sábado, 31 de maio de 2014

A vida sexual das mulheres

/ /
Durante muito tempo atribuiu-se à educação rígida e aos severos padrões de comportamento a insatisfação das mulheres com sua vida sexual. Pensava-se que, por serem reprimidas, fingiam orgasmo e tinham dificuldade em atingir o prazer na cama. Pois essa idéia não se sustenta mais. A novíssima geração de mulheres foi criada viajando com os namorados, dormindo na casa deles, conversando com os pais sobre o uso de preservativos e gravidez. E, mesmo assim, elas engrossam as estatísticas sobre a dificuldade de se satisfazer debaixo dos lençóis. De acordo com uma pesquisa do Instituto Vox Populi feita a pedido de VEJA, a maioria das jovens solteiras e casadas já fingiu prazer para agradar a seu parceiro. E mais: grande parte das mulheres delega o controle sobre sua vida sexual ao homem. É ele quem escolhe a hora, o local, a freqüência e mesmo a duração da relação sexual.
Antonio Milena

A empres�ria Rosana Souza: medo de magoar os namorados

É curioso notar que não se trata de um fenômeno nacional. Levantamentos produzidos na Holanda e nos Estados Unidos – líderes mundiais em estudar o assunto – mostram que 40% das mulheres estão muito insatisfeitas com sua vida sexual. Diante dos dados, indaga-se: afinal, o que impede a mulher de chegar ao prazer? "Em geral, ela própria", afirma a psiquiatra Carmita Abdo, do Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, autora da maior pesquisa sobre sexualidade já feita no país. "Até hoje, ela não procura saber o que lhe dá satisfação, não se expõe, não procura entender o que se passa com ela. Ser informada só na teoria é a mesma coisa que nada", diz.
A pesquisa de Carmita Abdo revelou que menos de 10% das jovens sentem prazer no início da vida sexual. A razão é que a maioria, ao contrário dos meninos, ignora os meandros sobre como chegar lá. "É comum ver famílias conversando sobre o uso de preservativos na hora do jantar, mas vai ser difícil achar algum pai ou mãe com coragem para debater a importância das preliminares. Sexo ainda é um supertabu", afirma o psicanalista paulista Ronaldo Pamplona da Costa. Em geral, as fontes de informação continuam sendo os livros especializados em tirar dúvidas sobre sexo e as amigas. Os especialistas dizem que os livros ajudam muito, mas o autoconhecimento e o diálogo com o parceiro são fundamentais na busca da sexualidade.
Nos últimos anos, processaram-se mudanças relevantes e irreversíveis na vida da mulher. Sabe-se que os avanços coletivos, como as conquistas para se igualar aos homens no mercado de trabalho, foram muito mais eficientes que o que se obteve no âmbito individual. A diferença é que, quando se trata de sexo, um assunto particularíssimo, não existe uma postura previsível ou exata. Tudo depende de cada um. Não interessa muito se sua mãe pregou o amor livre ou se foi interna em um colégio de freiras. Dificilmente, nesse departamento, assume-se um comportamento com base no que se leu ou se viu sobre o assunto. É por isso que diante de levantamentos minuciosos sobre o tema é comum deparar com questões aparentemente ultrapassadas.
De acordo com a pesquisa do Vox Populi, a maioria das mulheres diz ficar constrangida quando tem de falar sobre suas preferências com o parceiro, mesmo nos casos de relações estáveis e duradouras. A principal razão, segundo disseram, é o temor de parecer vulgar. "Eu sempre tive vergonha, medo talvez de ouvir a pergunta: 'onde você aprendeu isso?'.", relata a advogada brasiliense Anita Chamma, de 29 anos, que freqüentemente falava de sexo com a família. "Sou ótima teórica. Com os namorados, travo", diz.
É verdade que alguns homens encaram o assunto de forma preconceituosa. "Aquela que experimenta sua sexualidade, que assume seu orgasmo, ganha a alcunha de fácil e outros adjetivos menos elegantes criados por homens e pelas próprias mulheres", afirma a socióloga mineira Agenita Ameno, autora do livroCrítica à Tolice Feminina. A empresária paulista Rosana Martin de Souza, de 29 anos, passou pela experiência algumas vezes. "Já fingi orgasmo muitas vezes. Confessar isso a um namorado poderia ser interpretado como um fracasso dele. Eu nunca quis humilhar ninguém", afirma. É curiosa, se não estarrecedora, a quantidade de mulheres que adotam postura semelhante. Elas preferem passar por cima de sua realização sexual a desagradar ao parceiro. Para o terapeuta paulista Eduardo Ferreira-Santos, do Hospital das Clínicas, isso ocorre por razões que vão da carência feminina por um relacionamento estável ao medo de que, se ele não conseguir agradar-lhe na cama, irá buscar outra para fazê-lo, colocando em risco seu casamento ou namoro.
Outro motivo de frustração acontece quando o homem quer manter uma relação sexual, mas a mulher não. Diante dessa situação, elas dificilmente desapontam os companheiros. Na pesquisa do Vox Populi, as mulheres contam que um eventual "não" da parceira pode funcionar como uma carta branca à traição. "Elas supõem que o companheiro vá pensar que não querem se relacionar porque já se satisfizeram com algum outro", comenta Carmita Abdo. Em sua pesquisa, dentre os 3.000 entrevistados, 70% das mulheres não tomam iniciativa para o sexo e esperam ser abordadas pelo parceiro. "O que está faltando é mais sexo oral, ou seja, mais conversa entre os parceiros", diz Carmita.

Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook