segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Suicídio

/ /
Cerca de 1 milhão de pessoas no mundo cometem suicídio num período de um ano. Número maior do que a morte por assassinatos e guerra juntos. Esta informação é da Organização Mundial de Saúde.(OMS7)

Mais de 90% das pessoas que cometem ou tentam o suicídio tem algum problema emocional ou estão sob sob o efeito do álcool e das drogas.

Uma psiquiatra de renome afirmou numa reportagem na TV Record que a pessoa que tenta o suicídio encara seu problema como:

Os 3 is:

intolerável

insuportável

interminável


A vítima é como se fosse uma panela de pressão pronta para explodir a qualquer momento. Numa reportagem sobre o assunto na TV Record os profissionais de saúde e os bombeiros afirmaram:

"Salvar a pessoa e não julgar!"

 O Japão tem um alto índice de suicídio . As autoridades viam o problema como uma causa isolada, mas agora não. Estão fazendo campanhas e vendo o problema de uma maneira mais humana e até coletiva.

Em alguns países, onde o inverno é muito longo, a depressão sazonal também pode levar a tentativas de suicídio, pela falta da luz do sol . Tem que ser tratada com banho de raios ultravioleta e medicamentos em alguns casos.

O imediatismo do mundo moderno carece de valores mais profundos. As pessoas associam à felicidade ao consumismo: dinheiro, poder, beleza e sucesso.

Uma cliente me disse um dia:

"_ Eu tenho tudo o que eu quero: um ótimo marido, filhos saudáveis, estabilidade financeira, mas me sinto vazia. Às vezes, tenho vontade de morrer!"

Falta sentido para a vida. E pensamos que esse sentido só é conseguido do exterior para o nosso interior. Não é bem assim. A maturidade psíquica e o equilíbrio das emoções ajudam a ter uma vida mais saudável.

Se você tem algum parente que está falando em suicídio, observe e seja solidário. Se ele estiver em depressão deve procurar ajuda psiquiátrica imediata. Em alguns casos mais graves, a pessoa precisa ser internada para não fazer mal a si e nem aos outros. Surtos graves de depressão, psicose, esquizofrenia , podem levar ao suicídio.

Alguém já disse: "Ele vive falando em suicídio, mas cachorro que late muito não morde!" Não se fie nas aparências. Qualquer pessoa com perfil de suicida, depressiva, merece apoio, atenção e atendimento médico.

A mistura de álcool com drogas é extremamente perigosa para alguém com distúrbio psicológico. Tive uma paciente que após tomar um litro de pinga , misturou com uma caixa de antidepressivos e outra de soníferos. Teve que ser internada imediatamente para lavagem estomacal. A paciente foi atendida na hora certa e escapou por um fio.Atualmente, ela sabe que sofre de alcoolismo e precisa de acompanhamento psiquiátrico.

Um homem de 55 anos, após uma separação conjugal, misturou remédios com altas doses de álcool. Ligou imediatamente para a ex-esposa. Ele mesmo chamou a ambulância. Na verdade, ele não queria morrer. Queria chamar a atenção da ex-mulher.

Outra mulher, em estado grave de depressão, tentou o suicídio pulando na piscina da sua casa depois de ingerir uma caixa de ansiolíticos. Foi salva imediatamente, mas teve que ser internada e tomar eletrochoques. Os eletrochoques , em alguns casos mais graves, podem ser utilizados. No entanto, essa prática tem sido cada vez mais rara.

Algumas pessoas não tem vontade de morrer, mas só tentam o suicídio para se livrar da angústia e conseguir alívio imediato de uma dor insuportável. Querem sumir, desaparecer ou chamar atenção das pessoas mais próximas. Geralmente, avisam quando vão praticar o suicídio. Inconscientemente , pode significar que desejam ajuda e atenção. Não querem morrer.

Alguns cientistas descobriram que os genes da pessoa podem mostrar ou não sua predisposição ao suicídio.

Pessoas que sofrem de depressão tem mais ou menos predisposição à tentativa de se matar.


Se você tem se sentido mal, angústia, depressão e pensamentos negativos procure ajuda profissional.

Algumas causas mais freqüentes de tentativa de suicídio:

desemprego

depressão

solidão

luto na família

rompimento amoroso

dívidas

psicoses afetivas

esquizofrenia

Cada pessoa tem uma maneira de reagir aos problemas e às frustrações da vida.

Uma vida saudável, esportes, psicoterapia podem amenizar o desespero e a falta de fé na vida.

Se você tem pensamentos negativos frequentes ou idéias suicidas, jamais se automedique. Procure o seu médico o quanto antes! Desabafe com algum amigo e procure não se isolar. A presença da família e dos amigos pode aliviar a sensação de angústia e de sofrimento.

Só o médico pode receitar remédios. Psicólogos entram com psicoterapia para tratar os conflitos e as causas inconscientes do sofrimento.

A religião, o apoio espiritual pode ajudar muito em casos de problemas existenciais, dificuldades financeiras. A crença num poder superior ajuda bastante.

No entanto, o apoio espiritual ou emocional não substitui o tratamento médico.




Sandra Cecília

Um comentário:

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook