domingo, 22 de março de 2015

Por que me apego tanto ao parceiro?

/ /



Antes  vamos ao significado de "Apego": Diz-se de um sentimento de simpatia, de bem querer que alguém tem ou outro alguém ou por alguma coisa.



Acima podemos identificar o sentimento de simpatia, de gostar de alguém. Nada de exagero. É por isso que vamos falar hoje sobre o porque as pessoas se apegam tanto aos parceiros/companheiros/maridos, etc. 




Não é o apego exagerado que te acomoda, o que te faz sentir assim é a carência, falta de autoestima, submissão, ansiedade e medo da perda.  Esses são os maiores inimigos de um relacionamento. 




Sentir todos esse sentimentos faz com que você veja o outro(a), idealizadamente. E todo exagero que você vê, não é nele(a), está em você. 




Quem se apega demais vive um relacionamento unilateral(  Situado de um único lado. Que vem de um lado só.

Decisão que beneficia apenas um dos lados, onde os interesses de um dos envolvidos é valorizado em detrimento do outro.) Lembra que eu disse lá no começo que geralmente o apego exagerado costuma ser resultado de ansiedade/carência excessivas? Pois bem, o melhor a se fazer é justamente "atacar" por aí, tentando manter estes sentimentos a níveis, digamos, "controlados". 

Quando estamos no estado da  dor emocional  por muito apego, o mal-estar, a ansiedade ou um estado deprimido tomou conta de nós, mesmo que seja sem uma forte razão, a nossa mente tem tendência para começar a tecer comentários em tom de crítica negativa acerca de nós mesmos. Aqui começa a espiral negativa que pode efetivamente tornar-se no seu maior problema. Ou seja, o seu estado menos bom que poderia ser temporário, dado que não conseguiu aceitá-lo e separar-se dele (separar-se da sua identidade) ganhou vida própria e começou a minar todas as suas áreas de vida.

aceitação e desapego é uma prática que eu o encorajo a tentar. Certamente você vai encontrar paz interior, deixar de lutar contra você mesmo e desapegar-se que pontualmente atravessam a sua mente.


  • Com certeza, para muitas pessoas, isto é muito, muito, muito mais fácil dizer do que fazer. Mas você pode esforçar-se para limitar a quantidade de tempo que você passa ao lado desta pessoa.  Não mude a sua vida devido a esta pessoa, mas mantenha os seus melhores interesses em mente.
Não se coloque em segundo plano. Após ter ficado com raiva, triste e jurando a si mesmo(a) nunca mais ser tão idiota, você provavelmente passará alguns dias/semanas/ ou o que vai parecer uma eternidade perguntando-se onde tudo deu errado, sentindo-se como se estivesse vagando por um nevoeiro. Será tentador parar de funcionar, mas você não pode nem deve fazer isso. Para melhorar o seu mundo, você tem que continuar a funcionar.
  • isto é quando você precisa fazer o que deve ser feito. Você vem em primeiro lugar agora. Faça qualquer coisa para sentir-se feliz (desde que não prejudique ninguém, é claro). Então, pense em si mesmo(a). Se você não puder ajudar alguém com algum problema, que assim seja. Você tem o direito de ser egoísta algumas vezes. Seu mantra deve ser "eu, eu, eu". Por quê? Porque você uma grande pessoa.
Não culpe todos os homens/mulheres. Você vai sair dessa em breve (no ponto em que a fase do "eu, eu, eu" deve ser substituída por "eu, você, eu, você"), e a última coisa que você quer é guardar rancor generalizado . Sentir-se farto(a) e cínico(a) não equivale a "aprender com uma experiência" - é mais parecido com desistir. Tente ver o melhor nas pessoas. A pessoa certa para você está lá, em algum lugar.
  • Nem todos os homens são cafajestes e nem todas as mulheres são coniventes. Talvez você seja propenso(a) a atrair os piores da espécie, mas isso é um problema aparte. Olhe bem para os tipos de pessoas lá fora - quanta diversidade você pode encontrar? Certamente há uma tonelada.
Livre-se dos pensamentos negativos. A beleza de sua mente é que ela é uma parte do seu todo e pode ser controlada. Se os pensamentos negativos começarem a surgir, você tem o poder para detê-los. A linha de pensamento que você começa a ter é a mesma que você pode deter. Às vezes, é preciso alguns truques, mas pode ser feito.
  • Coloque seus pensamentos negativos na voz de um personagem de desenho animado. Pato Donald é uma boa escolha. Tente dizer: "Eu me odeio por ser tão idiota" imitando a voz do Pato Donald. Um pouco difícil de levar a sério, não é mesmo?
  • Conscientemente mantenha sua cabeça erguida. Manter a cabeça erguida envia sinais ao seu corpo de que você está presente e orgulhoso(a). Mantê-la para baixo indica vergonha e pode realmente fazê-lo(a) se sentir pior. Este pequeno movimento pode determinar muita coisa.






Fica a dica: Não se apegue tanto, porque no fim, as pessoas sempre se vão...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook