segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Iludidos emocionalmente

/ /




Nós seres humanos somos vítimas das nossas próprias armadilhas. Temos muito medo de perder aquilo que amamos, ou, muitas vezes, aquilo que pensamos amar. Criamos expectativas, aprisionamos e projetamos nossos desejos no outro. É parte das nossas inseguranças afetivas sermos um pouco possessivos. Tememos ser trocados, substituídos, abandonados. Os tempos atuais colaboram ainda mais com esse sentimento tão cultivado. 


O mundo cheio de facilidades e possibilidades trouxe também uma fragilidade muito grande nos relacionamentos. Em outros tempos eles eram duradouros, uma vez que o universo das pessoas era muito menor, não existia facilidade de locomoção ou contato com pessoas novas e diferentes, por exemplo. Assim, lutar para manter um relacionamento com quem já tínhamos e conhecíamos era tão viável quanto ligar o computador e conhecer o mundo através de uma tela. 


Nossa insegurança quanto a fidelidade do outro é tão grande que acabamos por tentar prendê-lo em nossas expectativas. Mergulhamos profundamente no que esperamos dele e aos poucos vamos perdendo a capacidade de viver, de sonhar, de ser feliz... Porque um dia nos amarramos numa ilusão e permitimos que tal ilusão se tornasse o centro da nossa vida. 


Confundimos amor com carência e desejo de ter. Esquecemos que a fidelidade não precisa ser cobrada, é respeito e obrigação de todo mundo que realmente deseja construir uma vida a dois.


É válido atentarmos para os amores rápidos, à primeira vista. Corremos o risco de nos apaixonar não pelo que o outro é, mas por aquilo que gostaríamos que ele fosse. O amor precisa ser processual, aquele que vai sendo descoberto à medida que defeitos e qualidades são colocados à mesa. Somos seres frágeis e temos inúmeros defeitos que não se apresentam nos primeiros momentos juntos. 


A recuperação de todo sofrimento que alimentamos chega quando reconhecemos que talvez não estamos perdendo tanto em deixar o outro ir, a pessoa que acreditávamos amar pode nunca ter existido, foi simplesmente uma projeção criada por nós. O amor de verdade nos proporciona uma facilidade de libertar o outro. Pessoas vão e vêm... Nós não somos os únicos a perder alguém e nem seremos os últimos. 

Um comentário:

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook