segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Você é autoconfiante?

/ /

Já deixou de fazer algo por insegurança em relação a si mesmo? Como você lida com as críticas? Acredita que elas possam ser construtivas?


Essas são apenas algumas indagações que podem nos fazer refletir a respeito da confiança que temos em nós mesmos. Há quem diga ser super autoconfiante, no entanto em algum setor da vida, seja o profissional, amoroso, nas relações interpessoais, enfim, em algum destes aspectos a falta de confiança em si mesmo se manifestará. Dificilmente encontraremos alguém que seja bem resolvido em todas estas áreas.


Isso ocorre devido a nossa herança cultural, que através do convívio doméstico e social, vão moldando nossas expectativas em relação aos outros e estes em relação a nós, ocasionando muitas vezes frustrações ou uma interminável luta para superar as expectativas. No entanto, corresponder a tudo isso é impossível e é a partir daí que a confiança em si mesmo é afirmada ou destruída.


Muitas pessoas têm medo da crítica, então fazem tudo para que não sejam criticadas e nesse ponto, a crítica é a denominada negativa. Porém, até com as críticas ditas positivas, essas pessoas sofrem. Então a corrida é para se alcançar o máximo de excelência em tudo o que fazem, gerando um perfeccionismo desmedido, que disfarçado de segurança em si mesmo, na verdade nada mais é do que uma defesa.


As pessoas que confiam em si mesmas não se abalam com as expectativas alheias, porém no mundo capitalista em que vivemos, isso é cada vez mais raro, porque existe a ditadura da beleza, do consumismo, do status social, que nimbam as reais manifestações de maturidade em si mesmo e que resultam na auto confiança.


O mais engraçado (e engraçado aqui é só uma força de expressão) é que no fim das contas, vivemos de fachada literalmente. Como costumam dizer por aí em termos de trabalho empregador/empregado, "você faz de conta que trabalha e eu finjo que pago”.


 POR TATIANE DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook