pessoa à sós. Fale com ela quando vocês estiverem sozinhos e a chance de vocês serem interrompidos será menor.

3
Teste o terreno usando bom-humor. Se a pessoa estiver de mau humor, você poderá conseguir fazer com que esse humor melhore um pouco usando o senso de humor.

4
Comece se desculpando. Se você acredita que fez algo para ofender ou magoar a pessoa, mesmo que você não saiba o que é, diga algo como "Me perdoe se eu fiz ou disse algo estúpido a você." Esta é uma das poucas vezes em que não há problemas em usar a palavra "se" para se desculpar.

5
Diga que a amizade é importante para você. Use frases como "Eu realmente gosto de sair/trabalhar com você." ou "Por favor, me ajude, porque eu valorizo muito a nossa amizade."

6
Diga como isso te faz sentir. Ser ignorado por ser doloroso também para quem recebe esse gelo. Deixe que a pessoa saiba que você relamente quer resolver essa situação, mas que se isso não for acontecer logo, você não vai continuar nessa.

7
Preste atenção na sua entonação. Se você fez algo para sofrer isso, você com certeza irá querer que o seu tom de voz não indique que a pessoa está sendo sensível demais ou está agindo de forma estúpida. Ele ou ela, além de tudo, pode está ser sentindo magoado de alguma forma e um tom malicioso ou complascente só fará com que as coisas piorem entre vocês.

Depois de Confrontar a Pessoa

1
Esteja aberto a qualquer coisa que a pessoa tenha a dizer. Deixe que ele ou ela saiba que se existir um problema, você é todo ouvidos. É importante saber o porquê dele/dela estar te ignorando. Além do mais, as pessoas querem que você entenda por que você está se desculpando.

2
Sugira o seu afastamento. Afinal de contas, se a pessoa está te ignorando é porque ela não quer mais falar com você, seja lá qual for a razão. Se você tentou descobrir o problema, mas ele ou ela não fala ou não discute o motivo, não há muito o que você possa fazer. Nesse ponto, pergunte diretamente "Então você não quer resolver isso? Você não quer mais falar comigo ou ser meu amigo?". Se a resposta for sim, ele ou ela quer que você o deixe sozinho. Se ele ou ela disser que não, ou que não tem certeza, então diga algo como "Tudo bem, já que você ainda não está pronto, leve o tempo que precisar. Eu estarei aqui quando você estiver se sentindo pronto para conversar de novo". Deixe o fardo de ligar ou iniciar um contato nas mãos da outra pessoa, desta forma eles poderão ter o tempo e o espaço que precisam.

3
Tente apenas uma vez. Esta pode ser a parte mais difícil - depois de ter se desculpado e tentado entender o que está acontecendo, você fez a sua parte. Agora é a outra pessoa que tem que procurar e começar um diálogo com você. Se ele ou ela não fizer isso, é uma decisão unicamente da pessoa. Você não pode consertar as coisas sem a ajuda dela.



  • Se você fizer a pessoa se sentir pressionada a contar o que está pensando, ou se você der de volta o sentimento de culpa ou ignorá-la, você pode apenas reafirmar esse comportamento e perder a chance de salvar um relacionamento.
  • Tenha em mente que ninguém pode ser obrigado a falar com você. Todos têm o direito de não querer falar com ninguém que não queiram. Se a outra pessoa fez a 
  • sua escolha e escolher não reconsiderar a amizade, o seu papel é aceitar isso. Chega um momento em que isso não é mais sobre a pessoa, mas sim sobre você encontrar a maturidade necessária para deixar as coisas como estão.
  • Seu objetivo não deve ser acusar a pessoa ou mesmo se defender. Ao invés disso, você deve deixar a pessoa saber que você não quis ofendê-la ou insultá-la, que você tentou entender o ponto de vista dela e que você concorda em ouvir tudo o que ela tem a dizer. Você também irá querer deixar claro que se ele ou ela não quiser dizer o motivo e acabar a amizade, você irá respeitar a decisão dela.
  • Se você não sabe o que você fez de errado, pergunte a algum dos seus outros amigos se eles sabem. Eles provavelmente vão poder te ajudar.
  • Se você não sabe se está ou não sendo ignorado, tente fazer perguntas mais genéricas como "Você tem estado quieto ultimamente. Aconteceu alguma coisa?".
  • Não se sinta culpado por não conseguir ler a mente da outra pessoa. Você pode dar o seu melhor para tentar entender o porquê desta pessoa não mais querer estar com você, mas se ela ficar calada e quiser que você entenda tudo sozinho isso é irreal e demonstra que ela não tem muitas habilidades de comunicação.
  • Se ele ou ela aceitar as desculpas, encerre o assunto e cada um deve ir para o seu lado até que você ou a pessoa possa começar um novo encontro. Lembrar a ela do que aconteceu tentando compensar a situação só irá fazer com que a outra pessoa fique com raiva.
  • Se isto acontecer com frequência, pode ser uma forma de abuso emocional. Em uma relação abusiva, mesmo que você faça tudo "certo", você nunca irá conseguir parar completamente com o abuso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook