segunda-feira, 12 de setembro de 2022

DÚVIDAS SOBRE PENSÃO ALIMENTÍCIA

/ /




Muitas dúvidas pairam principalmente sobre as mulheres sobre o Direito à pensão alimentícia. Essa dúvida também é dos homens que por vezes não sabem o que fazer por falta de orientação. Vamos lá, iniciarei com dúvidas para Mulheres e depois aos homens. Lembrando que cabe o pagamento de pensão pelos avós também, o que será explicado adiante. 

O direito a pensão alimentícia está disposto nos artigos 1.694 a 1.710 do Código Civil de 2002, quem quiser ler sobre é só clicar aqui. Passamos a expor as respostas de tantas dúvidas. Se algumas delas não estiver aqui, deixe a sua nos comentários. 


A pensão alimentícia é direito só dos filhos?

Não, a pensão alimentícia é direito dos filhos e por vezes da mãe. Mas o direito d ex deverá ser avaliado por um Juiz. Nem sempre é cabível se a mãe estiver em idade hábil para trabalhar e se sustentar, também é avaliada sua saúde no momento da separação e isso pode ser convertido em uma pensão temporária. Tudo sendo comprovado. 

O direito dos filhos é incontestável. 


Quem pode pedir pensão alimentícia?

A ex , o (ex), cabendo a possibilidade e necessidade, isso comprovado judicialmente. A resposta positiva judicial será analisada perlo Juiz de caso a caso, pois cada um tem suas peculiaridades. 


Posso aceitar um acordo verbal (de boca) com meu ex?


Não é recomendado um acordo verbal. Um exemplo que eu deixo sempre é o seguinte: vocês fizeram um acordo, e de repente ele começa a atrasar a pensão que combinaram. O que fazer? Nada! Pois ele não te deve nada. Só é devido valor de pensão quando você entra na justiça e o Juiz decreta uma sentença obrigando o pagamento. E nem adianta querer entrar na justiça para requerer os meses atrasados, se é um acordo verbal, você não terá o que receber. Portanto, o recomendável é você procurar a Defensoria púbica de sua cidade e conversar com o Defensor que está disponibilizado pelo Estado para fazer isso para quem não tem condições de pagar um advogado. 


Qual o valor da pensão alimentícia? 

É um mito o que dizem por aí sobre valor de pensão alimentícia. Isso vai depender da capacidade, possibilidade de quem vai pagar e da análise da necessidade de quem vai receber. 


Posso pedir aumento de pensão alimentícia?


Pode. Seu Advogado deverá entrar na justiça e fazer uma ação revisional de alimentos, isso não significa que será aceito o aumento, dependerá das condições de quem está pagamento e da comprovação da necessidade de quem está recebendo. 


Posso diminuir o valor da pensão alimentícia?


Sim, mas deverá ser comprovado judicialmente que o devedor teve uma diminuição na sua capacidade de pagamento. 


Meu filho já tem 18 anos, posso parar de pagar a pensão alimentícia?


Não, somente com pedido judicialmente de exoneração da pensão alimentícia. Ainda assim o filho terá direito a ampla defesa. E se ele tiver mais de 18 anos e estiver estudando, seja no ensino médio, técnico ou superior, a maioria das decisões são a favor de que a obrigação de se pagar pensão alimentícia para maiores de 18 anos só acaba quando este completa 24 anos.


Como excluo o pagamento de pensão alimentícia? 


Comprovando a desnecessidade do filho e a maioridade, ressalvados o fato dos estudos como dito anteriormente. Pede-se exoneração de pensão. 


O que fazer quando fico desempregado e não consigo mais pagar a pensão alimentícia?


Pode-se pedir a redução da pensão judicialmente pois quem paga, também não pode passar necessidade. 


Posso ser preso se não pagar a pensão alimentícia?


Claro, mas isso é um processo que você antes de tudo terá direito a defesa. Você será chamado para apresentar a justificativa da impossibilidade de efetuar o pagamento. Por isso eu sempre indico, nunca se esconda ou tente sumir para não pagar pensão, esse ato é muito pior. 



É verdade que os avós tem o risco de pagarem a pensão alimentícia aos netos?


Sim, os avós paternos e maternos podem ser acionados para pagar somente na hipótese de ausência de condições do pai e da mãe.


Meu filho é portador de necessidades especiais, vou pagar pensão até quando? 


Essa resposta eu queria gritar aqui. Que pai é esse que tem a cara de pau de perguntar até quando deve pagar a pensão alimentícia de um filho portador de necessidades especiais ou incapaz. 

Você ainda me pergunta isso? A pensão será vitalícia ou enquanto durar a incapacidade. 


Dúvidas? Deixem nos comentários



Andreia Fargnoli Barbosa: Especialista em direito de Família e Sucessões. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook