quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Ela é bem mais velha que ele…e isso não tem a menor importância!

/ /

Rapaz namorando mulher mais velha

Quando nascemos, encontramos um mundo em que os padrões de comportamento masculino e feminino já estão claramente definidos. Espera-se que homens e mulheres desempenhem bem os papéis que lhe foram determinados, e se comportem de acordo com as regras do grupo em que vivem. Para isso, com o passar dos anos, a cultura de cada época e lugar vai sendo assimilada sem que se perceba.
Até pouco tempo atrás, quando a mulher era totalmente dependente do homem, não faltavam argumentos para convencê-la dos perigos de se relacionar com homens mais jovens. Dizia-se que se ela fosse mais velha, o marido logo perderia o interesse, ou seja, ela se tornaria um objeto sem valor e seria deixada de lado. Assustada, a maioria nem ousava arriscar e passivamente se submetia ao modelo imposto. Embora hoje a diferença de idade entre o homem e a mulher seja tema polêmico, por mais incrível que pareça ainda é regido por normas instituídas há milhares de anos.
Durante um longo período, a mulher foi considerada mercadoria que podia ser comprada, vendida ou trocada. Era comum um acordo comercial entre o pai de uma moça e o homem que desejasse comprá-la para tê-la como esposa. A principal função dela era dar ao marido o maior número possível de filhos, para que estes o ajudassem futuramente no trabalho. Como a mulher tem um período limitado de procriação, só as muito jovens podiam ter tantos filhos. Era natural então que o homem fosse bem mais velho.
Agora, com métodos contraceptivos eficazes, o homem já não controla a fecundidade da mulher, que cada vez mais alcança autonomia financeira. Mas valores repetidos durante milênios acabam sendo vistos como verdades absolutas. Só mesmo a ausência de reflexão poderia explicar tanta gente aceitando com tranquilidade que um homem se case com uma mulher bem mais jovem, sem nada contrapor e até valorizando-o por isso, ao mesmo tempo em que se critica a mulher quando faz a mesma coisa.
Apesar de toda a liberação dos costumes, essa censura pode ser percebida por meio de comentários e deboches, que tentam desqualificar o que existe entre o casal. Isso sem falar nas mulheres que, reprimindo seus desejos, se privam de experimentar intensas emoções, preocupadas que estão com a aceitação social.
Pensar e viver de forma diferente daquela a que se está acostumado causa ansiedade e medo. O novo assusta. Contudo, é necessário ter mais coragem e discutir os valores que são transmitidos sem ser contestados, mas que sempre geraram sofrimento. A diferença de idade no amor é apenas um exemplo dos inúmeros preconceitos que estão arraigados às pessoas, limitando inteiramente suas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook