quinta-feira, 5 de junho de 2014

O rompimento amoroso aconteceu! E agora?

/ /



Sempre que começamos um relacionamento apostamos que agora seremos felizes e que o outro também será feliz conosco. Muitas vezes acreditamos que encontramos a pessoa com quem iremos passar o resto das nossas vidas juntos.
Mas, e quando isto não acontece? E quando por algum motivo nos separamos? Ou porque o parceiro se apaixonou por outra pessoa, ou porque morreu, ou também, porque mudou-se e não quer manter a relação à distância. Existem tantos motivos que levam a um rompimento...

De qualquer forma vemo-nos sós, magoados e sofrendo. O que fazer agora?
O primeiro passo é aprender a lidar com a frustração. Não deu, fazer o que?! Nem sempre podemos realizar nossos sonhos. Frustração, infelizmente, também faz parte da vida. Não é fácil!

Neste primeiro momento tendemos a nos deprimir. Alguns reagem se recolhendo e se encolhendo, outros não param em casa para não pensar. Este estado depressivo deste momento é importante para que possamos vivenciar o luto da relação que morreu. Precisamos chorar tudo que temos direito. Isto não quer dizer nos chafurdar na frustração, mas apenas vivenciá-la como algo que é um fato, de fato. A relação morreu! Não vamos mais realizar todos os nossos sonhos com aquela pessoa.
Passado este primeiro momento precisamos continuar em frente, pois, afinal, estamos vivos. A relação morreu, mas nós estamos vivos.

Para que possamos continuar em frente, precisamos apostar no Amor. Se, por acaso, ficamos presos na primeira fase (deprimidos) é porque não acreditamos no Amor. 
Então, para superar uma perda amorosa é fundamental acreditar no Amor. Acreditar que o Amor está no ar! Bola para frente! Acreditar que ter uma relação amorosa não um privilégio daquela pessoa nem com aquela pessoa. É privilégio e um direito nosso, enquanto seres humanos e indivíduos que somos! É acreditar que o Amor está dentro de nós e só precisamos de um alvo, onde miramos e - bingo! - lá está o amor, de novo, na nossa vida.

Mas, para acreditar que o Amor está dentro de nós precisamos de um terceiro ingrediente: apostar no nosso potencial de amar. Será que acreditamos que temos o Amor dentro de nós e que temos o potencial para amar e, assim, compartilhá-lo com alguém? Será que acreditamos que o Amor que temos dentro de nós é bom o suficiente para alguém recebê-lo e ficar satisfeito?
Se partirmos da premissa: que relacionamento amoroso é troca de Amor, o que iremos trocar se não acreditamos que temos Amor dentro de nós? O que iremos trocar se acreditamos que o que temos não é bom o suficiente para alguém querê-lo ou ficar satisfeito?

Então, é fundamental que, além de aprender a suportar a frustração de um rompimento amoroso, para superar esta frustração é importante não apenas apostar no Amor, como também é fundamental apostar no Amor que está dentro de nós e no nosso potencial de amar - este Amor bom, caloroso e aconchegante que podemos oferecer.
Enquanto não temos internalizada a crença de que, realmente, temos o Amor dentro de nós e que é algo bom, ficamos vagando de relacionamento em relacionamento atrás do Amor e da sensação de ser amados, passando por vários rompimentos (tudo o que não queremos!!) e sofrendo.

Quando uma situação se repete com muita freqUência em nossa vida precisamos tentar entender o que ela - esta situação - está querendo nos dizer. Mudam-se os atores, mas os personagens são sempre os mesmos! Precisamos parar um pouco e fazer auto-análise sobre as nossas escolhas, sobre o tipo de pessoas que escolhemos para nos relacionar e também o porquê de o fazermos sempre assim. É necessário assumir responsabilidade sobre nossa vida e sobre nossas escolhas para poder mudar, caso contrário, seremos sempre vítima das situações que acontecem em nossa própria vida, o que não é, em absoluto, verdade.

Precisamos nos libertar das amarras do sofrimento e do vitimismo de determinadas situações e apenas o autoconhecimento e a auto-responsabilidade podem nos proporcionar esta libertação.
Lá vou eu parafrasear Jung novamente. Ele diz que temos tudo dentro de nós. Então, temos também o Amor dentro de nós!

Uma boa maneira de se convencer de que se tem o Amor dentro de si é fazer uma retrospectiva da própria vida e perceber-se atuando com cuidados e preocupações - às vezes explícitos, às vezes implícitos - com alguém (nem que seja com um bichinho, pois, às vezes é mais fácil nos soltar e dar carinho para um bichinho do que para outras pessoas!) e que o problema está na dificuldade de expressão deste sentimento - o que, inclusive, é muito comum para muita gente.

Então, aconteceu um rompimento amoroso? Pois é, aconteceu: é passado.
Mas aconteceu neste final de semana! Já é passado. Pode até ter sido ontem: continua sendo passado.

Rompeu? Então, chore tudo o que você tem direito a chorar, fique profundamente triste... mas no dia seguinte, levante-se, vá viver a sua vida – mais autoconsciente e lúcido – apostando no Amor e em seu potencial de amar – no Amor que tem dentro do seu coração!

Entregue-se, sim, mas ao Amor que está dentro de você. Coloque-o em sua vida, doando-o a todos a quem você ama. 



Maria Aparecida Diniz Bressani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook