terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dor pélvica: causas

/ /
Faz parte da pelve, o endométrio, as tubas uterinas, os ovários, o útero, o colo uterino, a vagina e a vulva, ou seja, órgãos localizados abaixo do abdômen entre os quadris, portanto as causas que geram a dor pélvica podem ser muitas.
Órgãos localizados na pélvis feminina
Por isso para um diagnóstico mais rápido e preciso, informações como sobre a dor se manifesta será solicitado pelo médico, quanto mais detalhes a paciente oferecer melhor, pois a maneira como a dor se instala, sua intensidade e como é sentida, se em forma de fisgada, queimação, cólica, fornecem meios preciosos de se localizar o órgão afetado.
Algumas associações com a dor pélvica também podem ser valiosas para o diagnóstico, como a relação da dor com o período menstrual, se há incomodo durante a relação íntima e a presença de outros sintomas como corrimento vaginal, febre, ardência ao urinar, entre outros.
Dores agudas que surgem repentinamente na região pélvica e são progressivas necessitam de um atendimento médico emergencial, pois pode se tratar de problemas mais sérios como apendicite, ruptura de uma gravidez tubária e requer intervenção cirúrgica, outras doenças mais sérias têm entre seus sintomas dores pélvicas, como a vulvodínia, endometriose e fibrose uterina, por isso sempre que sentir algo diferente em seu corpo, procure logo a ajuda de um médico.

Dor pélvica crônica

dor pelvica
A dor pélvica é considerada crônica quando persiste por no mínimo seis meses, é dolorosa e interfere nas atividades diárias, sendo considerada nessa fase uma síndrome. A dor pélvica crônica pode ser de origem ginecológica e não ginecológica, sendo a endometriose a primeira causa ginecológica de dor pélvica crônica, outras doenças ginecológicas que podem ocasionar a dor pélvica crônica são as aderências e varizes pélvicas, também adenomiose e leiomioma.
Entre as doenças não ginecológicas que podem gerar dor pélvica crônica destacamos os problemas gastrointestinais como a síndrome do cólon irritável, a cistite intersticial, problemas nas articulações lombares e até mesmo hérnias na parede abdominal. As dores acarretam problemas como perda de qualidade de vida, repercussões físicas e psíquicas por isso nunca deixe de consultar um ginecologista a qualquer sinal de anormalidade.

Dor pélvica na gravidez

dor pelvica na gravidez
As dores na região pélvica no período da gravidez são bastante comuns e pode ocorrer por dois motivos, o primeiro é devido à produção de um hormônio chamado relaxina, responsável em tornar os ligamentos e articulações da pelve mais elástica, facilitando a passagem do bebê na hora do parto.
Outro fator que gera a dor pélvica em gestantes está na própria condição física da mulher, além da postura física que se modifica, com o avanço da gravidez órgãos e músculos acabam sendo pressionados, ocasionando a dor.
Como vimos à dor pélvica é bastante comum entre as mulheres e pode ter inúmeras causas, normalmente é de fácil diagnóstico podendo ser esclarecido clinicamente, porém é comum a solicitação de exames complementares como de sangue, urina e até mesmo de ultrassonografia para uma melhor visualização da cavidade abdominal.

mundodasmulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook